O Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji é o maior encontro de jornalistas do Brasil e um dos mais importantes da América do Sul. Ele acontece desde 2005 e tem o objetivo de promover debates relevantes sobre o cenário jornalístico e o futuro da profissão em todo o mundo. A 18ª edição do encontro da Abraji aconteceu de 29  de junho a 2 de julho, na ESPN, em São Paulo. 

O Congresso possibilitou a participação online dos jornalistas e estudantes da área de diferentes localidades brasileiras e do mundo. O evento teve como foco o debate dos temas:  O impacto da inteligência artificial na comunicação; As complexidades da política no Brasil e no exterior; Os bastidores de reportagens investigativas sobre direitos humanos, meio ambiente, violência, corrupção; Discussões sobre projetos inovadores e técnicas de apuração e outros assuntos que ganharam atenção no último ano.

Todas essas discussões foram feitas a partir do acompanhamento às mudanças políticas, sociais e tecnológicas que, de alguma forma, impactam a imprensa, os jornalistas e a democracia como um todo. Em virtude disso, o Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji, sempre está atento a novas ferramentas e veículos inovadores de investigação, além de atentar às mudanças e necessidades do jornalismo.

Em relação a programação do evento, durante o primeiro dia do encontro, 29 de junho, ocorreu a apresentação do X Seminário de Pesquisa em Jornalismo Investigativo. O Domingo de Dados, que aconteceu no segundo dia de julho, contou com palestras e oficinas sobre jornalismo de dados, com a demonstração de técnicas e trabalhos premiados.

O evento contou com a presença de convidados nacionais e internacionais. Os acadêmicos também tiveram a oportunidade de apresentar suas pesquisas no X Seminário de Pesquisa em Jornalismo Investigativo. Além disso, o Congresso abriu espaço para os lançamentos de livros dos palestrantes e mediadores convidados, estendendo também para uma sessão de autógrafos. As obras ficaram expostas no “Creative Lab”.

A cobertura do evento foi feita pela Redação Laboratório do Projeto Repórter do Futuro, da Oboré. Para saber mais a respeito de como foi cada momento do Congresso, acesse o Link. Além dessas reportagens, aconteceu uma homenagem ao jornalista Caco Barcellos. Durante a cerimônia de homenagem, foi transmitido um documentário sobre o criador do Profissão Repórter, da TV Globo. O documentário ainda não está disponível online e não foi lançado oficialmente. 

Para mais informações do evento, siga a Abraji nas redes sociais: Instagram, Twitter e também pelo site oficial. 

Autora: Rebhekka de Moraes

Deixe um comentário