Nossa aluna de Relações Públicas Sofia Mazzarollo está participando do 45º Intercom, Congresso Brasileiro das Comunicações que está sendo sediado na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), na cidade de João Pessoa. Por isso, durante os dias do congresso, estaremos fazendo matérias especiais aqui no “Diário Intercom 2022”.

Hoje, Sofia irá nos contar como foi o seu segundo dia no Intercom 2022:

“Olá gente!! Tudo bem? Sou eu aqui novamente, Sofia, direto do Intercom 2022. Hoje vou contar um pouco pra vocês como foi o dia 2 aqui na UFPB. O dia já começou mais animado, porque tivemos a presença dele: o sol, isso mesmo, ele apareceu por aqui e deixou o nosso dia ainda mais lindo!

Na parte da manhã debatemos diversos assuntos bem importantes voltados a comunicação como ciência e com convidados bem importantes como Margarida Kunsch, da USP, muito mencionada nas aulas de relações públicas. Outro assunto que tomou espaço foram as mutações no mundo do trabalho, como uso de plataformas e o trabalho híbrido, tratando sobre a estruturação do trabalho juridicamente subordinado, que iniciou no século XX (20) e as tecnologias e modelagens contemporâneas do trabalho atualmente, como a precarização de trabalhos informais que não são legitimados. Também foi levantado a questão sobre uso de dados por grandes empresas e como a questão da aceitação dos cookies na web fere a constituição brasileira, uma vez que, estamos concordando com uma lei de outro país.

Foram assuntos polêmicos e necessários que aconteceram em torno disso.

Também teve o III Encontro Latino-Americano de Cátedras e Observatórios de Comunicação, Informação, Cultura e Desenvolvimento Local, também ocorreu o II Segundo Encontro da Rede Brasileira de Mestrados Profissionais em Comunicação.

Além disso, tiveram o VI (6) Fórum de rádios e TVs Universitárias, falando sobre a cobertura eleitoral e os desafios da radiodifusão universitária na formação profissional, impactos da pandemia na gestão de rádios, entre outros temas pertinentes à produção universitária nesse meio.

O III Fórum de revistas científicas também aconteceu nesta terça-feira, além das atividades especiais dos GPs (grupos de pesquisa) e o Expocom, que é a apresentação de trabalhos de alunos graduandos e graduados em comunicação e as nossas tão amadas oficinas e minicursos. O Expocom aconteceu na Faculdade UNINASSAU ( que recebe esse nome em homenagem ao conde Maurício de Nassau, que teve grande relevância para a construção do nordeste brasileiro).

Lá assisti alguns trabalhos de relações públicas de diversas universidades do país, falando sobre planejamento estratégico em diversas vertentes, com direito a presenciar a apresentação de um trabalho gaúcho desenvolvido por um aluno da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), que falou sobre um projeto que desenvolveu sobre planejamento estratégico e popularização da ciência.

A abertura oficial do evento aconteceu na parte da noite, a partir das 19:30 no Teatro Paulo Pontes (teatro lindo, grande e cheio de personalidade própria, com direito até a feirinha de artesanato na chegada, muito comum aqui) onde reuniu membros da diretoria executiva do Intercom, membros dos conselhos curador e fiscal da intercom, convidados do congresso, comunidade UFPB, autoridades locais e congressistas.

Tudo isso acontecia em locais diferentes, então a gente sempre pegava um Uber pra poder se deslocar. Sim, gastei o meu salário com deslocamento, a estagiária aqui sofre, viu?! Olha, sempre falo que o resultado dos perrengues e depois ter história pra contar, isso resolve muito pra situação ficar mais leve.

Galera, eu espero que vocês tenham curtido e espero vocês nos próximos capítulos desse diário de viagem!!

Diretamente do Intercom 2022 na UFPB- João Pessoa- Sofia Mazzarollo.

Para saber um pouco mais sobre seu segundo dia, Sofia descreveu em áudio como foi essa experiência:

Deixe um comentário