Evento tradicional abriu calendário de alinhamento e preparação para o novo semestre, com seminário que se estende até o final de fevereiro. Pertencimento é palavra-chave no engajamento da comunidade acadêmica para o novo ciclo

Se o significado de “pertencimento” é conceito-chave para orientar atividades e vivências pedagógicas ao longo de 2024, nada melhor do que a proximidade do reencontro com colegas e a acolhida pela gestão acadêmica para alinhar enfoques e perspectivas para o primeiro semestre letivo deste ano, que se inicia no dia 4 de março. Assim foi o Encontro dos Professores com a Reitoria, tradicional ao período e nesta edição mobilizador a partir do tema Educação Humana para um Mundo em Transformação. No dia 19 de fevereiro, no UCS Teatro, o evento foi ponto de partida para a programação do seminário Universidade, Docência e Formação Humanística, de 20 a 23 e de 26 a 29 de fevereiro, organizado pelo Núcleo de Formação de Professores (NUPRO) da UCS, para promover estudo e reflexão sobre o papel da docência científica-pedagógica na formação humanística e abordar mais temas vinculados ao projeto pedagógico institucional. A programação pode ser conferida através deste link.

O reencontro, como contextualizou o reitor Gelson Leonardo Rech, foi precedido de muito trabalho, que envolveu as mais diversas e complementares áreas no âmbito de gestão e processos acadêmicos, com enfoque nos objetivos institucionais e na sustentabilidade; bem como a relação com alunos, docentes, funcionários, comunidade e parceiros dos setores público e privado. “A UCS é uma Instituição viva e pulsante para além do ensino”, celebrou. Aos professores, que desempenham “a nobre tarefa de formar pessoas em uma universidade comunitária”, evidenciou a oportunidade de solenizar o momento de acolhida e alinhamento. Diante dos números da atuação institucional no último ano e do impacto de cada ação nos alunos e na comunidade, traduzida em um vídeo produzido pelo UCSplay, reverenciou a todos integrantes dessa trajetória: “nossa missão de formação integral, de liderarmos uma instituição e de estarmos à frente dos alunos, pessoas cuidando de projetos de vida, está acontecendo”, avalia, em conexão entre o ético e o técnico, o profissional e o atitudinal.

No processo de alinhamento institucional, o momento também teve apresentação das diretrizes estratégicas para 2024, que consideram o recredenciamento institucional e do EaD, a elevação do status da unidade de Torres a campus, os cursos de graduação, inclusive no portfólio UCS Digital, novos mestrados e doutorados e a disseminação das estruturas de inovação em todos os campi, entre outros importantes projetos.

Professora da UCS há 47 anos, Maira Ester Soares de Carli.

Pertencimento Docente

“Quem tem o sentimento de pertencimento faz mais, melhor e para além da própria profissão, faz por propósito e como parte de uma comunidade. Com esse sentimento nos tornamos um grupo social motivado, realizador e inquebrantável”, congregou o reitor. Nesse engajamento em torno de princípios, conceitos e fundamentos, apresentou o novo Caderno do Professor, que reúne elementos do projeto pedagógico institucional, com subsídios estratégicos, pedagógicos e administrativos. Simbolicamente, entregou o material em mãos às professoras Maira Ester Soares de Carli, na UCS há 47 anos, e Marina Benato, que ingressou na Instituição há cinco meses.

Destaque em Docência

Resultado da Avaliação On-line, processo de consulta à comunidade acadêmica que impulsiona melhorias contínuas há 20 anos, foram homenageados os Destaque em Docência que, na avaliação dos acadêmicos, se distinguiram pelo trabalho pedagógico qualificado entre os anos de 2022 e 2023, considerando critérios especificados. Amor, delicadeza, paciência, exemplo, conhecimento, didática e interesse foram alguns dos elementos destacados pelos estudantes nos comentários descritivos que agregavam às avaliações, afirmando o impacto da prática pedagógica. “A docência é um exercício de imortalidade. Todo saber compartilhado multiplica-se e permanece ecoando na existência de tantos profissionais que a cada dia, em nossas salas de aula, convivem conosco e vão se formando. A docência em uma IES Comunitária é marcada por compromissos com a comunidade, com a profundidade formativa não apenas técnica, mas também humanística e cidadã”, corroborava o anúncio dos destacados feito pelos pró-reitores de Graduação, Terciane Ângela Luchese, de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Neide Pessin, e de Pesquisa e Pós-Graduação, Everaldo Cescon. Os certificados foram entregues pelo reitor e pelo vice-reitor, Asdrubal Falavigna.

Área do Conhecimento de Ciências da Vida
Cristiane Boff Trevisol
Fábio Antunes Rizzo
Área do Conhecimento de Ciências Exatas e Engenharias
Luis Rafael Bonetto
Michele Otobelli Bertéli
Área do Conhecimento de Humanidades
Karen Cristina Rech Braun
Lucas Fürstenau de Oliveira
Área do Conhecimento de Ciências Sociais
Bruna Dachery
Rosimeri Machado
Área do Conhecimento de Ciências Jurídicas
Alexandre Cortez Fernandes
Felipe Vanin Rizzon
Área do Conhecimento de Artes e Arquitetura
Bernardete Lenita Susin Venzon
Aline Valéria Fagundes da Silva

Missão Universitária

Evidenciando a alegria pelo encontro, o presidente da Fundação Universidade de Caxias do Sul, bispo Dom José Gislon, exaltou o ambiente universitário como espaço onde os diversos saberes e perspectivas se completam em harmonia, valorizando a gramática do diálogo. “Creio que as universidades têm um papel importante a desempenhar em uma mudança de época no processo de transformação cultural e social, como sinal de maior responsabilidade em relação aos problemas de hoje que afetam as necessidades dos mais pobres e o meio ambiente. Devem, também, ser protagonistas, oportunizando espaço para investigação real e debates que gerem alternativas para os problemas de hoje”, considerou, valorizando a importância da universidade enquanto instituição global, que responde à necessidade de centrar a educação na pessoa como indivíduo e na comunidade como expressão da pluralidade.

A presidente da Associação dos Docentes da UCS, Marlova Jaqueline Macedo Mendes, destacou o orgulho de contribuir para uma missão institucional comunitária que vai além da sala de aula, visando ao progresso social. Dentro do papel associativo em defesa dos interesses dos professores, sustentou a importância de sua união e participação nos processos de gestão universitária.

O momento cultural de encerramento ficou a cargo do Coro Juvenil do Moinho/UCS, com a interpretação de três canções.

Fotos: Bruno Zulian

Fonte: ucs.br

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