Alunas de Relações Públicas realizam projeto com unidade do grupo Randoncorp e produzem plano de comunicação interna 

Estudantes de Relações Públicas matriculadas nas disciplinas de Projeto Colaborativo I – Comunicação Interna e Estágio I, realizaram no segundo semestre de 2022 uma série de atividades em parceria com a Castertech Indaiatuba, uma das unidades de negócio recentemente adquiridas pela Randoncorp.

O desafio proposto foi baseado em uma situação real da empresa, que enfrentava problemas com a rotatividade de colaboradores e união da equipe. Com base neste propósito o grupo desenvolveu um plano de comunicação interna, que apresentou estratégias de comunicação para propiciar o fortalecimento da equipe e promover um ambiente de trabalho mais harmonioso. 

Na fase inicial os estudantes foram divididos em dois grupos de trabalho e tiveram que criar uma agência de comunicação fictícia, que contou com o desenvolvimento da marca, propósito e identidade visual. As empresas foram apresentadas à equipe Castertech no dia em que o desafio foi proposto. 

Equipe de comunicação das Empresas Randon na apresentação das empresas pelos estudantes, e lançamento do desafio

O início do plano se deu com a realização de um diagnóstico, desenvolvido por meio de entrevistas, pesquisa e uma visita técnica, realizada na unidade Castertech de Caxias do Sul. E também uma análise de públicos, que permitiu compreender mais a realidade dos colaboradores.

Visita técnica na unidade Castertech Caxias do Sul

Com base na análise dos dados foram definidos os objetivos de comunicação e desenvolvidas as propostas de ações, com indicação de cronograma de implementação e indicadores de mensuração de resultados.

No decorrer do semestre os estudantes tiveram ainda a oportunidade de participar de oficinas com a equipe de comunicação Randoncorp, que trabalharam temas afins e colaboraram para o desenvolvimento do trabalho e a construção de conhecimento.

Oficina de eventos internos com a equipe de comunicação da Randoncorp

A entrega final do trabalho ocorreu no final do semestre e contou com a presença de representantes da equipe Randoncorp e a participação online do gerente da unidade Castertech Indaiatuba, Murilo Pacheco Garcia, e da analista de marca e reputação, Gisele Monteiro.

Gisele define a experiência de aproximação com a UCS na seguinte fala: “uma das práticas da Randoncorp é a troca de experiências. Poder ter feito parte da disciplina, na qual construímos projetos muito ricos de comunicação interna e aproximação com nossos funcionários, unindo a energia e o conhecimento dos alunos com a vivência e os desafios do dia a dia de uma empresa, foi parte importante da nossa estratégia de atuar colaborativamente, sempre com foco na valorização das nossas pessoas”.

Apresentação final do Plano de Comunicação para o cliente

Para a professora Jussania Albé o projeto foi inspirador e serviu de base para a construção de novas práticas educativas. Segundo ela, “buscamos promover uma aproximação com o mercado, oportunizando uma experiência prática, desenvolvida com base nos desafios enfrentados pelas organizações. A possibilidade de uma interação efetiva oferece benefícios para ambas as partes, mostrando que academia e mercado devem cada vez mais trabalhar de forma próxima e conjunta”. 

Nas palavras da estudante Pâmela Carolina Riva, “a disciplina proporcionou diversos ensinamentos e experiências enriquecedoras. Através das aulas, do projeto realizado, das oficinas, visita e troca de conhecimento, conseguimos crescer profissionalmente e desenvolver habilidades”. 

Deixe um comentário