Aluno de Jornalismo da UCS, Lucas de Souza Marques (22), tem conto publicado na coletânea Roteiros Adaptados, publicada pela editora Persona.

Foto: Lucas de Souza Marques

Lucas mora em Bento Gonçalves, trabalha como assessor de imprensa e está cursando o último semestre do curso de Jornalismo na UCS. Seu conto, chamado “1999”, foi publicado na coletânea Roteiros Adaptados, coleção que conta com mais de 30 histórias inspiradas em roteiros e em filmes já lançados, e que de alguma forma marcaram o escritor.

Sempre gostei de escrever, acho que foi um dos principais fatores que me levaram para o jornalismo. Mas além das notícias e do factual, sempre gostei de “viajar” nas palavras e explorar aquele mix de sentimentos que eu sentia quando estava triste, feliz, com raiva, magoado, ou simplesmente com preguiça e carência. Funciona quase como uma válvula de escape. Às vezes eu nem senti aquilo, ou nem vivi a história, mas consigo descrever com detalhes o que imagino que aquela ação possa gerar no coração de alguém. É confuso, eu sei, mas pense que eu escrevo o que sinto e o que imagino que os outros sentem.”

Sobre o processo criativo, Lucas conta que, 

“Foi bem curioso. Eu estava dando uma passeada pela Internet e encontrei um post da Persona falando sobre o concurso que escolheria os melhores contos baseados em filmes e que transformaria essas histórias em um livro. Meio que no impulso, revisei o conto que já havia escrito tinha um tempo e mandei, mas isso sem qualquer expectativa. Tempos depois recebi um e-mail falando que meu texto tinha sido um dos escolhidos. Caí para trás. Até achei que era piada, mas quem tinha mandado o e-mail era a editora mesmo.”

Foto: Lucas de Souza Marques

“O conto 1999 é baseado no filme Procura-se um amigo para o fim do mundo (2012). E conta a história do Mateus, um menino de uns 18 anos que trabalha como repositor em um supermercado de uma cidade do Rio Grande do Sul. Mateus está prestes a viver o dia 31 de dezembro de 1999, uma data quase mítica, visto que marcaria a caótica virada do século XX para o século XXI.

Aquele dia foi cercado de mistérios, existiam muitas teorias sobre o fim do mundo, o colapso da tecnologia, além de outros mitos que não se confirmaram (risos). Além desse caos causado pelas inúmeras dúvidas associadas, era final de ano, período em que os supermercados estão lotados de pessoas em busca dos  itens para a virada. Com fim do mundo ou não, arrumar a ceia era necessário.”

“Esse foi um dos contos que mais gostei de escrever, principalmente, porque ele é sobre algo que eu vivi, mas que não faço ideia de como foi, pois tinha pouco mais de um ano de vida. O fato de não saber o que estava acontecendo e mesmo assim ter vivido me fascina. E acho que ele, o conto, traz elementos da vida cotidiana, que é algo que eu gosto muito de trabalhar. Os itens do mercado, os toques e carinhos diários, os olhares, o ônibus, os caminhos, os apertos de mãos, os corredores do dia a dia. Acho que muito da riqueza das histórias estão nesses detalhes que são “cotidianos”, mas que fazem a diferença na nossa vida. Acho que o “1999” nem é sobre destruição, mas sim sobre o que nós queremos ser e o que queremos fazer, mesmo que, para poder ser e fazer, tenhamos que atravessar um fim do mundo.”

De acordo com o autor, o conto também teve a ajuda da música “Grace Kelly”, do cantor MIKA. 

“A música sempre me ajuda a expressar esses sentimentos. Elas podem ser tristíssimas, ou super felizes (igual essa do MIKA), mas sempre despertam o sentimento que esteja lá, afundado no peito. Acho que faz toda a diferença. Também destaco que muita gente deu pitacos sobre a história, geralmente amigos meus. Mas ele tem uma edição cuidadosa da minha Thais Strapazzon, que também está se formando em jornalismo pela UCS.”

Por fim, Lucas agradeceu à Editora e destacou a importância da oportunidade:

“Queria destacar que acho muito importante o trabalho de uma editora que nem a Persona, que, mesmo sendo pequena, dá a chance para jovens escritores de serem vistos de alguma forma, além de incentivar que a literatura continue viva, principalmente, entre os jovens.”

E aí, curtiu? Para quem tiver interesse o livro pode ser adquirido no site da Editora Persona. Mas, como o Lucas é legal, também se comprometeu a disponibilizar o texto em PDF para ser lido de forma livre e espontânea para quem quiser. Para isso, entrem em contato com ele pelo instagram @lucasmarques.

Deixe um comentário