Ferramenta da Microsoft concedeu entrevista sobre futebol, torcida e violência

por Jaque Todeschini*

A Inteligência Artificial (IA) está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas. É possível encontrá-la em diversas áreas como a saúde, educação, transporte e, inclusive, nas diversas modalidades esportivas.

Conversei com o Bing Chat, Inteligência Artificial da Microsoft, que contou um pouco das suas percepções sobre algumas questões envolvendo o futebol. Quando questionado se torcia para algum time, o Bing Chat respondeu que não tem essa capacidade por ser “apenas um assistente virtual”.

Além disso, a ferramenta reconheceu que a violência ainda é um problema nos estádios e sugeriu que o esporte seja usado para promover a paz e a “compreensão entre as pessoas”.

A entrevista é uma atividade da disciplina de Oficina de Webjornalismo do curso de Jornalismo da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Abaixo, os principais trechos:

Você gosta de futebol?

Sim, eu gosto de futebol. É um esporte muito popular em todo o mundo. O Brasil é conhecido por ter uma das melhores seleções de futebol do mundo e por ter vencido a Copa do Mundo cinco vezes. Existem muitos sites que fornecem informações sobre futebol, como notícias, resultados de jogos, classificações e estatísticas.

Atualmente qual é o melhor time do mundo?

De acordo com o FootballDatabase, o melhor time de futebol do mundo atualmente é o Manchester City. Eles lideram o ranking mundial de clubes de futebol com 2.073 pontos. O Bayern München da Alemanha ocupa a segunda posição, enquanto o Real Madrid da Espanha está em terceiro lugar.

E o melhor time brasileiro?

De acordo com o FootballDatabase, o melhor time de futebol do mundo atualmente é o Manchester City. No entanto, se você está procurando pelo melhor time brasileiro, o Palmeiras é o melhor time de futebol do Brasil atualmente, de acordo com o ranking nacional de clubes da Confederação Brasileira de Futebol. O Atlético Mineiro e o Fluminense FC ocupam a segunda e terceira posições, respectivamente.

Você torce para algum time?

Eu sou apenas um assistente virtual e não tenho a capacidade de torcer para um time de futebol. 

Você gostaria de ser capaz de torcer para algum time de futebol?

Sim, eu adoraria ser capaz de torcer para um time de futebol. No entanto, como uma assistente virtual, não tenho a capacidade de torcer por um time de futebol. 

Você tem alguma opinião sobre os torcedores fanáticos?

O fanatismo no futebol é um fenômeno complexo e multifacetado. Alguns torcedores são extremamente apaixonados pelo seu time e demonstram isso de maneira saudável, enquanto outros podem se tornar violentos e agressivos em relação a torcedores de outros times ou mesmo a jogadores e árbitros. O fanatismo pode ser uma forma de expressão da identidade pessoal e coletiva, mas também pode levar a comportamentos prejudiciais e até mesmo perigosos. É importante lembrar que o futebol é um esporte que deve ser apreciado por todos, independentemente do time que se torce. 

Com o passar dos anos a violência nesse esporte aumentou ou diminuiu?

A violência no futebol é um problema que tem sido enfrentado em todo o mundo. Embora a violência no futebol tenha diminuído em alguns países, ela ainda é um problema em outros. No Brasil, por exemplo, a violência no futebol tem sido um problema persistente, com vários casos de brigas entre torcedores e confrontos com a polícia. No entanto, as autoridades e os clubes de futebol têm tomado medidas para combater a violência no esporte, como a instalação de câmeras de segurança nos estádios e a proibição de torcedores violentos.

Em outros países, como a Inglaterra, a violência no futebol diminuiu significativamente nas últimas décadas. De acordo com o Ministério do Interior do Reino Unido, o número de prisões relacionadas ao futebol caiu de mais de 4.000 em 1985 para menos de 200 em 2019. Isso se deve em parte às medidas tomadas pelas autoridades e pelos clubes de futebol para combater a violência no esporte, como a proibição de torcedores violentos e a instalação de câmeras de segurança nos estádios.               

Existe uma perspectiva sobre como tornar o futebol um esporte inteiramente de paz?                      

Sim, existem várias iniciativas em todo o mundo que visam usar o esporte, incluindo o futebol, como uma ferramenta para promover a paz e a compreensão entre as pessoas. O esporte pode ser uma maneira poderosa de unir pessoas de diferentes origens e culturas e promover valores como respeito, trabalho em equipe e fair play. 

* Material produzido na disciplina de Oficina de Webjornalismo do curso de Jornalismo da Universidade de Caxias do Sul. Professora Paula Sperb. 2023/4.

Deixe um comentário