A produção é baseada em fatos reais e retrata histórias de sobrevivência durante a revolução de 1923 na cidade.

O lançamento do documentário “Escondidos”, acontecerá no dia 27 de setembro de 2021, em Caxias do Sul, com início previsto para às 19h, na modalidade on-line. A realização é do XVII Colóquio no Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, em parceria com a equipe do documentário.

A produção é uma viagem ao passado, mais precisamente quando a Revolução de 1923 chega na Serra Gaúcha, o que leva muitos cidadãos de Caxias do Sul a tomar sua posição ao lado de Borges de Medeiros, ou de Assis Brasil. Os que ficaram sem tomar lado se tornaram alvo fácil para Maragatos e Chimangos, que invadiam suas propriedades para saquear sua produção. Muitas vezes “convocavam” homens e jovens a se juntar à sua causa, a simples recusa poderia significar uma sentença de morte. Com medo a população começa a ter atitudes desesperadas, tanto na cidade quanto no campo, escondendo animais e mantimentos. 

Esse é o clima que será apresentado nas cinco histórias que compõem o documentário. A produção visa mostrar para a sociedade como foi este período para a região, as dificuldades, desafios do dia a dia, bem como a relação entre as pessoas. As histórias relatadas pelas pessoas foram passadas de geração em geração e estavam caindo no esquecimento. O documentário faz o resgate e a preservação da memória. Para tornar tudo o mais real possível, a produção de época contou com treze atrizes e atores, mais de vinte figurantes e seis locações de Caxias do Sul.

O projeto Escondidos, nasceu por meio de pesquisas do banco de Memória Oral do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, assim como referências fotográficas fornecidas pelo setor da Fototeca. A ajuda também veio de Elenira Prux que deu o ponto de partida para ideia de um curta com esta temática, mostrando a história de um cavalo escondido no sótão do prédio onde se situa o Arquivo Municipal atualmente. Além disso, a Equipe do Arquivo nos colocou à disposição o próprio sótão para gravações internas da narração do documentário.

“Desde o Projeto Experimental do documentário “O Crime dos Irmãos Biondo”, o Arquivo Municipal e toda sua equipe, se mostraram essenciais para a consolidação deste projeto, e para os futuros. Desta parceria, como foi feita no documentário “O Crime dos Irmãos Biondo”, nasce esse Colóquio, desta vez para o lançamento do documentário  “Escondidos”, não pensaria em lugar e evento melhor para tal lançamento”, explica Gustavo Fabião, idealizador do projeto.

Sem os parceiros envolvidos, a realização do documentário não seria possível. Os cenários, figurinos e objetos de época fizeram toda a diferença para a reconstrução histórica das cenas dramatizadas. Por esse motivo, as parcerias com Casas Bonnet, Grutão Ecoparque, Museu Zinani, Arquivo Municipal de Caxias do Sul, Museu Municipal de Caxias do Sul, Chácara Família Vebber e Miseri Coloni, foram fundamentais para o projeto.

O documentário “Escondidos” foi contemplado pelo edital Criação e Formação – Diversidade das Culturas, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) em parceria com a Fundação Marcopolo. Após finalizado o documentário será disponibilizado ao Arquivo Municipal João Spadari Adami, para fazer parte de seu acervo de memória audiovisual.

Ficha técnica Escondidos

Direção, Roteiro e Pesquisa: Gustavo de Resende Fabião

Produção e Produção Executiva: Rafael Vebber

Direção de Fotografia: Carlo De Bortoli

Assistente de Fotografia: Geovane Blanco

Edição e Finalização: Carlo De Bortoli

Captação de Som Direto: Geovane Blanco

Direção de Arte: Lidiane Soares e Tamyris Portolan

Maquiagem: Lidiane Soares

Figurino: Tamyris Portolan

Costureira: Fátima Vebber

Trilha Sonora: Éder Bergozza

Assessoria de Comunicação e Redes Sociais: Milene Rostirolla

Design e artes para redes sociais: Milene Rostirolla

Foto Still: Lidiane Soares, Carlo De Bortoli e Milene Rostirolla

Making off: Lidiane Soares

Atores

Ágatha Cristina

Bruna Alves

Carla Vanez

Davi Soul

Fabiano Daniel Xavier

Gustavo de Resende Fabião

Heitor Alves

Joana Nahorny

Jorge Araújo

Julio Romero

Manoela Portolan Chaves

Maria Clara Moccelin Signori

Miguel Alves

Rafael de Souza Susin

Tiago Nichele dos Santos

Valentina Ruth de Souza

E dezenas de figurantes

Deixe um comentário