Professora Marliva Vanti Gonçalves leciona no curso de Jornalismo da UCS desde a primeira turma

O especial de 30 anos do Jornalismo da Universidade de Caxias do Sul é um quadro de entrevistas da Rádio Comunicaverso, dentro do programa Multiverso, que presta homenagem à história do curso. No quadro estão sendo entrevistadas personalidades que fizeram ou fazem parte dessas três décadas para contar um pouco de suas trajetórias e de que maneira as experiências na UCS influenciaram suas vidas.

A entrevistada desta semana é a professora do curso de Jornalismo da UCS, Marliva Vanti Gonçalves. Ela já atuou como assessora de imprensa, repórter, apresentadora e coordenadora de Jornalismo da UCS TV. Agora, além da sala de aula,  ela também é supervisora da equipe de Audiovisual da Agência Experimental de Comunicação (AEC).

A trajetória da professora Marliva dentro da universidade se confunde com a história do curso de Jornalismo da UCS. Em 1991, ela foi convidada para integrar a Assessoria de Comunicação da UCS. Alguns anos depois, também foi convidada para ministrar uma disciplina na etapa final da primeira turma do curso.

Atualmente, é professora de audiovisual e esse amor pela televisão a acompanha desde sua infância. Marliva sempre acompanhou as telenovelas e programas de entretenimento, porém, durante sua juventude, não contava com a televisão, por isso, praticava a “televizinha”, ou seja, assistia televisão na casa de seus vizinhos. 

Ela participou de toda a evolução do curso e contou que a principal e mais impactante mudança foi a tecnologia. “Antigamente, os meios de comunicação eram mais restritos na hora de trabalhar, a pessoa trabalhava no jornal impresso, na rádio ou na televisão. Hoje em dia, o jornalista é plurisensorial, ele necessita ser um profissional que se adeque em todas as formas de mídia. Mas a essência do jornalismo continua sendo a mesma, funcionar como uma ponte entre a informação e as pessoas que estão do outro lado”, enfatiza.

A professora também evoluiu e se vê como alguém mais experiente, com mais maturidade e com mais conhecimento. Ela acredita que está em constante aprendizado e que o conhecimento é essencial para qualquer profissional, porém é importante ter a mente aberta para sempre adquirir novos saberes. 

Na conversa com a equipe da Rádio Comunicaverso, Marliva ainda comentou sobre a importância do diploma na prática jornalística e como ele começou a ser exigido na Serra Gaúcha, especialmente com o surgimento do curso de Jornalismo da UCS e com o apoio dos veículos de comunicação. A professora acredita que o diploma é muito importante, pois entrega conhecimento e permite que a prática do jornalismo seja exercida com 100% de qualidade.  

Acompanhe a entrevista na íntegra:

Deixe um comentário