Alunos foram desafiados a criar 19 peças teatrais sobre o tema

Entre os dias 10 e 14 de julho, o UCS Teatro será palco de mais uma edição do CETEC Festival, projeto integrado do Centro Tecnológico da Universidade de Caxias do Sul. Considerado o maior festival estudantil do estado, o CETEC Festival reunirá neste ano, mais de 750 estudantes, que são os responsáveis pela criação e produção de 19 peças teatrais com o tema “Frutos da Revolução: a arte me transforma e eu transformo o mundo”.

Realizado desde 1996, o festival contempla a produção completa de um produto cultural pelos estudantes do ensino médio. Durante o trabalho interdisciplinar realizado ao longo do primeiro semestre, os alunos desenvolvem desde a definição do argumento, a temática central da peça e da sua transformação em roteiro teatral, até os cuidados com cenário, luz e som, figurino e direção. Assim, os estudantes valorizam a pesquisa, a troca de ideias, e as decisões em equipe.

Neste ano, são esperadas mais de quatro mil pessoas durante as cinco noites de evento, os ingressos já estão esgotados. Diferente dos anos anteriores, a edição de 2023 não terá transmissões ao vivo. Como justifica o produtor geral do espetáculo, Marcelo de Gregori: “O universo pós pandemia nos fez perceber que precisamos voltar às sensações, alegrias e descobertas que somente a presencialidade pode nos oferecer. Por isso, neste ano, optamos por não realizar as transmissões ao vivo, para dar foco a experiência única que é a troca humana que acontece dentro de um teatro lotado”. As gravações das peças serão disponibilizadas e poderão ser assistidas de forma online na semana posterior ao evento.

Para Nilseu Paulo Tortelli, coordenador pedagógico do CETEC, o projeto é uma oportunidade onde o aluno constrói seu conhecimento e não só recebe a informação. “É um momento onde os alunos lidam com uma problemática que não aparece numa prova, por exemplo, eles são desafiados a enfrentar os problemas do “mundo de verdade”, do mundo profissional. Como tu resolve esse conflito, quando uma pessoa te contraria? Como você vai se posicionar? Não é quem grita mais, mas quem aprende a argumentar, quem aprende a trabalhar em equipe.”

Além do universo das artes, o CETEC Festival coloca em cena um elemento especial: a solidariedade. Os ingressos são entregues para o público mediante a troca por alimentos não perecíveis. Estima-se que esta edição ultrapasse duas toneladas de alimentos arrecadados, que serão destinados ao Banco de Alimentos de Caxias do Sul.

As redes sociais do CETEC farão a cobertura em tempo real dos bastidores do festival. As sinopses de todas as peças podem ser conferidas no SITE.

Autora: Maria Eduarda Schiavenin

Deixe um comentário