Desfile cênico noturno e show da Banda Brilha Som foram as grandes atrações. Evento segue até o dia 10 de março em Flores da Cunha

Um público de mais de 35 mil visitantes, que degustou cerca de sete toneladas de uva, e apreciou 2 mil pratos de menarosto. Esses números são os resultados das atividades realizadas no Parque da Vindima Eloy Kunz e do Desfile Cênico Noturno, que ocorreu no Centro de Flores da Cunha, durante o segundo final de semana da 15ª Festa Nacional da Vindima – Fenavindima. Desde o dia 22 de fevereiro, mais de 63 mil pessoas participaram das atividades da festa, e puderam aproveitar mais de 12 mil quilos de uva, além de saborear 3,5 mil pratos de menarosto e mais de 800 pães coloniais.

Com uma intensa programação cultural, gastronômica, desfile cênico e shows de artistas de renome no cenário nacional, as atividades do segundo final de semana iniciaram na tarde de sexta-feira, dia 1º de março, com a peça teatral “Faísca D’Água”, interpretada pelo Grupo Ueba, que teve como espectadores os alunos de escolas do município. À noite, foi a vez do Padre Ezequiel Dal Pozzo, que além de sacerdote é cantor, escritor e compositor, ocupar a arena de shows para cantar e fazer suas pregações ao público, que compareceu em peso à apresentação. Logo após, foi realizado o Jantar de Confraternização e Premiação do Concurso de Uvas da 15ª Fenavindima, voltado para agricultores e expositores. A programação encerrou com o som da banda local Os Rebobinados, que animou o público com sucessos do rock nacional. 

No sábado, dia 2, o público lotou a Av. 25 de Julho para assistir ao segundo Desfile Cênico da 15ª Fenavindima. Por ser realizado à noite, o que é uma novidade, o evento atraiu olhares curiosos de pessoas de todas as idades e lugares. Foi um verdadeiro show de luzes que encantou os presentes e, pela primeira vez, pôde contar com os recursos cênicos de iluminação do Campanário da Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes. Além disso, ao longo da Av. 25 de Julho, estavam dispostos diversos pontos com iluminação, tudo para que os espectadores não perdessem nenhum detalhe. 

O espetáculo também inovou ao interagir com o público por meio de personagens que fazem parte da cultura local, tais como: o Frei Salvador, a Nona Joana, o Sanguanel, o Nanetto Pipetta e o Mágico, este acompanhou todo o corso e auxiliou na descrição dos detalhes das alegorias, narrando a linha do tempo de Flores da Cunha. As novidades seguiram com a distribuição de pratos típicos, como pão, polenta, menarosto, graspa, vinhos e sucos. Além disso, a dança se faz presente em boa parte da apresentação, buscando harmonizar a coreografia com a história do município.

Em meio a luzes e sombras, contornos, linhas, traços e cores, cerca de 530 figurantes percorreram o trajeto carregado de significado, uma vez que permitiu revisitar o passado, por ser o mesmo das primeiras edições da festa.

A mudança de percurso foi aprovada pelo público, que considerou o desfile noturno inesquecível para o município. Como é o caso da moradora de Flores da Cunha, Marcia Schiavenin, que enfatizou que este foi, certamente, o melhor desfile da história da Fenavindima. 

Inspirada no tema da 15ª edição da festa, “O Centenário da Colheita”, a apresentação foi dividida em três grandes blocos e integrada por 18 alegorias. Primeiramente, foi narrada a história da chegada dos imigrantes italianos e a preservação de seu legado por meio da religiosidade, que emocionou ao ser retratada com a procissão à luz de velas. Em seguida, as alegorias demonstraram as conquistas de Flores de Cunha, alcançadas desde sua emancipação até o centenário. Para encerrar, o corso enfatizou a celebração das conquistas da melhor forma: sempre à mesa, com muita comida, música, dança, encontros e diversão. A última alegoria contou com a presença da rainha, Paula Bebber, e das princesas, Bruna Marini e Caroline Foss Lovison, que acolheram e agradeceram à comunidade e aos visitantes por fazerem parte desse momento único. 

Outro ponto alto deste final de semana foi o show da banda gaúcha Brilha Som, que surpreendeu pelo sucesso e carisma com o público na tarde deste domingo, dia 3.  Com seu estilo dançante das músicas de baile e repertório eclético, a banda de Feliz teve sua apresentação marcada pela interatividade, prova disso foi que a corte da 15ª Fenavindima subiu ao palco para cantar, juntamente com a banda, a música “Querida Amiga”. Logo após, a banda katchakera Corpo & Alma levou à festa a composição de Wilceu Pause que conquistou os quatro cantos do país, tornando-se o hit nacional do ano de 2022: “Perigosa e Linda”. 

