Oferta de novos cursos e ampliação da estrutura tecnológica estão entre as novidades desta nova temporada acadêmica

Milhares de alunos da Universidade de Caxias do Sul voltam a frequentar salas de aula, laboratórios, bibliotecas e espaços de convivência a partir desta segunda-feira, dia 4 de março, quando se inicia o ano letivo de 2024. O Campus-Sede, em Caxias do Sul, os campi regionais e a unidade da UCS em Torres estarão de portas abertas e estruturas preparadas para receber tanto quem está começando sua trajetória universitária como quem já está em curso, bem como quem optou pelo reingresso.

O significado de “pertencimento” é conceito-chave da UCS para orientar atividades e vivências pedagógicas ao longo de 2024. Professores e funcionários da Instituição estão alinhados para, nesse reencontro com alunos e colegas, proporcionar uma acolhida acadêmica com integração e inspiração. A maior universidade comunitária do Rio Grande do Sul começa o ano letivo de 2024 com novos cursos e opções de oferta para ingresso via processo seletivo contínuo para bacharelados, licenciaturas e tecnologias, nas modalidades presencial e a distância. Confira o edital.

No Campus-Sede, em Caxias do Sul, a graduação em Farmácia conta com nova opção de turno, com aulas pela manhã. Já o curso de Fisioterapia passa a ofertar disciplinas no vespertino e à noite. Nos demais campi, as novidades são Biomedicina e Engenharia e Controle de Automação, em Bento Gonçalves, junto à retomada do curso de GeografiaGestão da Produção Industrial e Pedagogia, em Vacaria; Design de Interiores, em Canela; Psicologia, em Guaporé; e Análise e Desenvolvimento de Sistemas, em Nova Prata.

Entre os cursos que passaram a integrar o portfólio de graduação recentemente, com vagas abertas para suas primeiras turmas, estão o tecnólogo em Sistemas Embarcados, em Caxias do Sul, e o tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, disponível em Bento Gonçalves, São Sebastião do Caí e Guaporé. Ainda, a partir do Hub Engenharias, os campi de Guaporé e Nova Prata passam a ofertar até 50% da grade curricular dos cursos de Engenharia CivilElétricaMecânica, de Computação e de Produção (o restante das aulas será ministrado no Campus de Bento Gonçalves).

Confira algumas atividades da UCS agendadas para esse início de ano letivo!

Novidades no aniversário de 57 anos

A Universidade de Caxias do Sul completou em fevereiro 57 anos de existência. Essa história de excelência registra, até agora, mais de 127 mil alunos graduados e mais de 3 mil mestres e doutores formados, que hoje exercem suas atividades em pelo menos 67 países. Guiada pela missão de “promover a formação integral das pessoas, por meio da produção de conhecimento, para o desenvolvimento sustentável”, a UCS tem como pilares fundamentais a pesquisa, a inovação, o ensino e a extensão que, articulados, a conceituam como uma universidade contemporânea.

A dedicação à pós-graduação stricto sensu integra as comemorações deste aniversário da UCS, que recentemente criou o mestrado em Computação Aplicada e submeteu à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão vinculado ao Ministério da Educação, projetos para implantação dos seguintes cursos: mestrado em Agronomia, com concentração em Produção Vegetal; mestrado em Planejamento e Gestão de Cidades Sustentáveis; mestrado em Gestão da Segurança (em cooperação com IES de Portugal, Argentina e Croácia, buscando financiamento do Programa Erasmus); doutorado em Letras e Cultura; e doutorado em Ensino de Ciências e Matemática.

Também está no calendário das celebrações a ampliação do Parque de Ciência e Tecnologia, localizado no Campus-sede, em Caxias do Sul. Até dezembro, projeta-se a consolidação de mais 1,8 mil metros de área construída, o suficiente para abrigar novas 20 empresas incubadas. A expansão do TecnoUCS reflete também nos campi da UCS – Farroupilha, Bento Gonçalves, Nova Prata, Guaporé, Vacaria, Canela e São Sebastião do Caí -, com a criação de hubs regionais de inovação. Para além do Campus-sede estão outras novidades, entre elas a nova unidade da UCS Torres, no litoral Norte, que será inaugurada em julho e que deve receber status de campus até o final deste ano.

Foto: Claudia Velho/Acervo UCS

Fonte: ucs.br

Deixe um comentário