Fenavindima

A 15ª Festa Nacional da Vindima iniciou no dia 22 de fevereiro e segue até o dia 10 de março de 2024, no Parque da Vindima Eloy Kunz – em Flores da Cunha. O tema desta edição é O Centenário da Colheita, em referência aos 100 anos de emancipação política do município. As soberanas da 15ª Fenavindima são a rainha Paula Bebber e as princesas Bruna Marini e Caroline Foss Lovison.

Nesta celebração do centenário de Flores da Cunha,  a comunidade se envolve para que o evento aconteça da melhor forma possível. A Festa movimenta a economia local e o turismo e possibilita que os comerciantes mostrem seus produtos e que os visitantes conheçam a cultura do município. A Festa Nacional da Vindima tem como um de seus objetivos enaltecer a uva, os agricultores e a produção. 

Atrações

O Parque da Vindima Eloy Kunz tem diversas atrações! Existe a clássica distribuição de uvas, a pisa de uvas para quem deseja ter essa experiência, degustação de comidas típicas com as tendas dos expositores e muito mais! Acontece também uma oficina de tortei para crianças, na Escola de Gastronomia UCS, em uma momento único de aprendizado.

No parque tem também uma bodega, que são as chamadas mercearias italianas de muitos anos atrás. Conhecida por ter brincadeiras típicas, como rifão e jogo de cavalinho, além de ter utensílios domésticos, brinquedos para crianças e objetos de decoração que saíram de fabricação ou que atualmente estão fora de moda.

Um dos pontos altos é a degustação de vinhos e suas famosas vinícolas. A Festa conta ainda com muita animação nos shows nacionais, como Israel & Rodolffo, Rainha Musical, Os Monarcas, Banda Corpo & Alma e demais atrações locais. A programação está recheada de atividades para os mais diversos públicos e gostos. 

Expositores

Os expositores ficam no Parque da Vindima Eloy Kunz, com 57 espaços. Destes, 8 são voltados para alimentação e lanches rápidos, 14 para agroindústrias, 5 para cervejarias artesanais e 21 para a multifeira. Além disso, possui 9 casinhas fixas e instalação de brinquedos infláveis, entre outras atrações.

Desfiles alegóricos

As atividades da 15ª Festa Nacional da Vindima são diversas, mas entre as principais está a celebração do tema “O Centenário da Colheita”, por meio dos desfiles alegóricos. É utilizada como referência a chegada dos 100 anos de emancipação política do município. 

Os desfiles são divididos em 3 grandes blocos, iniciando com a distribuição de uvas. A primeira temática reflete os fatos históricos, como a chegada dos italianos e sobre algo muito importante para a comunidade: a fé. Em seguida, os participantes mostram as conquistas de Flores da Cunha desde a sua emancipação.

Para finalizar, o desfile retrata a celebração das conquistas de maneira divertida: sempre à mesa, com muita comida boa, música, dança e encontros. A última alegoria tem a presença da rainha Paula Bebber e das princesas Bruna Marini e Caroline Foss Lovison, acolhendo e agradecendo a comunidade e aos visitantes por participarem desse momento importante. 

Tour guiado pelo Campanário da Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes

O Campanário da década de 40 é um ponto turístico de referência em Flores da Cunha. O nome Campanário vem da palavra “campana”, que significa sino em italiano. Sendo assim, é uma torre feita para conter sinos. O Campanário da Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes fica no centro de Flores da Cunha e possui 5 sinos. 

O Campanário foi construído em 3 anos: de 1946 a 1949 e os sinos tocam diariamente a cada hora que passa. O prédio passou por um processo de restauração e está aberto para visitação guiada. A edificação possui 55 metros de altura e 218 degraus até o topo, com uma linda vista da cidade. 

Vinícola Salvattore: degustação e tour

Este é um empreendimento da família do enólogo Antonio Salvador e se localiza em um dos prédios mais antigos de Flores da Cunha. O local fica próximo ao Campanário e passou por uma reforma que levou aproximadamente 10 anos, buscando a melhoria para os visitantes. 

A vinícola oferece experiência completa de degustação de vinhos, com tour guiado pelo enólogo Daniel Salvador (filho de Antonio e proprietário) ou por seu pai ou sua mãe. O passeio dura aproximadamente 1 hora, iniciando pelo prédio e em seguida, degustando vinhos e espumantes da vinícola.

Paradouro do Suco

Na localidade de Alfredo Chaves tem o Paradouro do Suco, que oferece degustação de suco e comidas típicas italianas. O Paradouro possui um local ao ar livre com gramado e uma torre panorâmica – com 22 metros de altura, equivalente a um prédio de 4 andares – com uma vista superior privilegiada. 

E não para por aí! Há a possibilidade de fazer um passeio de caminhão pela região, com um guia acompanhando a atração. O passeio dura 30 minutos e os visitantes têm a oportunidade de saber mais sobre a história do local e dos vinhedos. O passeio é pelos arredores das parreiras, observando de longe outras vinícolas e famílias empreendedoras.

Vinícola Família Bebber

A Vinícola Família Bebber fica localizada próximo do paradouro e diferente da Vinícola Salvattore, a Bebber não oferece uma visitação técnica. O seu foco é a experiência em relação às bebidas e ao local. Possui ambiente ao ar livre, com mesas e sofás na parte externa e inaugurou recentemente um novo ambiente, para melhor acolher os visitantes.  

O ambiente é aconchegante e há a famosa degustação de vinhos, promovendo uma experiência imersiva na vinícola. O estabelecimento oferece também degustação harmonizada, que proporcionam uma combinação perfeita entre as características dos vinhos e alimentos. 

Gastronomia

E claro que não pode faltar o prato típico oficial do município, o Menarosto! O Restaurante Parque da Vindima oferece esse prato tradicional. Menarosto é um método de cozimento que consiste em assar carne de porco, galeto e codorna sem ter contato direto com as chamas, somente com a brasa. Possui como acompanhamento massa, polenta frita, maionese de batata entre outros.

Curiosidade

Flores da Cunha foi por muito tempo conhecida por “Terra do Galo”, mas você sabe por quê? 

Isso é por causa de um acontecimento aproximadamente no ano de 1934, quando um mágico passou pelo município. Ele prometeu que cortaria a cabeça de um galo, e que com uma mágica o faria cantar novamente. Entretanto, no momento da apresentação, o mágico ficou em apuros e simplesmente fugiu. 

Entre os presentes havia algumas autoridades e com a fuga do mágico, o público ficou esperando que ele voltasse ao palco. Porém, o mágico nunca mais foi visto e isso foi motivo de deboches por um certo tempo. Na década de 1960 foram tomadas atitudes que proporcionaram examinar o passado e recontar essa história como uma memória de graça e de alegria. 

Fotos: Milena Ortigara

Autora: Luana Fongaro

Deixe um comentário