O domingo ainda contou com Jogos Coloniais (modalidades: pisa da uva até encher o garrafão, corrida de cariola, debulhar milho, corrida de saco e arremesso de queijo), e apresentações do Coral Stella Alpina, Grupo Estilo Campeiro e Banda Artemis.  

Nos três dias de evento, foi possível apreciar a farta gastronomia do município, seja por meio do menarosto, da uva, ou de produtos comercializados nos pavilhões da agricultura familiar, nas casinhas, no bosque, ou na praça de alimentação.  Além disso, nesta edição, a estrutura remodelada do Parque possibilitou a criação de espaços de convivência mais amplos, com diversos pontos para sentar e interagir. As áreas confortáveis e acolhedoras também permitiram às famílias permanecer mais tempo no local e usufruir da série de atividades da festa.

Uma delas é a Bodega, que tem feito o maior sucesso entre os visitantes. O local chama a atenção por exibir objetos dos antigos armazéns de secos e molhados e proporcionar uma verdadeira viagem de volta ao passado interiorano, com artigos como: baleiro, rádio, máquina de escrever e fotografar, bonecas, itens de costura, embalagens. Além disso, na Bodega é possível arriscar a sorte no Jogo dos Cavalinhos e no jogo de cartas, ou ainda, sentir o doce gosto de infância com sorvete seco, pirulitos em forma de chupeta, marias-moles e mandolates. 

A 15ª Fenavindima ocorre de 22 de fevereiro a 10 de março de 2024. O evento oferece entrada gratuita nas sextas-feiras. Aos sábados e domingos o ingresso de acesso ao Parque da Vindima, que pode ser adquirido no local, custa R$ 20. Crianças de 5 a 12 anos, estudantes, idosos, jovens de baixa renda (de 15 a 29 anos, mediante apresentação da carteirinha do ID Jovem do CadÚnico) e doadores de sangue (mediante apresentação de comprovante) pagam meia. No local há estacionamento gratuito e pago (R$ 20). Na data do show nacional, 9 de março, o valor de acesso ao Parque será válido até às 17h, após será cobrado o valor do Setor Arena. A comercialização de ingressos para assistir aos shows nacionais está sendo feita pelo site www.am9producoes.com.br ou diretamente na SIM Rede de Postos (Av. 25 de Julho, 3060 – Bairro Videiras, Flores da Cunha).

A programação artística cultural e o Desfile Cênico Musical da 15ª Festa Nacional da Vindima são financiados pela Lei de Incentivo a Cultura, sendo seus patrocinadores: SIM, Fante, Sicredi, Dallemole, Keko Acessórios, Banrisul, Unimed Nordeste. Apoio: Consevitis, Cresol e Sicoob, Planejamento Cultural: AM9 Produções e a Realização é do Círcolo Vicentini, Associação Fenavindima, Município de Flores da Cunha e Ministério da Cultura, Governo Federal Brasil União e Reconstrução.

Confira a programação completa para o último final de semana:

Sexta-feira, dia 8 de março (Entrada gratuita)

ARENA DE SHOWS 

20h: Noite Gospel com Davi Silva e Família 

21h: Quarteto New Orleans 

PALCO INTERNO 

19h: Mateus Lemos 

MENAROSTO – 20h: Jantar

Sábado, dia 9 de março 

ARENA DE SHOWS 

13h: Coral Nova Trento 

SHOW NACIONAL 

18h: Show com DJ Lilo Lorandi + Intervalos

20h: Show de abertura com Vitor Henrique e Gabriel 

22h30min: Israel & Rodolffo 

PALCO INTERNO 

14h: Tita e Rafa 

16h: Som Brasil 

17h: Coral Canto da Alegria

18h: Maicon & Pontel 

19h: Ricardo Mabília 

MENAROSTO

12h, 13h30min e 15h: Almoço 

20h e 21h30min: Jantar 

Domingo, dia 10 de março 

ARENA DE SHOWS 

11h: Coral São Braz 

12h: Coral Anima D’Itália 

13h: Jogos Coloniais (Modalidades: pisa da uva até encher o garrafão, corrida de carriola, debulhar milho, corrida do saco e arremesso de queijo)

14h: Grupo de Dança Ana Terra, de São Francisco de Paula 

16h: Grupo Rodeio 

19h30min: Banda Florentina 

21h: Os Roques 

PALCO INTERNO 

13h: Banda Santa Cecília 

15h: Cavatappi 

17h: Lucas Barros 

19h: Estúdio de Dança Tamara Sitta com seu “Corpo de Baile” 

10h: Desfile Cênico na Av. 25 de Julho – Centro 

MENAROSTO

11h, 12h30min e 14h: Almoço 

Crédito: Dinâmica Conteúdo Inteligente/Divulgação

Foto: Anelise Dambros

Deixe um comentário