A partir de experiência prática, estudantes de Relações Públicas e Publicidade e Propaganda elaboraram ações de comunicação para contribuir com o trabalho realizado pela entidade

Os alunos da disciplina de Planejamento Estratégico em Comunicação da UCS, ministrada pela professora Jussania Albé, foram estimulados, neste semestre, a buscar uma instituição social para o desenvolvimento de um planejamento estratégico. O Instituto Patinhas foi a ONG escolhida pelo grupo. A escolha pela entidade se deu em virtude do interesse da turma, que demonstrou afinidade com a causa animal.

O Instituto Patinhas foi fundado na cidade de Caxias do Sul em 26 de agosto de 2021, por Natiele Gomes, voluntária que sempre apoiou a causa animal resgatando cães de rua que se encontravam em estado de vulnerabilidade. Nati conta que decidiu investir no Instituto Patinhas depois de presenciar uma situação crítica, que envolvia maus tratos. Ao acompanhar o caso da cachorrinha Vida, que se encontrava presa e era usada como matriz há mais de 13 anos, decidiu que iria adotá-la e, a partir daquele momento, juntou-se a um grupo de pessoas que apoiavam a causa e ajudavam nos resgates, iniciando um movimento que deu origem ao Instituto Patinhas.

No início a ONG era formada pela fundadora e um pequeno grupo de voluntários. Hoje conta com o apoio de 34 pessoas que se envolvem direta ou indiretamente com a causa, sendo uma das instituições mais reconhecidas de Caxias do Sul e região.

O instituto Patinhas não conta com um espaço próprio, mas há uma intenção de conquistá-lo. Para iniciar o processo, a ONG está buscando arrecadar fundos por meio de ações desenvolvidas com essa finalidade. Há um espaço pretendido que está em negociação, contudo, para que a ideia se concretize é necessário obter recursos suficientes para a aquisição.

Poster feito para o instituto patinhas pelos alunos da disciplina de Planejamento Estratégico em Comunicação

Atualmente, por não contar com um espaço próprio, os animais são acolhidos em lares temporários. Esse processo depende do envolvimento de voluntários que estejam dispostos a recebê-los. Além de depender dos voluntários para o acolhimento dos animais, a instituição ainda precisa arcar com os custos dos tratamentos veterinários e de alimentação. Com a implementação do lar de passagem, os animais passariam a estar sob tutela exclusiva do Instituto, permanecendo com eles até que sejam adotados.

Pensando nesse cenário, os estudantes Amanda Gasperin, Caroline Milani, Clara Fredo, Estéfani Baptista, Flávia Ferreira, Giordana Fiorio, Guilherme Dambrós, Júlia Santos, Júlia Schulz, Kailaine Toffolo e Vitória Bordin, tiveram a oportunidade de trabalhar nas diferentes fases que contemplam a elaboração de um planejamento estratégico. A atividade iniciou pela análise de cenários e diagnóstico da instituição, passando pela análise de públicos, análise swot (método de planejamento estratégico que engloba a análise de cenários para tomada de decisões) e definição de objetivos, que orientaram o desenvolvimento da proposta de ações e avaliação. 

Turma de Planejamento Estratégico em Comunicação e voluntárias do Instituto Patinhas

Na noite do dia 28 de junho a turma recebeu Natiele Gomes, Milena Dal Schio e Morgana Sartori, para apresentar os resultados do trabalho. As ações envolveram a criação de material institucional para a ONG, definição de cargos e funções, campanha de apadrinhamento, campanha para empresas, com vistas a arrecadação de fundos e doações, sugestão de novos produtos para comercialização, campanhas para as redes sociais, programa de voluntários, contato com novos parceiros para disponibilização de pontos fixos de arrecadação, contato com político apoiador da causa e do projeto, planejamento para as redes sociais, dentre outras.

Para a professora orientadora do projeto, Jussania Albé, a oportunidade do trabalho com esta instituição permitiu uma aproximação maior entre a academia e a comunidade. Segundo ela, “a experiência prática contribuiu muito para a formação dos estudantes, possibilitando o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para à formação profissional”. 

Para Natiele, “O projeto vai ajudar demais a ONG a alcançar seus objetivos. Hoje conseguimos ver o quanto podemos fazer para que isso aconteça. Graças a este grupo, isso será possível”.

Bichinhos disponíveis para adoção pelo instituto

O Instituto Patinhas recebe doações de contribuições financeiras via Pix 43563779000166
Já para ser voluntário, basta enviar uma mensagem para @institutopatinhascaxias no Instagram.

Foto de capa: Pexels

Deixe um comentário