Estamos em ano de Copa do Mundo FIFA de Futebol Feminino! O evento acontece pela primeira vez na Oceania, será na Austrália e Nova Zelândia. É a maior edição de todos os tempos e a primeira a contar com 32 seleções na disputa.

A partida de abertura do Mundial acontece no dia 20 de julho de 2023, com o duelo entre Nova Zelândia e Noruega. A grande final está agendada para 20 de agosto de 2023. A Copa do Mundo 2023 vai reunir grandes nomes do futebol feminino mundial, incluindo Marta, Alexia Putellas e Lucy Bronze.

O formato é igual ao torneio masculino: oito grupos de quatro países, onde os dois primeiros se classificam para o mata-mata. De acordo com sorteio realizado em outubro de 2022, a Seleção Brasileira ficou definida no Grupo F, junto com França, Jamaica e Panamá. As jogadoras das 32 seleções buscam o título do principal torneio de futebol mundial.

A jogadora Marta vai representar o Brasil disputando sua sexta e última Copa do Mundo. Com 37 anos de idade, Marta foi eleita seis vezes a melhor jogadora de futebol do planeta. A jogadora possui no currículo 179 jogos e 119 gols pelo Brasil. Em Copa do Mundo, foram 17 gols – mais do que qualquer homem ou mulher na história da Fifa. 

Para maior conhecimento acerca do futebol feminino, o Comunicaverso conversou com Roberta Rosa, 34 anos, natural de Gravataí e que joga futebol profissionalmente há 14 anos. Mais conhecida como Beta – no futebol – , atualmente ela é capitã da equipe feminina do Juventude e defende as cores do time há duas temporadas.

Roberta teve passagens por alguns clubes, entre eles: Kindermann – SC (2009), Ulbra Canoas – RS (2010 – 2011), Cruzeiro/11 unidos – RS (2014), São Paulo – SP (2015), Grêmio FBPA – RS (2017 –  2021) e Juventude (2022 até os dias de hoje).

Em virtude da relevância deste assunto nos dias atuais, a AEC fez uma breve entrevista com Roberta, jogadora do Juventude. Confira, a seguir, as respostas de Beta:

– Para você, como jogadora de futebol, como é a questão da desigualdade comparando com o futebol masculino? Por exemplo, em relação à visibilidade, salários…

O que eu vejo é que infelizmente ainda não dá para fazer esses tipos de comparações, porque o futebol masculino está a anos luz à frente do futebol feminino. Um pequeno exemplo é que nos dias de hoje tem atletas de base no futebol masculino, que já tem contrato com grandes marcas e com grandes clubes no Brasil – ou até mesmo fora do país – e que ganham mais que muitas atletas profissionais no Brasil! O futebol feminino é  mais assistido pelas mídias sociais do que pela TV. Exemplo disso é o Campeonato Brasileiro Masculino que passa por inteiro nas grandes emissoras de televisão, enquanto o Brasileirão Feminino aparece na telinha apenas na fase de mata-mata. 

– Agora, em Copa do Mundo, qual a importância do futebol feminino brasileiro? 

A importância da seleção feminina na Copa é uma representatividade para muitas atletas que sonham em um dia vestir a amarelinha e jogar uma competição desse nível. A luta pelo investimento de patrocinadores, por igualdade salarial, por investimento em futebol de base, e principalmente pelo não retrocesso da modalidade que aos poucos vem conquistando  cada vez mais seu espaço!

Apesar dos avanços na história da mulher no esporte, nota-se ainda certa desigualdade, incluindo salarial, ao comparar com o futebol masculino. É válido ressaltar a importância de acompanhar a Copa do Mundo FIFA de Futebol Feminino. O Brasil tem o título de “País do Futebol” . Portanto, nada mais justo do que apoiar o futebol nacional, no qual está incluso o futebol feminino. 

A equipe brasileira estreia no Mundial no dia 24 de julho. Segue abaixo informações sobre as partidas dos Jogos do Brasil na Copa do Mundo Feminina 2023 – no horário de Brasília: 

Brasil x Panamá: 

Data: 24 de Julho de 2023 

Horário: 08h00 

Local: Adelaide (AUS)

Onde assistir: Globo, SporTV, Globoplay e CazéTV

Brasil x França: 

Data: 29 de Julho de 2023 

Horário: 07h00

Local: Brisbane (AUS)

Onde assistir: Globo, SporTV, Globoplay e CazéTV

Brasil x Jamaica: 

Data: 2 de Agosto de 2023 

Horário: 07h00

Local: Melbourne (AUS)

Onde assistir: Globo, SporTV, Globoplay e CazéTV

Autora: Luana Fongaro

Deixe um comentário