Há 10 anos, era lançado o Frispit, o Portal dos cursos de Comunicação da UCS. A ideia surgiu um ano antes do lançamento, para atender a comunicação do Congresso Nacional INTERCOM, realizado na UCS, em 2010. A proposta era reunir os conteúdos relacionados às áreas em um único local. A Agência Experimental de Comunicação (AEC) trabalharia de forma integrada e manteria o site atualizado.

Junto com a proposta do Portal, fizemos a proposta de unificação da Agência, em uma Agência de Comunicação Integrada – Profª Marliva Vanti, uma das idealizadoras do projeto.

Ouça, abaixo, o relato da Profa. Marliva.

O nome Frispit é uma onomatopeia para o termo em inglês “free speach” (discurso livre). O Portal foi desenvolvido pela AEC e entrou no ar em setembro de 2011. Seu conteúdo abrangia notícias da área da comunicação em geral, do antigo Centro de Ciências da Comunicação e de seus cursos específicos. O ambiente também funcionava como um laboratório de experimentação para as disciplinas, no qual os estudantes publicavam materiais desenvolvidos nas salas de aula.

Com relação aos formatos de mídia, havia a WebRádio (posteriormente batizada de Frispit Rádio), a WebTV (Frispit TV) e as matérias em texto e fotos. Era um portal para os alunos de Comunicação da UCS produzido pelos próprios estudantes.

Primeira versão do Portal Frispit, lançada em maio de 2011.

O asterisco, no início, era destacado apenas para indicar um texto explicativo abaixo para esclarecer o que significava o nome. Porém, logo foi integrado ao logotipo do site e, com ele, surgiu o famoso Cabeção. Ao longo dos anos, o Frispit fez parte da vida acadêmica de todos os alunos de Comunicação da UCS. É chegada a hora do novo capítulo dessa história!

Em 2021, a AEC e as coordenações dos cursos de Comunicação decidiram, em comemoração aos 10 anos do lançamento do Frispit, relançar o portal, sob outro nome. Apesar de amado, o termo Frispit causava algumas confusões, principalmente para aqueles que ouviam o nome pela primeira vez. O nome escolhido foi o Comunicaverso, pois unia diversos conceitos importantes:

  • A palavra universo reúne dois conceitos importantes: a estrela da UCS e a amplitude da área da Comunicação;
  • A ideia de MultiVerso, em voga, também nos possibilita transitar em diversos assuntos relacionados aos diferentes campos;
  • O satélite, no logotipo, representa a união do universo com a comunicação.

A campanha de lançamento procurou retratar o conceito. A parte mais importante dela é representada na figura do astronauta. O Cabeção, agora vestido com a roupa adaptada ao espaço, incorpora o espírito dessa mudança: a essência do Frispit continua, apenas estamos de roupa nova.

Veja abaixo, a campanha de lançamento.

Deixe um comentário