Prêmio busca selecionar as melhores teses de doutorado nos cursos de Pós-Graduação Brasileira

O Prêmio CAPES de Teses é concedido anualmente às melhores teses de doutorado defendidas e aprovadas nos cursos de pós-graduação reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), selecionadas em cada uma das 49 áreas do conhecimento da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

Para concorrer ao Prêmio CAPES de Tese, o trabalho indicado pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (PPG Stricto Sensu) deve ter sido defendido no Brasil e estar devidamente registrado na Plataforma Sucupira – que coleta e disponibiliza informações, processos e procedimentos relativos ao Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG).

Neste ano, a UCS encaminhou seis teses de doutorado para concorrer ao Prêmio CAPES de Tese 2023, o qual é de extrema importância para o âmbito educacional. Além disso, visa aumentar a visibilidade das ações positivas e indutoras da CAPES na Pós-Graduação brasileira. O prêmio procura selecionar os melhores trabalhos defendidos e está na 18ª edição.

Na primeira etapa da seleção, serão escolhidas até 49 teses, dentre as quais três receberão o Grande Prêmio CAPES de Tese – que pode ser até R$ 25 mil. A divulgação do resultado geral está prevista para agosto e os vencedores do Grande Prêmio serão conhecidos em novembro deste ano. Os critérios de avaliação consideram originalidade do trabalho, relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social, qualidade entre outros. 

O Prêmio CAPES de Tese mostra-se como um indicador de qualidade e do comportamento dos programas de pós-graduação por selecionar e premiar os melhores trabalhos acadêmicos de doutorado no Brasil. A iniciativa busca divulgar informações sobre os trabalhos de acadêmicos da UCS que, por se destacarem, foram encaminhados para concorrer ao Prêmio CAPES de Tese 2023. Com o objetivo de valorizar a pesquisa nacional, destaca-se que o prêmio é de grande relevância para o contexto acadêmico. 

Segue abaixo mais informações sobre os autores e sobre suas respectivas teses. Em breve, será publicada a entrevista completa de cada um dos pesquisadores no Portal Comunicaverso.

Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência dos Materiais (PPGMAT)
Autor: Lucas Dall Agnol
Título da tese: Poliuretanos fotoativos como estratégia de prevenção à resistência bacteriana
Orientador: Otávio Bianchi

Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGDIR)
Autor: Cássio Alberto Arend
Título da tese: Decisão consensuada em conflitos envolvendo bens comuns ambientais: Governança sustentável e democrática dos recursos hídricos
Orientador: Clóvis Eduardo Malinverni da Silveira

Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade (PPGTURH)
Autora: Francielle Lima
Título da tese: A dimensão pedagógica intrínseca ao turismo perspectivada na concepção de Cidade Educadora e na construção de processo de (re)formulação de políticas públicas de turismo com viés pedagógico
Orientadora: Marcia Maria Cappellano dos Santos

Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS)
Autor: Rodrigo Schrage Lins
Título da tese: Desenvolvimento de software para gerenciamento de informações em controle de infecção hospitalar.
Orientadores: Leandro Luis Corso e Lessandra Michelin

Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA)
Autora: Luana Folchini da Costa
Título da tese: Influência dos recursos pessoais e contextuais na promoção do bem-estar ocupacional de bombeiros militares sob a ótica da psicologia positiva
Orientador: Fabiano LarentisPrograma de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBIO)
Autora: Carine Pedrotti
Título da tese: Estudo fitoquímico de óleo essencial de Eucalyptus staigeriana frente à sazonalidade e avaliação da atividade antifúngica contra patógenos da videira a partir de sistemas emulsionados e nanoparticulados
Orientadora: Joséli Schwambach

Autora: Luana Fongaro

Deixe um comentário