No dia 02 de abril, às 19h40min, aconteceu o START, o Encontro da Comunicação! O evento marcou a volta às aulas da Comunicação e foi organizado pela Agência Experimental de Comunicação da UCS (AEC) e pelos cursos de Fotografia, Jornalismo, Produção Audiovisual, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas. 

Esta edição contou com o apoio do Grupo People (@grupo_people no Instagram) e dos Diretórios Acadêmicos dos respectivos cursos de Comunicação. O evento teve um espaço dedicado aos Diretórios Acadêmicos e Diretório Central de Estudantes (DCE). O evento começou com atração musical da artista Marina (@marinea_ no Instagram), que animou o início da noite. Além disso, teve brindes e o mais importante: muito aprendizado! 

O evento aconteceu no Auditório do bloco H, no Campus-Sede da UCS. O START é um momento de integração entre os acadêmicos, além de recepcionar os calouros da área. 

Esta edição contou com a presença do reconhecido Iotti! 

Saiba mais sobre o palestrante: 

Carlos Henrique Iotti, mais conhecido como Iotti, é natural de Caxias do Sul e trabalha como jornalista, humorista e cartunista. Desde novo, com seus 14 anos, ele percebeu que o desenho poderia ser uma profissão. 

É formado em Jornalismo e foi na faculdade que criou seu primeiro personagem: o guerrilheiro trapalhão Ernesto Che da Silva – uma sátira ao movimento estudantil da época. De lá para cá foram diversos personagens de destaque como Frederico e Fellini (que conta a história de amor e ódio entre um menino e seu gato), Deus e o Diabo (uma dupla de criação de agência publicitária), Adão Hussein (um gaúcho típico das bandas de Vacaria), além de Radicci e sua família: Genoveva, Guilhermino e Nono. 

Radicci é a criação que tornou Iotti conhecido e é também a mais popular, sendo publicada diariamente no Diário de Santa Maria (RS), Diário do Sudoeste (PR), O Bairrista, blog Fumetta e suas redes sociais. Nos seus 40 anos de carreira, Iotti fez tiras e charges diárias para os jornais Pioneiro, Zero Hora, Diário Catarinense, O Diário de Criciúma, O Diário do Sul, colaborando ainda com dezenas de outras publicações, entre as quais El Pais Brasil, Folha de São Paulo, Revista Contra Relógio, Mac Magazine entre outras. Já expôs seus trabalhos no Brasil, na Itália e atualmente planeja sua primeira exposição, assim como o lançamento de um livro, nos Estados Unidos. 

Apresentador dos programas de rádio Demo via let’s go (Rádio Atlântida FM e Rádio Studio FM), Qua comando mi (Studio FM). Iotti participou durante uma década do Show dos Esporte, com Pedro Ernesto Denardin (Rádio Gaúcha) e na TV comandou os programas Radicci Repórter (RBS TV), Iotti Repórter (RBS TV Caxias) e Repórter Digital (Jornal Pioneiro Online). No YouTube apresenta os programas e animações Radicci Show, Irmão Benildo, Culinária Toscana, entre outros. O humorista também apresenta os podcasts Pinot No Ar, On The Rod e Radicci. 

Além da publicação de livros e produtos com as marcas Radicci e Jaquirana Air, Iotti tem se dedicado ao mercado americano, com seus novos personagens e charges em inglês como Red & Neck e Mr. Stone, e gravando os programas de turismo B Side e de pesca On The Rod, que podem ser visto no YouTube nos canais Fish TV, Iotti TV e Cubo Play.

Mídias sociais do Radicci:

Facebook https://www.facebook.com/RadicciFM – @radiccifm 

Instagram https://www.instagram.com/radiccioficial/ – @radiccioficial 

X https://twitter.com/doRadicci – @doradicci 

Tik Tok https://www.tiktok.com/@radiccioficial – @radiccioficial 

Youtube https://www.youtube.com/@IottiTV  – @iottitv 

Site www.radicci.com.br

No START, o cartunista relatou sua trajetória profissional e como criou o seu icônico personagem Radicci e sua família. Iotti fez um bate-papo de forma muito bem humorada, provocando a interação do público.

Carlos também deu diversas dicas aos futuros comunicadores que estavam presentes no local, citando questões como processo criativo e persistência nos seus sonhos. Além disso, enquanto ele contava sobre Radicci e família, desenhava os personagens. 

Presenças e horas complementares: 

Os estudantes que participaram do START receberam um “Vale”. Para quem tinha aula no dia, a participação no evento tem a função de vale-presença em aula. Para ser validado, é preciso entregar o ticket ao professor na aula da próxima semana. Para os estudantes que não possuíam aula no dia, o vale pode ser utilizado para horas complementares. Portanto, deve entregar o vale para o Flávio  – secretário do bloco T – e ele fornecerá um certificado de participação. Para o aproveitamento das horas, o aluno deve entrar no UCS Virtual, acessar a aba de Atividades Complementares e anexar o comprovante de participação do evento.

Confira os vídeos produzidos pela AEC, D.A.s e DCE:

Fotos: Laryane Barboza e Júlio Tronca

Autora: Luana Fongaro

Deixe um comentário