Parceria com a Universidade de Caxias do Sul aproxima empresa e colaboradores do ambiente acadêmico, da pesquisa e da inovação 

O Grupo Bertolini acaba de firmar uma parceria com a Universidade de Caxias do Sul e passa a ser empresa residente do Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação da instituição, o TecnoUCS. A inauguração do espaço de 82 metros quadrados da Bertolini no TecnoUCS foi realizada na tarde de terça-feira (12/03).

Para o CTO do grupo, Jeferson Bertolini, mais do que a presença no Campus e o compartilhamento de um espaço físico, a parceria com a UCS representa o reforço de uma das características iniciais da empresa: a inovação. “A primeira geração, os fundadores da Bertolini, tinham enraizada essa questão da inovação e nós queremos manter essa característica. Essa parceria é um novo passo na história da Bertolini. Sempre estivemos muito focados em desenvolver nossas habilidades. Queremos compartilhar esse desenvolvimento e também aprender coisas novas. Compartilhar conhecimento” – afirma. 

Assim como a Bertolini passa a ter um espaço na Universidade de Caxias do Sul, a ideia é que os pesquisadores e acadêmicos também tenham na empresa uma possibilidade de “campo de pesquisa”. Ou seja, a Bertolini abrirá suas portas para visitas guiadas e estará atenta aos movimentos ocorridos no ambiente acadêmico.   

O reitor da UCS, professor Gelson Leonardo Rech, comenta que está muito satisfeito com a vinda da Bertolini, pois isso representa a regionalização do TecnoUCS. A empresa de Bento Gonçalves é a primeira sediada fora de Caxias do Sul a se tornar residente no espaço. “Percebemos o cuidado da Bertolini com o conhecimento e o aprendizado contínuo. E isso poderá ser impulsionado ao colocarmos à sua disposição o que temos de melhor: os nossos profissionais, para além de nossas estruturas físicas, pessoas dedicadas a transformar o mundo em um lugar melhor a partir do conhecimento, que gera tecnologia e inovação”, afirmou. Esse movimento ocorre no ecossistema de inovação articulado na UCS a partir da Agência UCSiNOVA, “no conjunto dos laboratórios, das pessoas, de nossos processos, projetos e pesquisas”, contextualizou o reitor.

Durante a cerimônia de inauguração do espaço Bertolini no TecnoUCS, a pró-reitora de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, professora Neide Pessin, reforçou a característica comunitária da Universidade, suas conexões e cooperações tendo em vista o compromisso com o desenvolvimento, o futuro e a sustentabilidade. “Esses enfoques são comuns à UCS e à Bertolini, instituições de 57 e 55 anos, respectivamente, extremamente alinhadas em seus propósitos”, considerou Neide, projetando conquistas compartilhadas.

O coordenador do TecnoUCS, professor César Panisson, explica que o Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação tem entre seus objetivos potencializar e tornar as empresas mais competitivas, explorando novas oportunidades. “É um ambiente de inovação que já conta com residentes como Randon, Marcopolo, Ford, Sicredi e, agora, Bertolini. Entre os nossos objetivos está promover novos negócios para empresas que já têm suas histórias consolidadas”, informa. 

Além das empresas residentes, o TecnoUCS conta com 37 startups e deve chegar ao final de 2024 com 50 startups. “É um ambiente com muitos mestrandos, doutorandos e com muito conhecimento de mercado. Eles propõem soluções em diferentes áreas, como financeira, digital, de recursos humanos, entre outras. Assim, é muito comum que ocorram projetos colaborativos entre as empresas residentes e as startups que compartilham do ambiente”, esclarece Panisson.

Sobre o TecnoUCS e UCSiNOVA:

Espaço de fomento à pesquisa avançada, empreendedorismo e geração de inovação, o Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação – TecnoUCS tem como objetivo fundamental promover a conexão entre os atores do desenvolvimento, levando ao mundo empresarial, ao poder público e à sociedade o conhecimento produzido na Universidade.

O TecnoUCS faz parte da Agência de Inovação UCS iNOVA, estrutura de articulação entre Universidade de Caxias do Sul, empresas, governo e comunidade para o desenvolvimento de pesquisas, projetos, serviços e negócios. Além do Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação, a Agência integra as dimensões IdeiaUCS (centro de integração de ideias inovadoras), StartUCS (centro de aceleração de negócios inovadores) e o CatalisaUCS (centro de prospecção de recursos para inovação). O ecossistema de inovação reúne 90 empresas, entre residentes, incubadas e startups, incluindo Marcopolo, Instituto Hercílio Randon, Ford e Sicredi. Conectando mais de 2,8 mil empresas, instituições, entidades de classe e prefeituras via prestação de serviços, impacta, com projetos em diferentes hubs, instituições de todo o Brasil – inclusive com conexões internacionais.

Sobre o Grupo Bertolini

O grupo Bertolini está consolidado com as marcas Bertolini Móveis (1977), Bertolini Sistemas de Armazenagem (1984), Evviva Móveis Planejados (2002), Logber Logística (2010), Bertolini fornecedora de tubos, slitter e chapas de aço (2013) e Save Space (2021). Atualmente, está presente no Brasil com unidades produtivas e escritórios em Bento Gonçalves (RS), Colatina (ES), Cabo de Santo Agostinho (PE) e também no exterior, com unidades de negócio nos Estados Unidos, México e Colômbia. 

O grupo Bertolini conta com mais de 408 mil m² de área, mais de 110 caminhões próprios, mais de 1.100 colaboradores diretos e realiza exportação para mais de 25 países. 

Um pouco mais sobre cada empresa do Grupo: 

Bertolini Sistema de Armazenagem: oferece sistemas modernos e seguros em todo o território nacional e também em países como Uruguai e Bolívia. Entre seus produtos e serviços de maior destaque estão Drive in, Cantilever, Mezanino, Dinâmico, Push Back, Flow Rack, Bases Móveis e estruturas autoportantes. 

Bertolini Móveis: especializada em móveis de aço e madeira, está presente em mais de 25 países, possui unidades logísticas na Colômbia, México e Estados Unidos. No Brasil, está presente em todos os estados, com mais de 5000 pontos de venda. 

Save Space: produz móveis multifuncionais com aproveitamento inteligente de espaços como, por exemplo, mesa retrátil, cama de casal vertical, que também pode ser utilizada como mesa, e cama horizontal

Evviva: móveis planejados de alto padrão  para cozinhas, dormitórios, living, banheiros, ambientes corporativos e outros. Possui franquias em todo o Brasil e no exterior.  

Bertolini fornecedora de tubos, slitter e chapas de aço: processando aços nas especificações Fina Frio, Fina Quente e Galvanizados, a Bertolini tem estrutura tecnológica para atender a indústrias automotivas, de implementos agrícolas e rodoviários, máquinas e equipamentos, além de fabricantes do setor moveleiro, metalúrgico e da construção civil.

Logber Logística: empresa de logística que atende o Grupo Bertolini e outras empresas dos segmentos moveleiro, vinícola, autopeças, embalagens, metalúrgico, têxtil e outros, em mais de 1900 cidades do Brasil. Possui frota própria e terceirizada, com mais  200 veículos. Atende todo Brasil através de unidades logísticas próprias posicionadas estrategicamente nos estados do Rio Grande do Sul, Espírito Santo e Pernambuco. 

Crédito: Dinâmica Conteúdo Inteligente/Divulgação

Fotos: Bruno Zulian, UCS/Divulgação

Deixe um comentário