A jornalista, e agora escritora, Ilze Scamparini esteve nesta segunda-feira, dia 26, no auditório do bloco A da Universidade de Caxias do Sul. Scamparini participou de um bate-papo, conduzido pelo jornalista Tales Armiliato, e divulgou seu livro “Atirem direto no meu coração.” A jornalista é correspondente da Rede Globo na Itália, Vaticano e região, tendo como base a capital Roma.

No início da conversa, Ilze comentou sobre sua vida profissional na Itália e principalmente, suas vivências com os papas, explicando como funciona essa troca de líderes da Igreja Católica. Posteriormente, falou sobre o “lobby gay” e contou que a frase icônica do Papa Francisco, “Quem sou eu para julgar”, foi uma resposta a uma pergunta sua durante entrevista coletiva do pontífice.

Ilze também relatou curiosidades sobre a prática do jornalismo e o seu profissionalismo como repórter. A correspondente lembrou que o jornalismo de hoje é algo incrível, pela facilidade de documentar uma notícia e pela sua multifuncionalidade. No entanto, destacou a importância de valorizar os conceitos do jornalismo passado e, consequentemente, trazê-lo para a atualidade de forma mais tecnológica. Em relação ao profissionalismo, enfatizou que o jornalista ainda é um ser humano e que apesar da imparcialidade e neutralidade, precisa colocar um pouco de emoção na notícia, humanizá-la.

Sobre o seu livro, Ilze segredou que ela sempre gostou de contar histórias. O objetivo da obra, escrita durante quatro anos, é contar a história da guerra do Kosovo na visão de uma mulher. Pois para Scamparini, a mulher em si é muito mais sentimental e naturalmente enfrenta grandes desafios. Isso fica mais evidente, pois o livro é sobre uma sérvia cristã que participou da guerra. O texto não trata apenas da guerra, mas sim das consequências e sofrimento que ela traz, mostrando que apesar da protagonista ter tomado algumas decisões ruins, ela continua sendo uma vítima. Logo após o bate-papo, Ilze se dirigiu para a sessão de autógrafos, conversas e fotos com o público.

Autora: Rhebekka de Moraes

Deixe um comentário