Os textos elaborados pelos estudantes de Comunicação da UCS recebem destaque no Comunicaverso a partir das produções nas disciplinas

Os alunos da disciplina Jornalismo e Convergência: Projeto Experimental I, ministrada pela professora Dra. Alessandra Rech, no curso de Jornalismo, participaram de um projeto que tem como objetivo entender mais sobre as transformações na forma de produzir e de consumir conteúdos, por meio de opiniões e relatos de jornalistas e leitores.

A proposta foi desenvolvida pelas alunas Ana Clara Nazario, Alessandra Bernardi e Valdinéia Tosetto. Elas abordam o tema da leitura física e digital e as novas formas de contar histórias que surgiram com a Internet. Para a elaboração do trabalho foram entrevistadas: a leitora assídua Diovana Frizon, a jornalista Alessandra Teixeira, a leitora de fanfics Madeleine Reisa e a doutora em Literatura Comparada Cristina Loff Knapp, trazendo, assim, a questão a partir de diferentes olhares.  Afinal, existe um meio melhor de se ler livros, físico ou digitalmente? Os livros físicos continuarão existindo? Como as fanfics influenciam positivamente na leitura e criatividade? Todas essas questões são abordadas no texto. Para ler o conteúdo completo e compreender melhor as mudanças no mundo da leitura, acesse o link: CLIQUE AQUI

Na mesma disciplina, os alunos Filipe Antônio Brogliatto, Lucas Teles Boeira e Pedro Henrique dos Reis Corá produziram um conteúdo debatendo como a Cultura da Convergência afetou as assessorias de imprensa. Os jornalistas e assessores de imprensa Juçara Tonet Dini e Fabiano Finco falam sobre sua trajetória e como as mudanças afetaram suas rotinas. Para saber mais sobre o assunto, por meio da visão de profissionais do mercado, acesse o projeto dos alunos no link: CLIQUE AQUI

De acordo, com a professora da disciplina, Alessandra Rech, os conteúdos foram desenvolvidos pensando em “novas estratégias narrativas nos meios digitais, buscando ferramentas que possibilitam um layout mais intuitivo, mas contando também com recursos multimídia. Assim, as reportagens estão disponíveis em plataformas como Storyform, Flipsnack, entre outras.

A professora ressalta ainda que o propósito dos trabalhos era exercitar o jornalismo voltado ao meio online, explorando diversas estratégias para a postagem, remetendo ao foco da disciplina: Jornalismo e Convergência.   A divulgação dos trabalhos no portal e redes sociais do Comunicaverso faz parte do selo Sala de Aula, da AEC, que tem intenção de dar maior visibilidade e reconhecimento aos trabalhos realizados nas disciplinas dos cursos de Comunicação da UCS. Para saber mais sobre o selo ACESSE AQUI.

Deixe um comentário