Os 5 cursos da Comunicação da UCS lançaram, nas últimas semanas, a nova identidade visual. Agora, para identificar as publicações de cada campo, além do mascote, foi definido uma cor e um elemento oficial.

Desde o dia 19 de outubro, os seguidores do Comunicaverso no Instagram puderam acompanhar o lançamento da nova identidade visual dos Cursos de Comunicação da UCS. Esse padrão servirá para auxiliar a divulgação de informações relacionadas a cada área para os alunos e comunidade. Os cursos já tiveram diversos mascotes ao longo dos anos. As cores, na penúltima versão, também já apareciam, porém o intuito era mais de diferenciar os avatares dos cursos do que criar uma simbologia também pela matiz.

Confira, abaixo, o significado de cada mascote, elemento e cor relacionadas as cursos de Comunicação.

Fotografia

::: A ÁGUIA :::
Não existe nenhum ranking oficial, mas, tomando por base os diversos estudos isolados, as aves de rapina são quem têm a melhor visão no planeta. Por isso, a relação com a Fotografia: a lente da câmera, o olhar do fotógrafo e a capacidade de focar em detalhes que somente seres com uma visão diferenciada conseguem.

::: O AR :::
O elemento que melhor representa a águia é o ar. Por meio do ar sob suas asas, ela voa, assim como a imaginação dos fotógrafos. O ar representa à criatividade, pois assim como as ideias podem ser abstratas e concretas, ele está ali, ocupando seu espaço, e invisível ao mesmo tempo.

::: O VERDE :::
A cor verde representa a relação do ar com os seres vivos: o oxigênio. A FOTOssíntese é um processo realizado pelas plantas para a produção de energia necessária para a sua sobrevivência. E o pigmento responsável pela absorção da luz é o verde. Foto, luz e vida. Tudo a ver com essa bela profissão!

Jornalismo

::: A RAPOSA :::
A raposa é associada à atividade jornalística pelo fato dela ser um ícone de esperteza e astúcia, além de ter a visão, a audição e o olfato bem apurados. Esses sentidos são uma espécie de analogia à capacidade do jornalista de “caçar” a informação para veicular a notícia da melhor maneira possível.

::: O RAIO :::
O raio representa a velocidade da informação e a dicotomia entre luz (conhecimento e sabedoria) e escuridão (ignorância). Nesse sentido, o fato noticiado “ilumina” as pessoas, pois do contrário, viveríamos nas trevas do desconhecimento.

::: O LARANJA :::
A cor laranja está associada à energia, ao entusiasmo, à comunicação e à espontaneidade. Todas essas características são habilidades vitais ao jornalista. Na natureza, essa cor normalmente está ligada à atenção e à cautela. No Jornalismo, ter atenção aos fatos e cautela no relato são qualidades imprescindíveis à profissão.

Produção Audiovisual – Cinema

::: O LEÃO :::
O leão é um animal vinculado às produções audiovisuais há muito tempo. Uma das premiações mais prestigiadas do mundo do cinema é o Leão de Ouro, do Festival de Filmes de Veneza. Antes disso, a relação entre o leão e o cinema já existia desde 1917, quando o tradicional estúdio Metro-Goldwyn-Mayer (MGM) incluiu o icônico animal, rugindo na abertura de seus filmes, como parte de seu logotipo.

::: A TERRA :::
A terra é o local onde o leão reside. É a terra que nos dá abrigo, que serve de base para tudo. Tal propriedade remete à ideia de firmeza, força, determinação, objetividade, praticidade e estrutura. Assim como a terra, as produções audiovisuais servem de base para nossas fantasias. São nelas que tornamos realidade nossos sonhos.

::: O MARROM :::
A cor marrom nos liga ao que vem da terra e está ligada à noção de conforto e segurança. Assistimos filmes como um momento de fuga, a partir da possibilidade de viver uma aventura sem sair do conforto de nossos lares. Além disso, a cor marrom é característica dos negativos de filmes, conectando essa matiz à origem das captações audiovisuais.

Publicidade & Propaganda

::: O GALO :::
A Publicidade e Propaganda é simbolizada pelo galo por ele ser o animal que acorda bem cedo para dar o primeiro grito da manhã, tornando-se o anunciante de um novo dia. Ele representa o publicitário há várias décadas, pois é considerado o grande propagandista do reino animal. Os publicitários são os responsáveis por revelar tendências, trazer um produto/marca/cliente à tona de forma eficiente e criativa e realizar essas funções diariamente. Muito mais do que apenas comunicar, precisam aprender a pensar como o galo e mostrar ao público que o novo já está presente.

::: O FOGO :::
Normalmente, ao fogo são atribuídas as noções de paixão, iluminação e calor. Neste sentido, há uma relação direta com o fazer publicitário. Em nossa área, despertamos o desejo (paixão), buscamos a criatividade/ter novas ideias (iluminação) e somos responsáveis pelo lançamento do novo, algo “recém saído do forno” (calor).

::: O VERMELHO :::
Qual outra cor poderia melhor representar o fogo e o galo? Além disso, a cor vermelha significa paixão, energia e excitação. É uma cor quente. O vermelho é a cor preferida das empresas para divulgar promoções. Isso porque o tom transmite a sensação de urgência. É cor que estimula a ação e remete à rapidez. Essa cor também se destaca facilmente. É a cor da Publicidade!

Relações Públicas

::: O GOLFINHO :::
Conforme o Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas (CONFERP), o golfinho rotador foi escolhido para representar a profissão de RP por ser um dos animais mais comunicativos e sociáveis do planeta. Além disso, os golfinhos prosperam em ambiente difícil e estão sempre vigiando, interpretando correntes e monitorando desenvolvimentos. Nadam em qualquer oceano, trabalham bem em conjunto e, quando preciso, são muito competentes ao enfrentar desafios sozinhos.

::: A ÁGUA :::
Como sabemos, o golfinho vive na água. Porém, esse não é o único motivo desse elemento ter sido escolhido para representar o curso de RP da UCS. Uma das mais conhecidas propriedades da água é a capacidade de se moldar a qualquer recipiente, representando assim, a grande versatilidade do profissional de RP. A água é vital à vida, assim como a presença do Relações Públicas nos ambientes organizacionais. Assim como a água, o RP leva a informação para todos lados: tanto para ambientes internos quanto para o público externo.

::: O AZUL :::
A cor que representa a profissão, segundo o CONFERP, é o azul, pois acredita-se que essa matiz transmite tranquilidade, paz de espírito e mantém a mente sadia. Em muitas culturas, atribuí-se à cor azul a propriedade de purificação, o que potencializa o senso criativo. Transmitir tranquilidade em tempos de crise, manter a comunicação das organizações sadia e ser criativo para definir estratégias e ações aos diferentes públicos é a definição do que significa ser RP.

Autor: Prof. Ronei Teodoro da Silva

Deixe um comentário