O Festival UCS Comunicaverso Estudantil busca promover a imersão de estudantes do ensino médio de Caxias do Sul e região nos cursos da Comunicação. Assim, aproxima os estudantes da universidade e busca auxiliar na escolha da sua futura profissão.

O evento aconteceu às 8h do dia 28 de outubro, sábado, no Campus-Sede da UCS – bloco H – em Caxias do Sul. Após a recepção dos alunos com um café da manhã, realizou-se o credenciamento e início das atividades, onde os alunos tiveram a oportunidade de conhecer os coordenadores dos cursos de Comunicação, que deram informações essenciais sobre os mesmos, esclarecendo tópicos importantes das graduações e maneiras de ingressar na UCS.

As atividades do Festival ocorreram durante o dia, com foco na Comunicação e trabalho em equipe. Cada uma das nove equipes possuía uma sala no bloco F, como local de reunião com os integrantes de seu grupo. Os times estavam acompanhados por um professor responsável de sua escola e também por um monitor voluntário, acadêmico de Comunicação da UCS.

Para a produção das atividades propostas, os estudantes podiam utilizar o bloco T, da Comunicação, que agrega a Agência Experimental de Comunicação e os laboratórios gráfico, de áudio, de vídeo e de fotografia. Eles tiveram acesso aos inúmeros espaços e demais dependências da UCS, com vasto local ao ar livre e a estrutura do Campus-Sede.

A cerimônia de premiação iniciou às 16h no UCS Cinema, com a divulgação das equipes vencedoras e seus respectivos prêmios. Os estudantes, do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio, foram premiados pelo desempenho na realização de atividades que se relacionam com a área da Comunicação. Além disso, os professores acompanhantes também foram premiados.

Os critérios de avaliação foram definidos por meio de pontuação específica para cada atividade e considerados a partir do seu grau de complexidade. Houve uma premiação especial para o grupo vencedor e para o professor acompanhante, indicado pelo corpo de jurados, formado pelos professores Anaíze Spada, Edson Luiz Corrêa, Paula Sperb e Ronei Teodoro da Silva.

Das nove equipes, as premiadas foram:

1º lugar: Cometudos – Centro tecnológico da Universidade de Caxias do Sul (CETEC)

2º lugar: Perifa de Antoni – Escola Estadual de Ensino Médio Evaristo De Antoni

3º lugar: Tropicália – Escola Estadual Técnica Caxias Do Sul (EETCS)

4º lugar: Inevitáveis – Centro tecnológico da Universidade de Caxias do Sul (CETEC)

5º lugar: The Bitous – Centro tecnológico da Universidade de Caxias do Sul (CETEC)

O Festival Comunicaverso é uma promoção dos cursos de Fotografia, Jornalismo, Produção Audiovisual, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas. O Comunicaverso agradece a todos que participaram, à equipe organizadora que tornou esse evento possível e aos apoiadores do evento: Samae, Frutos de Goiás, Box Brazil Play e Cláudia Fantasias.

Fotos: Gustavo Pozza

Autora: Luana Fongaro

Deixe um comentário