Jornalismo investigativo esteve entre os temas debatidos por profissionais que são referência no país

A Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca) realizou nos dias 12 e 13 de setembro o 6º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação, em São Paulo. Foram debatidos temas atuais, como: eleições, meio ambiente, educação e diversidade cultural. Os jornalistas Breno Pires (revista Piauí), Paula Ferreira (O Globo) e Paulo Saldaña (Folha de S.Paulo) abordaram Jornalismo investigativo, a partir da vivência na cobertura do escândalo dos pastores, que derrubou o então ministro da Educação, Milton Ribeiro. 

Pires foi o primeiro a publicar a respeito do escândalo, no Estadão, seguindo denúncias de um gabinete paralelo e de corrupção. Pires relatou que buscou identificar os problemas de gestão. A investigação teve como precursor o questionamento sobre qual estava sendo o caminho do dinheiro e onde estava sendo usada a verba das emendas parlamentares na área da Educação. A partir disso, outros jornalistas começaram a ir atrás dessa pauta. Saldaña revelou que conseguiu um áudio confirmando tal especulação, de uma fonte que estava inserida no meio. Ele destaca a relação de confiança e de ética que os profissionais necessitam ter com as fontes, para que elas não tenham prejuízos. Ademais, a verificação e checagem não pode ser esquecida.

Ainda a respeito desse episódio, Paula Ferreira contou que, analisando a agenda de eventos políticos, percebeu a recorrência do título “alinhamento político”, envolvendo a participação de pessoas da bancada evangélica com muita frequência. Logo, tentou descobrir o que acontecia nessas reuniões e decidiu ligar  para cerca de 20 prefeitos até que um deles falou sobre as negociações que ocorriam.

Paula concluiu falando sobre o governo atual, de Bolsonaro que, segundo ela, demonstra mais interesse na cobertura de educação e acabou transferindo muitos jornalistas para Brasília, como ela e outros colegas. Para acompanhar outras palestras e assuntos debatidos no evento, acesse o site da Jeduca (jeduca.org.br). O conteúdo está disponível até o fim do mês, gratuitamente, para estudantes de jornalismo.

Foto de capa: Maria Ferreira dos Santos

Autora: Gabriela Taborda

Deixe um comentário