A avaliação é para estudantes e professores da Universidade de Caxias do Sul. O processo está disponível até o dia 27 de novembro. O objetivo da avaliação é buscar a melhoria de diversos aspectos da UCS, a partir dos resultados obtidos.

A avaliação é como uma pesquisa de satisfação, onde os acadêmicos têm a oportunidade de avaliar pontos positivos e negativos. Desde fazer uma avaliação dos cursos, como disciplinas, professores e demais apontamentos – inclusive sobre a sua participação como estudante.

Este é um importante canal de comunicação entre Universidade e acadêmicos. Compartilhar a sua própria experiência e percepção é imprescindível para a UCS continuar aprimorando cursos, serviços e processos. Afinal, uma Universidade é composta principalmente por estudantes e uma IES renomada como a UCS, busca sempre o melhor para os acadêmicos.

A participação é totalmente anônima, ou seja, sem a sua identificação reconhecida pelos demais participantes ou pelos docentes. A resposta ao questionário é voluntária. Entretanto, quanto maior o número de participantes, mais significativos são os resultados, e mais importância eles têm nas tomadas de decisões.

Serão avaliadas diversos aspectos, como as condições de ensino e aprendizagem de todas as turmas e disciplinas. A avaliação inclui a autoavaliação dos professores e estudantes, a avaliação do desempenho dos docentes pelos acadêmicos e a avaliação das turmas pelos professores.

São analisados outros fatores, como infraestrutura, serviços, bibliotecas, laboratórios, cursos na modalidade à distância e disciplinas EAD de cursos presenciais. Como pode-se destacar a pesquisa é ampla e engloba diversos pontos importantes da Universidade. Avalia-se também os cursos como um todo e a Gestão Acadêmica.

Os processos de Avaliação On-line são coordenados pela Comissão Própria de Avaliação (CPA). A CPA é uma comissão com representação ampla da comunidade acadêmica (docentes, estudantes e funcionários) e comunidade externa. Sua função é supervisionar o desenvolvimento dos processos de avaliação e o uso efetivo dos resultados para o planejamento de ações de melhoria.

A avaliação mostra a realidade e visão que os estudantes têm da sua graduação, auxiliando na tomada de decisões voltadas para aprimorar ações no ensino. A etapa da graduação é importante, por isso a Instituição preza pelo melhor, para que os universitários – futuros profissionais – tenham uma boa experiência na UCS.

Saiba como participar:

É possível acessar pelo Portal UCSVirtual – na aba graduação ou pelo aplicativo UCS Oficial, disponível para Android e IOS. O acesso aos formulários de avaliação podem ser feitos por este link! Além disso, estão distribuídos cartazes com QR code pelos diversos blocos, para facilitar o acesso à Avaliação.

Os resultados de avaliações e comentários incluídos nos formulários são fundamentais para o Planejamento Institucional. Sua opinião é muito importante! Faça sua parte e compartilhe seu ponto de vista, sempre de maneira bem-educada.

Autora: Luana Fongaro

Deixe um comentário