A disciplina de Propósito e Trajetória Profissional em Relações Públicas, ofertada pelo curso de RP da UCS e ministrada pela professora Jussania Albé, instigou os alunos a refletir sobre propósito pessoal e trajetória profissional. 

Nos primeiros encontros os estudantes foram estimulados a pensar sobre questões que trazem inquietações e geram dúvidas sobre o futuro profissional. E, com base nos principais tópicos indicados, foram determinados os temas que seriam trabalhados na disciplina.

Distribuídos em grupos, os alunos Amanda Gasperin, Ana Carolina Formiga, Augusto Benedetti, Caroline Slongo, Kaue Paz, Maiara da Silva, Maira Ecker, Murilo Perotti, Pâmela Riva e Wemily da Silva, organizaram seminários que contaram com a participação de profissionais da área para falar sobre: planejamento pessoal e profissional, propósito e autoconhecimento, mundo do trabalho, carreiras e oportunidades em RP, habilidades e competências do profissional e futuro e tendências da profissão. 

Os seminários contaram com a participação dos egressos: Alcimar Ecker, Bárbara Lazzari, Camile Calza, Daniele Goulart, Marina Mondadori, Monique Areze, Sandra Santini, Taís Salvador, Tháfila Araújo, que falaram sobre sua trajetória e trouxeram perspectivas para os temas propostos.

A metodologia ofereceu a oportunidade de ampliar o olhar não apenas para o contexto profissional, mas também para o pessoal. Para a estudante Caroline Slongo, “foi um momento importante para repensar minha trajetória e estabelecer metas para o futuro”.

Os convidados fizeram a diferença e os seminários fomentaram um projeto maior. Como forma de deixar uma contribuição para os colegas e a comunidade, os alunos definiram por gravar podcasts, para aprofundar o debate sobre os temas estudados. De acordo com a egressa Camile Calza, atualmente Coordenadora de Marketing na Vitivinícola Jolimont, “Essa troca de experiências oportunizada pela disciplina é maravilhosa. Como profissional, ser chamada para participar do projeto e contar um pouco da minha trajetória, me enche de orgulho”.

Intitulado Conexões RP: descobrindo propósitos e trajetórias, os episódios do podcast contam com a presença de convidados especiais que trazem dicas e informações sobre o assunto. As gravações foram realizadas no laboratório de rádio da UCS, um espaço destinado ao desenvolvimento de práticas de aprendizagem.

PODCAST GRUPO AMANDA GASPERIN E PÂMELA RIVA COM KELEN TURMINA

PODCAST GRUPO AUGUSTO BENEDETTI E MURILO PEROTTI COM BÁRBARA LAZZARI

PODCAST GRUPO ANA CAROLINA FORMIGA E MAIARA SILVA COM KELEN TURMINA

PODCAST GRUPO CAROLINE SLONGO E KAUÊ PAZ COM DANIELE GOULART

PODCAST GRUPO WEMILY SILVA E MAIRA ECKER COM MARINA MONDADORI

Fotos: Jeferson Tragansin e Amanda Gasperin

Técnico de Áudio e edição: Jeferson Tragansin

Deixe um comentário