Evento reforça a importância de pessoas, ideias e diversidade no mercado publicitário brasileiro

Por: Carlos Carissimi

Com o tema “Criatividade sem exceção”, o Clube de Criação realizou a décima edição do seu Festival no Memorial da América Latina, em São Paulo – capital, nos dias 22 e 23 de outubro.

Com três palcos divididos nos espaços Auditório Simon Bolivar, Sala dos Congressistas e Sala dos Espelhos, o evento contou com palestras simultâneas em cada um dos ambientes, oferecendo uma experiência repleta de insights únicos, conhecimentos essenciais, dados e muita criatividade, sempre pautado em reforçar a importância da diversidade para que o mercado publicitário possa impactar cada vez mais pessoas.

Para Renan Machado, acadêmico de Publicidade e Propaganda da UCS e Embaixador Universitário do Clube de Criação, a diversidade esteve presente em todos os aspectos, desde as palestras até a cultura do evento, proposta pela atual direção do Clube de Criação. “O evento não foi pautado em hype mas sim em ideais, esses que visivelmente são partilhados por todos que integram o Clube”, destaca o estudante.

Para o acadêmico de Jornalismo da UCS e também Embaixador do Clube, Carlos Carissimi, o evento mostra que, apesar de o Brasil ser um país só, pautas relacionadas à diversidade e equidade de gênero, cor e sexualidade estão muito mais em voga na publicidade dentro do eixo Rio – São Paulo, que é o principal fluxo econômico do Brasil. “A mentalidade da nossa região precisa mudar e reforçar a importância das pessoas dentro da comunicação, muito além da publicidade. O jornalismo, as relações públicas e demais segmentos da nossa área também precisam mudar e se munir de pessoas diversas para alcançar mais pessoas e públicos diferentes.”

Renan relembra uma fala importante da palestra de Zé Ricardo, diretor Artístico e Criador do Palco Sunset e do Espaço Favela do Rock In Rio, de que as pessoas da favela merecem visibilidade, porque elas têm potencial criativo e econômico muito maior do que imaginamos.

“Favela não é só Funk. É Rock, é Rap, é Samba, é arte, é cultura – favela é tudo” Zé Ricardo.

PREMIAÇÕES

Além de muitas palestras, foi realizada a premiação das principais campanhas publicitárias inscritas no Festival, ao fim do segundo dia de evento. Entre as campanhas premiadas, destaca-se “Heinz Hidden Spots”, que ganhou Estrela de Ouro (Agência GUT para Heinz x Call of Duty: Warzone), “O Jatobá Refugiado”, com a Estrela Verde, que reconhece campanhas de cunho ambiental (Agência África para Articulação dos Povos Indígenas do Brasil), e o projeto “Mano a Mano – com Mano Brown” (Agência Gana para Mano Brown x Spotify).

Publicidade brasileira: Felipe Silva (sócio e Diretor de Criação – Agência Gana), Juliana Utsch (Diretora de Criação – GUT), Keka Morelle (CCO – Agência Wunderman Thompson), Felipe Simi (Fundador, CEO e CCO – Agência SOKO), Fernanda Grams (Diretora de Conteúdo / Estratégia – Agência África), Fabio Mozeli (Diretor Executivo de Criação – Agência DPZ), Marco Giannelli Pernil (CCO – Agência AlmapBBDO) e outros.

Celebridades e Mídia: Yuri Marçal (ator e comediante), Padre Júlio Lancellotti (Pastoral do Povo da Rua de São Paulo), Paola Carosella (Cozinheira, YouTuber e Empresária), Mano Brown (Cantor, Produtor musical e Empresário), Gustavo “Baiano” Gomes (streamer, criador de conteúdo – CBOLÃO), Konrad Dantas (Fundador e CEO – Kondzilla), Zé Ricardo (Diretor Artístico e Criador do Palco Sunset e Espaço Favela do Rock In Rio) e outros.

Nomes internacionais: Pablo del Campo (fundador – agência Del Campo Global – ARG), Eva Santos (Co-CCO e Fundadora Agência Delírio & Taiwan Madrid – ESP), Bruno Bertelli (CEO Global e CCO – Agência Publicis / Le Pub – ITA), Craig Barron (Diretor de Criação – Agência Magnopus Los Angeles – USA e ganhador do Oscar de Efeitos Especiais por Curioso Caso de Benjamin Button – 2008), e outros.

Ouça a entrevista no Programa Multiverso:

Deixe um comentário