Trajetória acadêmica e profissional dos estudantes tem com referência o jornalismo esportivo

O especial de 30 anos de Jornalismo da Universidade de Caxias do Sul é um quadro de entrevistas da Rádio Comunicaverso, dentro do programa Multiverso, que presta homenagem à história do curso. No quadro estão sendo entrevistadas personalidades que fizeram ou fazem parte dessas três décadas para contar um pouco de suas trajetórias e de que maneira as experiências na UCS influenciaram suas vidas.

Os primeiros convidados foram Bruno Mucke e Nathan Bizotto, estudantes que trabalham na área esportiva. Bruno é setorista da dupla CaJu na rádio Caxias, apresentador do programa esportivo Tempo Extra RS, do canal CNT, e estuda na UCS desde 2016. Já Nathan trabalha como assessor da base da Escolinha do Esporte Clube Juventude e cursa seu primeiro semestre aqui na UCS.

Durante a entrevista, os convidados contaram como se aproximaram do Jornalismo.  Mucke disse que teve interesse pelo curso por gostar de informar e pela vontade de entregar informações de forma leve e descontraída. E Bizotto escolheu a área porque gosta de contar histórias e por uma experiência num projeto escolar quando entrevistou o campeão olímpico de vôlei Nalbert para a produção de um podcast.

A trajetória acadêmica dos dois é diferente. Nathan está iniciando o aprendizado, e Bruno já tem uma boa caminhada dentro do curso. Sobre a experiência no Jornalismo da UCS, Mucke destaca a importância de unir a teoria à prática, principalmente nos processos de produção. Segundo ele, isso acaba facilitando também a improvisação, já que a rotina agitada não permite a preparação prévia de seus conteúdos.

É no amor ao esporte que as histórias de Bruno e Nathan se encontram, pois ele sempre esteve presente na vida dos dois. Porém, o trabalho nem sempre é fácil. Os estudantes relatam que, muitas vezes, a rotina é imprevisível e que não contam com os finais de semana de folga. E esse dia a dia dinâmico, apesar de cansativo, faz parte das razões do porquê amam tanto suas profissões. 

Para finalizar, Mucke ainda deixou algumas dicas para os iniciantes no Jornalismo. Quer saber quais são elas e mais histórias do Bruno e do Nathan? Assista a entrevista na íntegra.

Deixe um comentário