Após avaliação e validação do orientador, o Trabalho de Conclusão de Curso  segue para o Repositório da Biblioteca onde pode ser acessado por outros estudantes e pesquisadores

Nesta semana, alguns estudantes da Comunicação estão participando das  bancas de avaliação dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC).  A elaboração do TCC acontece no fim da graduação, onde o aluno dedica dois semestres para a realização da pesquisa. Após a conclusão,  o trabalho é apresentado para a  Banca Avaliadora e, dependendo do aval do professor orientador, estará disponível no Repositório Institucional da UCS. 

A Biblioteca da UCS adotou um sistema que recebe os TCCs em formato digital. O trabalho passa, então, por um processo com três fluxos para ser disponibilizado nesse ambiente de memória e consulta. A primeira etapa é realizada pelo aluno, a seguinte é feita pelo professor orientador e, por fim, a Biblioteca analisa o processo prévio. 

O fluxo acadêmico ocorre a partir do UCS Virtual, no menu de “Graduação”. Na opção “Entrega de produções” o aluno que deseja ter seu trabalho disponibilizado irá submeter sua monografia após o preenchimento do formulário com os dados necessários. 

O trabalho e os dados concedidos pelo estudante passam por revisão do professor orientador. É necessário que o professor atribua uma nota à monografia e autorize sua publicação.

Após esses processos, o TCC será analisado pela Biblioteca da UCS, a fim de confirmar se os dados preenchidos estão corretos, bem como, verificar se o arquivo está adequado ao sistema.

O Repositório tem como propósito valorizar a produção científica, acadêmica, artística, técnica e administrativa da instituição. Dentre os trabalhos que podem ser acessados estão os TCCs, dissertações e teses elaboradas pelos estudantes da UCS.

Para saber mais sobre esse processo clique aqui.

E se você quiser consultar os trabalhos publicados, siga o passo a passo abaixo:

Autora: Júlia Finger

Deixe um comentário