Confira a cobertura do primeiro dia de evento e saiba mais sobre a sua história

O Comunicaverso teve a oportunidade imperdível de fazer parte da cobertura do Mississippi Delta Blues Festival 2023! O evento aconteceu nos dias 07, 08 e 09 de dezembro e o time AEC se fez presente no primeiro dia! O evento está na sua 14ª edição e se consolida como o Maior Festival de Blues na América Latina. O MDBF 2023 – B.B. King Museum Edition aconteceu no Parque da Festa da Uva, em Caxias do Sul/RS. 

Saiba mais sobre B.B. King:

O brilhante Riley Ben King nasceu em 1925 em Itta Bena, em meio às plantações de algodão do Delta do Mississippi. King iniciou sua trajetória tocando na calçada e em bares em Indianola, onde desenvolveu seu estilo próprio de tocar guitarra e cantar, tornando-se inconfundíveis. Seu estilo singular se desenvolveu ao longo da carreira e, somado ao seu carisma, levou B.B. King do anonimato à fama internacional.

A música de B.B. King é conhecida mundialmente, com tamanha grandiosidade que as notas de sua guitarra encantam a todos com sua arte. Suas composições ultrapassam os limites de tempo, gênero e cultura ao redor do mundo. Para honrar essa herança singular, o Mississippi Delta Blues Festival realizou em 2023 a sua B.B. King Museum Edition!

A aventura iniciou em 2008, percorrendo uma história com grandes acontecimentos e registrando sua marca entre os maiores festivais de Blues do mundo. O Mississippi Delta Blues Festival apresenta o tema da edição de Caxias do Sul deste ano, em uma parceria inédita com o B.B. King Museum e Delta Interpretive Center para a 14ª edição do Maior Festival de Blues na América Latina!

Para 2023, o tema é B.B. King Museum”, pois toda lenda merece um registro à altura. Riley Ben King, natural do Delta do Mississippi, adotou “Blues Boy” como pseudônimo para atuar na rádio WDIA, se tornando B.B. King um dos melhores guitarristas do mundo pela revista Rolling Stone – ao lado de Eric Clapton e Jimi Hendrix.

O museu, chamado “BB King Museum and Delta Interpretive Center” fica em Indianola, no Mississippi. Além de prestar um tributo ao mestre, presta homenagem à história do Blues. O museu foi inaugurado em 13 de setembro de 2008, com atrações interativas e promove a preservação do Delta Blues e de sua cultura. Sendo também, o túmulo de B.B. King, falecido em 2015, aos 89 anos.

Conheça a história do MDBF:

O Mississippi Delta Blues Festival iniciou em 2008 quando os proprietários do Mississippi Delta Blues Bar retornaram de uma viagem inspirada nos Estados Unidos. Ao assistirem o lendário Chicago Blues Festival perceberam a necessidade de uma comemoração de final de mais um ano do bar. Reunindo alguns amigos e artistas, já na sua primeira edição o evento surpreendeu, trazendo para Caxias do Sul grandes atrações internacionais, como J.J. Jackson e Magic Slim.

Em 2020, foram surpreendidos pela pandemia de coronavírus e pela primeira vez desde o início do Festival, os eventos tiveram que ser adiados. Foi um tempo de incertezas e mudanças: o Mississippi saiu da Estação Férrea e se reinventou como Blues Club nas réplicas de Caxias do Sul dentro do Parque da Festa da Uva. Em 2020 houve uma edição online que superou as expectativas e devolveu um pouco da sensação de estar juntos novamente. 

Em todos estes anos inúmeras atrações passaram pelos palcos, fazendo a plateia se surpreender. O sucesso da primeira edição foi tanto que vieram outras, e a cada ano a responsabilidade de atender as expectativas do público ia aumentando. A organização não mediu esforços para se superar, produzindo eventos incríveis. O Mississippi Delta Blues Festival se tornou um dos principais eventos do calendário de Caxias do Sul, além de impulsionar o nome da cidade para o país e o mundo. 

Miguel Zamboni entrevista Toyo Bagoso e Flávia Vidor

O Comunicaverso teve a chance de entrevistar Toyo Bagoso – criador, organizador e responsável pelo evento – e Flávia Vidor, apresentadora do Festival. Confira abaixo a entrevista:

Fotos: Milena Ortigara e Luana Fongaro

Autora: Luana Fongaro

Deixe um comentário