Saiba detalhes sobre a produção acadêmica que está concorrendo ao Prêmio

O Prêmio CAPES de Tese é concedido anualmente às melhores teses de doutorado defendidas e aprovadas nos cursos de pós-graduação reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Selecionadas em cada uma das 49 áreas do conhecimento da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e este ano, a UCS encaminhou 6 teses de doutorado para concorrer a este Prêmio.

É de conhecimento geral que produzir uma tese, não é algo fácil nem simples de se fazer. Em virtude disso, é importante tomar cuidado com a escolha do tema, pois deve ser algo significativo para a sociedade. O tema da pesquisa deve ser escolhido cuidadosamente e os orientadores são fundamentais em todo o processo.

Em relação ao prêmio, na avaliação são considerados inúmeros aspectos, dentre eles: qualidade, originalidade, relevância entre outros. Todos, são fundamentais para a tão importante escolha dos vencedores. Em razão disso, os temas selecionados são de excelência para a sociedade brasileira, cada um à sua maneira e referente à determinada área do conhecimento.

O Comunicaverso conversou com os seis autores das teses indicadas pela UCS para concorrer ao Prêmio Capes de Tese. Dessa maneira, podemos conhecer um pouco mais sobre a escolha do tema, a importância da pesquisa e também como se sentem concorrendo a este prêmio – que é muito importante na esfera acadêmica. Nota-se que as pesquisas produziram diversos resultados e os participantes encontram-se realizados por sua indicação e participação.

Segue abaixo mais informações sobre a tese de Francielle Lima.

Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade (PPGTURH)
Autora: Francielle Lima
Título da tese: A dimensão pedagógica intrínseca ao turismo perspectivada na concepção de Cidade Educadora e na construção de processo de (re)formulação de políticas públicas de turismo com viés pedagógico
Orientadora: Marcia Maria Cappellano dos Santos

Qual o motivo da escolha do tema?

A pesquisa, na verdade, tem origem na busca de avançar teórica e pragmaticamente resultados da dissertação de mestrado, em que se propôs realizar incursões reflexivas sobre o binômio “Turismo pedagógico”, as quais conduziram à construção de um conceito de turismo perspectivado pedagogicamente, ou seja, em que a dimensão pedagógica é constitutiva da essência do turismo. Portanto, a motivação reside na continuidade dos estudos, aproximando os temas turismo, educação e políticas públicas. Para tanto, a pesquisa objetivou propor e analisar a perspectivação da dimensão pedagógica intrínseca ao turismo no conceito de Cidade Educadora (no escopo delimitado) aliada a políticas públicas de turismo com viés pedagógico entendidas como elementos potencializadores da efetivação dos princípios contidos na Carta e, por via de consequência, impulsionadores da ativação da latência turístico-pedagógica de destinos identificados como tal.

Quais resultados a pesquisa produziu?

Os estudos sobre Cidade Educadora, no âmbito da AICE, levaram à proposição (tese) da possibilidade de conferir ao conceito de turismo essencialmente pedagógico (TEP) a prerrogativa de contribuir com os compromissos assumidos pelas Cidades Educadoras, no estabelecimento de elo com a intencionalidade pedagógica na gestão pública e na compreensão de seu papel como agente educacional protagonista na promoção de aprendizagens. Mais ainda: levaram à proposição da possibilidade de ampliação da concepção de Cidade Educadora na efetivação de seus princípios, associada ao suposto de potencialização da (re)formulação de políticas públicas de turismo com viés pedagógico e consequente potencialização da ativação da latência turístico- pedagógica de um destino.

Qual a relevância da pesquisa para a sociedade?

Do ponto de vista científico, o trabalho de aproximação conceitual entre Turismo essencialmente pedagógico (TEP) – como proposto nas reflexões – e Cidade Educadora (sob o escopo da AICE e Carta das Cidades Educadoras), enseja uma releitura crítica do próprio conceito de Turismo pedagógico na sua aplicabilidade conceitual e pragmática. Nisso está implícita a compreensão de ciência e de seus resultados como um permanente devir e, aqui, particularmente no que concerne ao conceito de Turismo e de seus desdobramentos, sua compreensão como contínuo tecer de múltiplas dimensões, relações e abordagens científicas. Essa relevância científica ganha em significado, pois não foi constatada, no processo de revisão de literatura, nenhuma proposição a esse respeito. Ainda, no que tange à relevância científica e para o desenvolvimento tecnológico, cultural e social, é importante destacar: (a) contribuições vinculadas diretamente aos supostos teórico-práticos de TEP, Hospitalidade e Cidade Educadora; (b) ampliação do escopo das Cidades Educadoras, contribuindo para a efetivação de seus princípios, estes, congruentes com os objetivos da Agenda 2030 e com pressupostos e proposições do documento da UNESCO, na ótica de um novo contrato para a educação do futuro (2021/2022); (c) ampliação da abrangência de sujeitos aprendentes (autóctones e alóctones) em atividades vinculadas à educação formal e também não formal ao longo da vida; (d) compreensão do TEP como agente protagonista singular e coletivo de aprendizagem, portanto congruente com a qualificação de educadoras atribuídas a essas cidades; (e) compreensão dos vínculos intrínsecos entre o conceito de TEP e a (re)formulação de políticas públicas de turismo com viés pedagógico, cuja concepção e implementação estão atreladas a uma intencionalidade pedagógica levada a efeito por parte das instâncias de gestão das Cidades Educadoras.E para além disso, sua relevância ancora-se na possibilidade de: ampliação da própria concepção de Cidade Educadora na efetivação de seus princípios, via contribuição do TEP; sedimentação de referências para a proposição/constituição de uma rede temática específica (nacional e/ou internacional) sobre essas temáticas em aproximação; desdobramentos pragmáticos mediante cursos de extensão abrangendo diferentes municípios no Rio Grande do Sul e fora dele e realização de outras experiências empíricas já acordadas afetas à gestão de Cidades Educadoras, igualmente em municípios do Estado.

Como se sente concorrendo ao Prêmio Capes de Tese 2023?

Sinto-me muito feliz e honrada, primeiramente, pela indicação do PPGTURH, pois a UCS é minha “casa”, afinal toda minha formação superior foi realizada nessa Instituição. E, segundamente, por ter minha pesquisa entre as melhores teses de doutorado defendidas em 2022 no Brasil. Essa indicação ao Prêmio representa um importante reconhecimento do estudo desenvolvido na área do Turismo e da Hospitalidade e, igualmente, coroa minha trajetória profissional enquanto pesquisadora e professora universitária. Minha vida foi transformada pela educação e, poder estar em um rol tão importante quanto este, somente evidencia que fiz as melhores escolhas para minha vida.

Para ler a matéria completa sobre o Prêmio CAPES de Tese, confira:

Autora: Luana Fongaro

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