O curso de Relações Públicas foi avaliado pelo Ministério da Educação (MEC) com o conceito máximo – nota 5! A avaliação considera infraestrutura, corpo docente, projeto pedagógico e desempenho dos estudantes. O conceito máximo significa que a UCS possui excelência acadêmica e se destaca no mercado educacional. 

A graduação tem oferta no Campus-Sede, em Caxias do Sul. O curso é bacharelado, com aulas na modalidade presencial e no turno noturno. A graduação contribui para o desenvolvimento da UCS e atende às demandas da comunidade.

Relações Públicas é um dos cursos pioneiros da UCS, com início em 1971. Na época, poucas instituições de ensino ofereciam cursos regulares de Relações Públicas no Brasil, a própria profissão era recente no país. No período em que foi instaurado, a UCS tinha quatro anos de existência. Sendo o primeiro curso de Comunicação da Universidade, RP auxiliou para o desenvolvimento da área. Pela sua representatividade, incorporou-se à oferta dos demais cursos de Comunicação, trazendo novas perspectivas e o fortalecimento da Comunicação.

A criação do Centro de Teledifusão Educativa (CETEL), em 2001, foi um marco importante, sendo um dos diferenciais do curso até os dias atuais. A implementação do CETEL oportuniza, até hoje, aos acadêmicos uma das estruturas laboratoriais de ensino mais completas do país, permitindo aprendizado prático efetivo. 

Além dos ambientes de aprendizagem e laboratórios disponíveis aos estudantes, a UCS conta com a Agência Experimental de Comunicação (AEC). O local proporciona a oportunidade de estagiar na Agência, onde professores e alunos de Relações Públicas trabalham juntos. Na AEC são desenvolvidos aprendizados – além da sala de aula – de forma dinâmica, organizada e criativa. Também ocorre a troca de experiências, com o intuito de que os cursos da Comunicação atuem em conjunto.

É importante destacar que existem várias maneiras de avaliar cursos superiores. Entretanto, a mais relevante é a avaliação pelo Ministério da Educação. Isso evidencia que a graduação é de alto nível e torna a UCS referência às demais Instituições de Ensino. 

Fotos: Flávio Borges

Autora: Luana Fongaro

Deixe um comentário