O especial de 30 anos do Jornalismo da Universidade de Caxias do Sul é um quadro de entrevistas da Rádio Comunicaverso, dentro do programa Multiverso, que presta homenagem à história do curso. No quadro, estão sendo entrevistadas personalidades que fizeram ou fazem parte dessas três décadas para contar um pouco de suas trajetórias e de que maneira as experiências na UCS influenciaram suas vidas.

A entrevistada desta semana é a professora do curso de jornalismo da Universidade de Caxias do Sul, Adriana dos Santos Schleder. Ela descobriu seu vínculo com a comunicação no final do ensino médio, e, então, optou por cursar jornalismo. Ao longo do tempo, Adriana conseguiu criar uma ligação entre o magistério e o jornalismo.

Já sua história com a UCS, se inicia em 1993, sendo aluna da segunda turma do curso de jornalismo. A professora se formou em 1997 e retornou para a universidade em 2001, em um curso de especialização que teve duração de um ano e  meio. Em 2006, voltou para a Universidade de Caxias do Sul, atuando na UCS TV. Em março de 2009, migrou para o corpo docente do curso de jornalismo.

No início de sua carreira, ela se aventurou no mundo do cinema, atuando em um estágio como produtora do filme “O Quatrilho”. E ficou intercalando entre emissoras de rádio e TV, até o momento que entrou para o corpo docente da Universidade de Caxias do Sul. 

Schleder explica a importância de saber ouvir na prática jornalística. A partir deste princípio, é possível levar a informação para o público de uma forma mais clara. Ela também cita como essencial, no jornalismo, o compromisso de traduzir as informações e se colocar no lugar do outro para fazer a diferença. Na opinião da docente, é necessário buscar a apuração da informação, ouvir o máximo de pessoas possíveis para contextualizar e ter responsabilidade social, principalmente, para combater as fake news.

Para concluir a entrevista, Adriana comenta que trabalhar na Agência Experimental de Comunicação da UCS foi muito importante, pois houve uma troca na qual os alunos se empenharam e conseguiram aprender além da graduação. Ao mesmo tempo, afirma que aprendeu muito com eles, assim expandindo seus horizontes. 

Quer saber mais histórias da professora Adriana Schleder dos Santos?

Confira na íntegra a entrevista:

Deixe um comentário