Nos três finais de semana de evento, visitantes puderam assistir a shows, apreciar a farta gastronomia, participar de atividades culturais e voltar ao passado com os Desfiles Cênicos

Desde a abertura oficial, no dia 22 de fevereiro, até este domingo, dia 10 de março, Flores da Cunha recebeu um público de mais de 93 mil pessoas na 15ª Festa Nacional da Vindima – Fenavindima, entre desfiles e visitas ao Parque da Vindima Eloy Kunz. Durante os três finais de semana de evento, foram distribuídas 20 toneladas de uva, comercializados cerca de 6,2 mil pratos típicos do município (menarosto), e mais de 2 mil pães coloniais. Só neste último final de semana foram 30 mil visitantes.

Da mesma forma que os anteriores, o terceiro e último Desfile Cênico foi um sucesso e reuniu milhares de pessoas na Av. 25 de Julho, no centro da cidade. Realizado na manhã deste domingo, dia 10, o espetáculo comunitário contou a história dos 100 anos de emancipação política de Flores da Cunha. Sob o tema “O Centenário da Colheita”, a apresentação narrou a chegada dos imigrantes italianos e a preservação de seu legado, com destaque para fé, gastronomia, música, dança e jogos; tudo com a colaboração de mais de 530 figurantes e a participação de 18 alegorias.

Os desfiles desta edição se consagraram no novo trajeto percorrido: o mesmo das primeiras festas, e que foi aprovado por boa parte das pessoas que assistiram. Além disso, o espetáculo inovou ao interagir com o público por meio de personagens que fazem parte da cultura local, e com a distribuição de pratos típicos. A dança também se fez presente, harmonizando a coreografia com a história, e, ao mesmo tempo, convidando a comunidade a participar.  

O domingo ainda contou com Jogos Coloniais e diversas atrações musicais. No palco interno: Banda Santa Cecília, Cavatappi, Lucas Barros, Estúdio de Dança Tamara Sitta com seu “Corpo de Baile” e, na arena de shows, Coral São Braz, Quarteto New Orleans, Grupo de Dança Ana Terra, Grupo Rodeio, Banda Florentina e Os Roques.

Outra atração que lotou o Parque na noite de sábado, dia 9, foi o aguardado show nacional da dupla Israel & Rodolffo. Donos do sucesso “Batom de Cereja”, os sertanejos agitaram os fãs com canções como “Bombonzinho” e “Marca Evidente”. Em uma apresentação repaginada, marcada por efeitos visuais com chamas e confetes, os goianos também interpretaram músicas gaúchas segurando a bandeira do Estado. “Querência Amada”, conhecida como o hino informal do RS, foi entoada pelo público em coro extasiado. Antes deles, o DJ Lilo Lorandi e a dupla Vitor Henrique e Gabriel aqueceram o palco externo, onde as atividades iniciaram à tarde, com o Coral Nova Trento. Também no sábado, no palco interno, ocorreram as apresentações de Tita e Rafa, Som Brasil, Coral Canto da Alegria, Maicon & Pontel e Ricardo Mabília. 

Mesmo com o tempo chuvoso, na sexta-feira, dia 8, o público compareceu ‘em peso’ na Noite Gospel, pela primeira vez em Flores da Cunha, que foi comandada por Davi Silva e Família e teve duração de 2h. Antes, a arena de shows também recebeu a apresentação do Coral Anima D’Itália e, no palco interno, foi a vez do cantor local, Mateus Lemos. 

Encerramento

Na tarde deste domingo, dia 10, na arena de shows do Parque da Vindima, foi realizada a solenidade de encerramento da 15ª Fenavindima, na qual foi destacado o espírito comunitário do evento: “A nossa festa deu certo, ela foi um sucesso, porque ninguém esteve à frente, todos estiveram ao lado. E é por isso que eu quero agradecer muito a cada um de vocês que está aqui com a gente fazendo a 15ª edição da Fenavindima. Eu, enquanto prefeito do município de Flores da Cunha, preciso agradecer a cada um de vocês, afinal, faz mais de um ano que essas pessoas estão se reunindo toda a semana, pensando na nossa festa. Eu falei, na abertura, que quando as pessoas fazem além da sua obrigação, o resultado é extraordinário. Então muito obrigado pelo resultado extraordinário da nossa Fenavindima”, discorreu o prefeito municipal, César Ulian, que pediu uma salva de palmas a todos que colaboraram com para que o evento se realizasse.

“Foi a celebração que almejamos: inclusiva e envolvente, englobando crianças, adolescentes, adultos e idosos. Sem dúvida, tivemos a maior e mais diversificada programação na história da Fenavindima, com atrações para todos os gostos musicais. Foi uma festa que uniu toda a comunidade, contando com mais de 12 comissões e 160 pessoas trabalhando voluntariamente para tornar o nosso centenário tão memorável”, disse o presidente da 15ª Fenavindima e vice-prefeito de Flores da Cunha, Marcio Rech.

