Produção do cineasta Le Daros conta com alunos da UCS

Contemplado pelo Edital FAC Filma RS, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, com apoio do Instituto Estadual de Cinema (Iecine), o curta-metragem “A um toque das suas teclas” é o novo trabalho do cineasta Le Daros. O lançamento da obra foi realizado no dia 21 de março, às 19h30, na Cinemateca Paulo Amorim em Porto Alegre (RS).

Em seguida, o filme vem para Caxias do Sul (RS), sendo apresentado no dia 26 de março, às 20h, na Sala de Cinema Ulysses Geremia do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho. Ambas as sessões serão gratuitas e seguidas por um bate-papo com equipe diretiva e elenco. Em Caxias do Sul, contará também com a participação da psicanalista Suzymara Trintinaglia.

De acordo com Daros, a produção contou com uma equipe comprometida, um elenco com total entendimento do que queríamos transmitir e uma figuração de quase 40 pessoas. Com duração de 17 minutos, o curta aborda e problematiza a questão da supervalorização da virtualidade num mundo onde as fronteiras entre o real e o virtual se tornam cada vez mais borradas, provocando questionamentos sobre esse porvir. 

Para o diretor, a pós-produção teve um papel complementar importante para a construção narrativa final. “Etapas como edição, produção de efeitos especiais (VFX) e trilha sonora foram essenciais para a caracterização do universo retratado, onde o vínculo ‘real’ entre os diversos personagens parece ser o onipresente smartphone, sem o qual ‘não há vida’”, aponta. 

Um dos elementos que constroem a narrativa é o VFX, efeitos criados digitalmente, que transportam o espectador para uma realidade em um futuro próximo. “Além da trama em si, que nos transporta para esse contexto ‘distópico’ nas relações interpessoais entre jovens ‘conectados’ do universo urbano, tivemos um trabalho muito proeminente na arte do curta, pela busca e produção de cenários, objetos e figurinos. Cada cena, fala e ação têm um sentido no filme, na transmissão de ideias e valores, mergulhando nessa realidade”, explica Daros.

A trilha sonora original foi desenvolvida pelo músico e produtor Duda Goldani, em parceria com o diretor. Para Daros, ela também tem papel narrativo, conferindo a determinados momentos e cenas um reforço na percepção do imaginário que ali se apresenta. “Após uma análise geral da obra, foram realizadas diversas experimentações, visando criar uma música com características psicodélicas, colaborando com a proposta da narrativa de entrar na ‘viagem’ do personagem principal”, observa.

Também foi realizada uma ampla pesquisa de ritmos como techno, house e drum’n’bass para a escolha das trilhas, com direitos de uso liberados, pinçando trechos desses temas para dar o ritmo necessário para cada cena. Ainda, o curta conta com audiodescrição e intérprete de libras para suas sessões, com mais datas que serão divulgadas em breve. 

Uma realização da ELF Mídia e da Sossegado Filmes, a realização do curta-metragem “A um toque das suas teclas” contou com recursos do Edital FAC Filma RS, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, com apoio do Instituto Estadual de Cinema (Iecine). 

Confira o teaser:

Sobre o Le Daros:

Diretor e roteirista gaúcho, possui 15 anos de atuação no audiovisual. Originário da área musical, iniciou seus estudos no desenvolvimento de roteiros em 2006, tendo frequentado a Academia Internacional de Cinema (SP – 2010) e a Inspiratorium Escola de Cinema (SP – 2017), além de participar de diversos workshops e cursos especializantes. Começou sua carreira audiovisual em 2009 como roteirista e produtor musical do curta “Ilha das Janelas Fechadas”. Desde então, dirigiu e produziu videoclipes, trabalhos ficcionais e documentários. Entre suas obras, destacam-se “Rua dos Aflitos, 70” (2011), “O Grande L” (2014), “Um Cara de Confiança!” (2016), “Le Blanc” (2017), “Sarau Jazz” (2017), “Antônio e os Seus” (2018), “Paisagens Rítmicas” (2019), “Intocável” (2020), “O Guardador de Histórias” (2021) e, mais recentemente, “Voo Livre”(2022). Atualmente, além de finalizar seu primeiro roteiro/projeto de longa-metragem ficcional (com apoio do FAC Filma RS/2022), aguarda captação para projeto de documentário, além de desenvolver novos projetos em parceria com produtores diversos da cena local e estadual.

Ficha técnica:

Diretor / Roteirista: Le Daros

Diretor de Fotografia: Alesi Ditadi

Diretor de Produção: Fábio Borges

Edição / Finalização / VFX: Arthur Bovo

Diretora de Arte: Daniela Néspolo

Figurinista: Julia Webber

Cameraman: Leonardo Moreira

Gaffer: Evando De Brito

Trilha Sonora Original: Duda Goldani

Captação de som: Ricardo Mabília

Mixagem / Desenho de Som: Rodrigo Marcon 

Maquiagem: Gislane Pimentel

Produtor Executivo: Edson Fullber

Elenco: Rodrigo Teixeira, Duda Andreazza, João Perozzo, Simone Canuto, Fábio Vergani, Jéssica Braga, Daiane Giacomelli, Ramón Das Flores

Figurantes: estudantes da escola de teatro Tem Gente Teatrando, atores e modelos da CF Produções e alunos da área de Comunicação e Produção Audiovisual da Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Alunos da UCS participantes:

Gabriel Machado Zimmermann (assistente de produção)
Aliane Martins (assistente de produção e figuração)
Rodrigo de Camargo (figuração e fotos dos bastidores)
Kammily Souza (figuração)
Milena Ortigara (figuração)

Financiamento: Prócultura RS – SEDAC

Apoio: Iecine

Fotos: Rodrigo Camargo e Edson Fulber.

Crédito: Dinâmica Conteúdo Inteligente/Divulgação

Ouça a entrevista de Le Daros ao Multiverso do dia 25/03:

Deixe um comentário