O Comunicaverso realizou a cobertura da Festa Nacional da Uva 2024! A 34ª edição do evento iniciou as comemorações dos 150 anos da chegada dos italianos à Serra Gaúcha, com tema é Caminhos e Lugares, em referência ao desembarque dos imigrantes que povoaram a região a partir de 1875. 

A Festa, tradição caxiense e muito conhecida pela região sul, iniciou dia 15 de fevereiro e terminou no dia 03 de março. O evento ocorreu no Parque de Eventos da Festa da Uva, em Caxias do Sul (RS). As principais representantes da Festa da Uva foram a Rainha Lizandra Mello Chinali e as princesas Eduarda Ruzzarin Menezes e Letícia de Carvalho. O trio tem o compromisso de divulgar e representar a Festa nos próximos dois anos. 

Sobre a Festa:

O parque de eventos possui uma grande estrutura que foi aproveitada com diversas atrações! Como acontece tradicionalmente, ao chegar no parque foram oferecidos aos visitantes cachos de uva para degustação. No Centro de Eventos havia uma parreira fictícia, com uvas de verdade penduradas a mais de dois metros de altura, tornando o ambiente autêntico. 

Também chamou a atenção um espaço para exposição das diferentes variedades de uva cultivadas na região. E, para manter a história do Evento, uma exposição com quadros de rainhas e princesas de edições passadas, além de exposição dos vestidos utilizados em anos anteriores encantou o público. A Praça das Cidades, lugar destinado a prefeituras de outras cidades gaúchas, com estandes de vários municípios, divulgou o turismo regional. Havia estandes de patrocinadores e o espaço Tendenza, destinado para a indústria da moda em Caxias do Sul. 

Os pavilhões contaram ainda com área infantil, réplicas de Caxias do Sul, parque de diversões, Espetáculo Som & Luz e voo de helicóptero. Em 2024 a Festa da Uva contou com uma atividade inédita! A Rota Aventura, especialista em turismo na Criúva, levou uma tirolesa para o Evento! O equipamento – pela primeira vez na Festa – permitiu um passeio a 120 metros de distância.

Além de lazer e diversão, a Festa contou com feiras agroindustrial e multissetorial, movimentando a economia da região. O evento teve mais de 400 expositores, apresentando seus produtos e serviços. Houve um espaço da Agricultura Familiar e a tradicional Vila dos Distritos, com a participação dos moradores apresentando sua cultura, artesanato e gastronomia.

Gastronomia:

Este com certeza foi um dos pontos altos da Festa! Os pavilhões contaram com uma completa Praça de Alimentação, que além de ter lanches rápidos e opção de almoço com pratos típicos italianos.

No meio de tantas opções, um lugar próximo do Palco 2 chamou a atenção por oferecer diversas delícias da colônia: é o “Piccolo Merendin”. O local tem receitas tradicionais de cuca de uva, sonho com recheio de creme de uva, grostoli e os famosos pastéis de fortaia e de polenta. 

As atividades incluíram também o Saguzaço (do chef Carlos Bertolazzi), uma polenta em grande quantidade e a Uvada da Nona. Após a preparação, foram distribuídas porções ao público, rendendo muitos elogios à comida típica.

Shows nacionais:

Os principais shows da Festa Nacional da Uva 2024 ocorreram no Palco Principal (Arena). O primeiro, aconteceu no dia 17 de fevereiro, com a artista Ana Castela – conhecida também como Boiadeira. Ana é um fenômeno do agronejo e é um sucesso para diferentes faixas etárias, sendo muito admirada pelas crianças.

No dia 24 de fevereiro, foi a vez do fenômeno do trap Filipe Ret e o prestigiado DJ Alok. Encerrando os shows nacionais, a apresentação do dia 2 de março uniu dois grandes nomes da música brasileira. Raça Negra com inúmeros sucessos e para finalizar, Bruno & Marrone, responsáveis pelos hits sertanejos.

Além do mais, houve estrutura completa para receber inúmeros artistas durante os dias da Festa – com dois palcos no Centro de Eventos, cujo valor dos shows estavam inclusos no valor do ingresso pago para acessar o evento. 

Desfiles Cênicos:

Os tradicionais Desfiles Cênicos tiveram seis exibições: nos dias 15, 17, 21, 25 e 28 de fevereiro e 2 de março – sempre às 20h. Eles aconteceram no Centro de Caxias do Sul, percorrendo a rua Sinimbu e totalmente gratuitos, sendo necessário pagar ingresso apenas para quem desejava assistir nas arquibancadas. 

Foram cerca de 1.300 pessoas participando da ação, apresentando um desfile  interativo, festivo e lúdico. O desfile aproximou o público da cultura de uma maneira criativa e emocionante, criando memórias e comovendo a todos. No total, mais de 60 mil pessoas prestigiaram os desfiles cênicos da Festa Nacional da Uva 2024.

Jornal do Almoço:

No primeiro final de semana da Festa, dia 17 de fevereiro, o programa Jornal do Almoço da RBS TV fez uma edição especial para a Festa da Uva! O programa ao vivo aconteceu diretamente do Parque de Eventos, em Caxias do Sul, com público assistindo presencialmente. 

Apresentado por Cristina Ranzolin, Marco Matos e Shirlei Paravisi, o programa contou também com a participação da Corte da Festa da Uva e muita gastronomia! Ao final do programa, o Comunicaverso teve a oportunidade de conversar com Cristina e Marco, que gravaram um breve recado para os acadêmicos de Jornalismo.

Estande da UCS:

A Universidade de Caxias do Sul teve estande institucional na Festa da Uva! Recepcionando a comunidade e tendo momentos especiais de interação com o público, a equipe da UCS se manteve à disposição para sanar dúvidas e fornecer informações. Pelo local passaram estudantes, egressos, professores, funcionários e muitos outros. Todos foram recepcionados pela equipe da UCS, mantendo esse contato próximo de acolhida.

O fato de ter um estande no Evento oportuniza a aproximação da Universidade com os visitantes, apresentando os diversos cursos oferecidos pela Instituição. O que evidencia o ensino, a pesquisa e a inovação, além de atestar que a UCS está sempre disposta a oferecer o melhor aos acadêmicos. 

O público total da Festa da Uva 2024 ultrapassou a 400 mil visitantes! Foram dias intensos, com uma programação para os mais diversos públicos. O Evento buscou manter viva a história de Caxias do Sul, reunindo caxienses e visitantes de diversos locais da região. 

Acesse o link abaixo para conferir os registros da 34ª Festa da Uva no nosso Instagram e Youtube.

Autora: Luana Fongaro

Deixe um comentário