Designado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Agosto Dourado é conhecido por simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação – a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. Segundo recomendação da OMS, o leite materno deve ser o alimento exclusivo do recém-nascido até seus seis meses de vida, sendo ideal a continuação da amamentação até os dois anos do bebê.

O Hospital Geral de Caxias do Sul é um Hospital Amigo da Criança há 20 anos. Por isso, a instituição luta pelo aleitamento materno diariamente, mas  intensifica as ações em agosto,  através de projetos e campanhas. Como parte desse incentivo, o Hospital oferece, como um dos projetos, uma linha de 0800 chamada S.O.S Amamentação. O telefone funciona como forma de consultoria para as mulheres tirarem suas dúvidas sobre a amamentação, além de ser um serviço gratuito que funciona 24h por dia. A mulher também pode dirigir-se até a instituição para melhor atendimento.

Segundo Daiane Stoffels Muller, coordenadora de enfermagem materno infantil do Hospital Geral, e Francele Cristina Rech, enfermeira gestora, 94% das mães de baixo risco saem do Hospital Geral em amamentação exclusiva, sem uso da fórmula infantil. Dentro do hospital, as mães ficam em observação 48h pós parto, trabalhando o aleitamento materno. Para Daiane e Francele, os profissionais da saúde têm papel fundamental no incentivo à amamentação, pois devem saber e se educar para trabalhar com as mulheres e tornar a gravidez mais prazerosa.

Além de destacar que existem muitos mitos relacionados a fissura durante o aleitamento materno, as profissionais deram algumas dicas valiosas para o período da amamentação:

– Rosquinha para evitar fissuras;

–  Orientação da “pega correta”;

– Ter uma rede de apoio de profissionais;

Vale ressaltar que a amamentação muitas vezes parece simples, mas precisa de orientação. Com o início da orientação ao aleitamento materno no pré-natal, depois do parto a continuidade da educação é facilitada. 

Para esclarecer dúvidas sobre amamentação, disque S.O.S Amamentação, ou dirija-se ao Hospital Geral.

S.O.S Amamentação: 0800 642 4141

0N4A8459

Image 1 of 4

Autora: Maria Eduarda Schiavenin

Deixe um comentário