A 38ª Feira do Livro de Caxias do Sul inicia no próximo dia 30 de setembro,e terá como tema da edição “Tudo é leitura”, e a patrona da feira será a publicitária, jornalista e escritora Mayra Falkes, e o Amigo do livro será o professor e escritor Décio Bombassaro.

Por isso, para entrar no clima da feira e já ir montando a lista de livros, separamos aqui cinco livros escritos por jornalistas renomados, com os mais variados temas abordados em suas obras.

1. Fernando Morais – Chatô: O rei do Brasil (1994)

Se você é um apreciador da história dos primórdios da televisão brasileira, certamente irá se interessar por esse livro escrito pelo jornalista Fernando Morais. O livro é uma biografia de Assis Chateaubriand, fundador dos Diários Associados e um dos homens mais influentes e polêmicos do Brasil no século 20. Também foi o responsável por trazer a televisão ao Brasil que teve sua estreia em 3 de abril de 1950 em uma transmissão aos aparelhos instalados no saguão do prédio dos Diários Associados.

2. Eliane Brum – O olho da rua: Uma repórter em busca da literatura da vida real (2008)

Quer saber mais sobre os desafios de ser um jornalista ou até mesmo um repórter? A jornalista e escritora Eliane Brum, lançou essa obra em 2008, e o livro faz uma travessia pelo país conduzida pelo olhar de repórter da autora. Ela, que se apresenta como “escutadeira”, nos carrega por vários “Brasis” em dez grandes reportagens feitas na primeira década do século 21. Cada uma delas é contada também pelos grandes fotógrafos que a acompanharam. Em cada capítulo, Eliane revela a “história dentro da história”, ao narrar os bastidores a partir dos dilemas, das descobertas e também das dores a que se lança um repórter disposto a se interrogar sobre sua própria jornada.

3. Caco Barcellos – Rota 66 (1993)

Um dos maiores nomes da televisão brasileira e o apresentador do Profissão Repórter, da TV Globo, Caco Barcellos, lançou em 1993 a sua obra. Intitulada de Rota 66, essa obra vencedora do Prêmio Jabuti de literatura no mesmo ano em que foi lançada, relata a rigorosa investigação sobre o trabalho da Polícia Militar de São Paulo entre as décadas de 1970 e 1990. O jornalista também faz a denuncia a atuação irregular da Ronda Ostensiva Tobias de Aguiar (Rota) como um verdadeiro aparelho estatal de extermínio. O livro relata grande parte das origens da criação de um sistema de extermínio, demonstra seus métodos, desvenda sua consciência. Caco denuncia seus métodos de atuação e mostra como o sistema incentiva esse tipo de ação. Resultado de um rigoroso processo de investigação jornalística, este livro emblemático assume proporções de uma grave denúncia social.

4. Marcelo Lins – Um longe perto: Histórias de um jornalista nesse mundo que dá voltas (2021)

O jornalista e comentarista de assuntos internacionais da GloboNews, Marcelo Lins, relata em sua primeira obra escrita em 2021, lugares que nos fazem embarcar para lugares e culturas bem distantes do Brasil, tanto linguística quanto geograficamente, mas que muitas vezes nos surpreendem por se aproximarem de alguma forma da nossa realidade. A cada página, os contornos desses vários “longes” vão ficando mais nítidos, preenchidos por uma infinidade de detalhes saborosos, contados ao ritmo da memória de um jornalista que reuniu boas histórias viajando pelo mundo afora

5. Sônia Bridi e Paulo Zero – Laowai: histórias de uma repórter brasileira na China (2008)

Lançado em 2008, a jornalista Sônia Bridi juntamente com seu marido, cinegrafista e também jornalista, Paulo Zero, eram correspondentes internacionais da TV Globo em Paris desde janeiro de 2007. Em 2005 e 2006, foram pioneiros na cobertura latino-americana na China. Neste livro, Sônia Bridi conta a vida do casal na China com o filho Pedro que tinha apenas três anos quando chegaram ao país, durante os dois anos em que permaneceram no outro lado do planeta. O cotidiano, o choque cultural, os bastidores das reportagens, as paisagens, as mudanças aceleradas por que passa o país… Misto de grande reportagem com análises sofisticadas, mas didáticas e em linguagem popular, sobre política, economia, educação, meio ambiente, tecnologia, trabalho, energia, agricultura, saúde, costumes, tradições, culinária, burocracia, censura, consumo, hábitos de higiene e diário de viagem, com sabor de romance e um humor peculiar, o livro de Sônia prende o leitor e o encanta até o final da leitura.

Imagem de capa: Pexels

Autora: Ráissa Mignoni

Deixe um comentário