Comunidade é convidada a visitar estande e saber mais sobre cursos e atuação da Instituição no impulso ao desenvolvimento regional. Ambiente sediará programação com atividades de inovação, empreendedorismo, educação e cultura.

A Universidade de Caxias do Sul estará presente na 33ª edição da Festa Nacional da Uva, entre 18 de fevereiro e 6 de março, evento comunitário que celebra a cultura dos imigrantes italianos que fizeram da região sua morada.

Em um estande de 70 metros quadrados, no Parque Mário Bernardino Ramos (Pavilhões da Festa da Uva), a comunidade poderá saber mais sobre cursos e atuação da Instituição de Ensino Superior em ensino, pesquisa e extensão, com impacto no desenvolvimento das regiões em que está inserida.

O ambiente sediará programação com palestras sobre iniciativas do Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação – TecnoUCS, da Agência de Inovação UCS iNOVA e da UCSGRAPHENE, no âmbito do empreendedorismo e inovação; projetos, cursos e experiências do CETEC – Escola de Ensino Médio e Técnico da UCS; Gastronomia; Arte, Cultura e Economia Criativa; Pesquisa; Ciências Naturais; Cidades Inteligentes; Game Lab; entre outros temas.

A tradição da Escola de Gastronomia da UCS na difusão da cultura italiana poderá ser conferida na praça de alimentação, com pratos, doces e pães.

A UCSfm realizará intervenções diárias na sua programação, com informações direto da Festa.

Atrações

Socializando o conhecimento produzido na academia, o público poderá vivenciar a proposta de TechXperiences, interagindo com inovações e tecnologias tais quais:

Produtos com Grafeno – espuma superhidrofóbica para limpeza e filtragem de água, com protótipo de barco elétrico autônomo Green Jet B22 para demonstração da tecnologia patenteada que poderá operar na remoção de óleos, microplásticos e lixos das águas. A tecnologia foi desenvolvida por pesquisadores da UCS com apoio do CNPQ/MCTI. Também estarão expostas outras inovações com o material.

Sandbox – caixa de areia com realidade aumentada que utiliza um sensor de profundidade para gerar interações de modelos topográficos em uma superfície em tempo real. Permite a visualização das informações gráficas combinadas com a geração das curvas de nível, simulação de precipitações e direcionamento do fluxo de água.

Esfera de Van de Graaff – equipamento de triboeletricidade (atrito entre si) em que a carga acumulada na cúpula é descarregada quando um objeto condutor é aproximado. A tensão gerada chega a 80.000 Volts, porém a corrente é muito baixa. É possível até acender uma lâmpada queimada ao aproximá-la da esfera.

Globo de Plasma – montagem entre eletrônica e descarga de gás rarefeito, um gás argônio. O sinal gera uma alta tensão que é de 8.000 a 15.000 Volts, com uma frequência em torno de 20Hz. Ao aproximar uma lâmpada do globo, ela acende, provando que a energia da radiação se propaga através do espaço.

Ventilador Pulmonar THOR – desenvolvido com tecnologia brasileira em uma rede colaborativa entre a UCS e parceiros da região para auxiliar no enfrentamento da pandemia de Covid-19. Por se tratar de um equipamento portátil, desobriga a conexão com o oxigênio encanado, como ocorre num leito de UTI, ampliando a utilização dos ventiladores pulmonares para ambientes extra-hospitalares.

Energize – A atividade coloca dois participantes lado a lado em uma competição de geração de energia limpa e renovável. A energia é gerada por ação do efeito piezoelétrico, que ocorre quando cristais, como os cristais de quartzo, sofrem esforços mecânicos e resultam no surgimento de tensão elétrica. Assim, basicamente, os transdutores piezoelétricos convertem a energia mecânica de uma pressão mecânica em uma tensão elétrica momentânea. Essa tensão, energia elétrica, pode então ser armazenada e utilizada em diversas finalidades.

Totem digital para telemedicina  projetado com inteligência artificial e propriedades de grafeno, é uma solução para atendimento em lugares estratégicos, na consulta com médico em tempo real e diagnóstico ágil e assertivo, com mais de 20 exames e parâmetros biomédicos. Uma experiência em atendimento primário através da telemedicina.

Fotos: Claudia Velho

Fonte: ucs.br

Deixe um comentário