Rech também destacou os elogios recebidos da comunidade e dos turistas em relação aos Desfiles Cênicos, enfatizando o número significativo de visitantes: “Essa experiência foi possível graças à beleza e harmonia dos desfiles, que foram realizados em três turnos para que todos pudessem desfrutar. Recebemos um grande público em nossa festa, com mais de 93 mil pessoas durante os três fins de semana da festividade. Ao incluirmos o período que engloba eventos prévios, como a data da escolha da rainha e princesas, ultrapassamos a marca das 110 mil pessoas.”

Além disso, a organização criteriosa foi notada por todos, com áreas dedicadas, como o Espaço Kids para as crianças e um ambiente mais inclusivo para os autistas. Encerramos essa edição com a sensação de dever cumprido e um desejo genuíno de repetir, pois só daqui a quatro anos teremos novamente uma festa dessa magnitude”, concluiu o presidente.

Na ocasião, a rainha da 15ª Fenavindima, Paula Bebber, evidenciou a força do agricultor para o município, que completa 100 anos de emancipação política em 2024: “A Fenavindima é muito mais do que uma festa, mas sim a celebração da nossa história, da nossa cultura e, principalmente, uma festa onde a gente exalta a grandiosidade da uva na nossa região; e a uva só é tão significativa por causa dos nossos agricultores. Então a gente não tem como não agradecer a todos os agricultores e expositores que participaram da Fenavindima conosco. Enquanto corte, nós nos sentimos muito orgulhosas, muito felizes de ter esse papel de representar uma cidade, um povo tão batalhador, tão simples, em um ano especial, em que a gente comemora o centenário de emancipação política de Flores da Cunha. Eu sempre falo que nesta vida nós não fazemos nada sozinhos e foi essa união de pessoas que fez a nossa festa acontecer”, destacou a soberana, agradecendo suas princesas, Bruna Marini e Caroline Foss Lovison, por toda a trajetória que percorreram juntas em prol da festa. 

Novidades da 15ª Fenavindima 

Nesta edição, a estrutura remodelada do Parque possibilitou a criação de espaços de convivência mais amplos, com diversos pontos para sentar e interagir. As áreas confortáveis e acolhedoras também permitiram às famílias usufruir da série de atividades da festa. 

A Oficina de Tortéi, ministrada pela rainha da 15ª Fenavindima, Paula Bebber, e princesas, Bruna Marini e Caroline Foss Lovison, na Escola de Gastronomia da UCS, e a Pisa da Uva, disponível no Parque, também foram inovações desta edição do evento e possibilitaram ao visitante viver as experiências da cultura italiana. 

Outro lugar que fez sucesso foi a Bodega. O ponto chamou a atenção por exibir objetos dos antigos armazéns de secos e molhados e proporcionar uma viagem de volta ao passado, com artigos como: baleiro, rádio, máquinas de escrever e fotografar, bonecas, itens de costura. Além disso, na Bodega era possível arriscar a sorte no Jogo dos Cavalinhos, nas cartas, ou ainda, sentir o gosto da infância com os doces comercializados no local, como sorvete seco, mandolates e marias-moles.

Neste ano, as vinícolas de Flores da Cunha também contaram com um ambiente especial, o Empório do Vinho, pensado para evidenciar os mais de 90 rótulos das 30 vinícolas participantes. No total, foram 57 espaços disponíveis para expositores no Parque, com oito voltados para negócios ligados à alimentação e lanches rápidos, 14 para agroindústrias, cinco para cervejarias artesanais e 21 para a multifeira, contando ainda com as nove casinhas fixas e a instalação de brinquedos infláveis. 

Entre as novidades da festa também se destacou a Sala Multissensorial, que ofereceu um pouco de aconchego e conforto em meio aos ruídos do evento. O espaço – com suporte do Grupo Teamar (Associação de Pais de Autistas de Flores da Cunha), em parceria com o Singular – Espaço de Desenvolvimento Infantil – contou com brinquedos para as crianças poderem interagir e mudar o foco de atenção, se distraindo.

E por falar em distração, nestes três finais de semana de Fenavindima não há quem não tenha ficado curioso para ver, ou fazer fotos, com o Mágico e o Galo, personagens que fazem parte da história do município. Circulando pelo Parque ou pelo Centro da cidade, eles relembraram porque o município é conhecido como a Terra do Galo.

A programação artística cultural e o Desfile Cênico Musical da 15ª Festa Nacional da Vindima foram financiados pela Lei de Incentivo a Cultura, sendo seus patrocinadores: SIM, Fante, Sicredi, Dallemole, Keko Acessórios, Banrisul, Unimed Nordeste. Apoio: Consevitis, Cresol e Sicoob. Planejamento Cultural: AM9 Produções. Realização: Círcolo Vicentini, Associação Fenavindima, Município de Flores da Cunha e Ministério da Cultura, Governo Federal Brasil União e Reconstrução.

O balanço final do evento será apresentado daqui 35 dias.

Crédito: Dinâmica Conteúdo Inteligente/Divulgação

Foto: Airton Nery

Deixe um comentário