A Chapa “Todas as Vozes” venceu com mais de 1.300 votos 

Entre os dias 20 e 22 de junho aconteceram as eleições para o Diretório Central dos Estudantes (DCE) na Universidade de Caxias do Sul. As votações para o DCE acontecem anualmente por meio de eleições diretas entre todos os estudantes de graduação. 

O Diretório Central dos Estudantes é a entidade representativa de todos os acadêmicos – tanto na Instituição como em outros espaços – apresentando as opiniões e desejos dos alunos. E para representar, deve manter um canal direto e permanente de contato, realizando debates e reuniões de forma democrática e aberta a quem quiser participar. 

As eleições da UCS aconteceram de maneira online, com computadores disponibilizados em todas as unidades da Instituição. As duas chapas fizeram campanha com grande divulgação, utilizando cartazes, folders, folhetos, adesivos, passando nas salas em horário de aula e publicando perfis nas redes sociais, entre outros. 

A chapa 1, intitulada “Todas as Vozes”, foi a vencedora, contabilizando ao todo 1339 votos. O Comunicaverso conversou com o presidente da chapa 1, Wallace Castro, que cursa a graduação de Serviço Social. O acadêmico falou sobre as metas, os meios para colocá-las em prática e a sensação de fazer parte da chapa vencedora. Confira abaixo o que Wallace disse sobre o assunto:

  • Sabemos que são várias propostas e metas, mas destaca a que você acha mais interessante. Qual é a prioridade, o que vocês pretendem fazer primeiro?

“Sobre as nossas propostas, acho importante destacar que a construção delas foram feitas de formas coletivas, em reunião com os integrantes da chapa de forma virtual e presencial (híbrido); a qual destacamos: “Qual Universidade que queremos?” A UCS trás excelência em questão de conhecimento, claro que precisamos discutir sobre as bolsas de pesquisa e forma em que se aplica o ensino no presencial – mas acho que a pauta que mais nos interessa é trazer uma Universidade que fomente a cultura, arte, esporte e lazer. Queremos na semana que vem começar a elaborar como vamos fazer com que tenhamos mais atléticas, para no final deste ano trazer jogos de verão, com integração aos campi. Precisamos ver quais os cursos em que o Diretório Acadêmico (D.A.) está inativo e quais cursos não tem, para auxiliar na construção deles. Chamar os estudantes para participar de ambas e fazer com que mais alunos participem destas construções.”

  • A partir de que meios vocês pretendem colocar em prática as propostas oferecidas durante a campanha?

“Achamos fundamental para a construção das propostas a participação dos estudantes, mas principalmente a comunicação com a Fundação e Reitoria. Acreditamos que a Universidade pode ter um grande avanço, se apresentado o que os estudantes querem para a Fundação e a mesma auxiliar neste processo. É visto que nossa Instituição é uma das melhores Universidades Comunitárias, mas “Que diferenciais queremos para a UCS?” Queremos que os estudantes que mantêm a universidade aberta, possam opinar e construir a Instituição que dialogue com aquilo que esperamos dela. Por isso, trazemos o nome Todas as Vozes, porque serão todas as vozes na sua diversidade que vão conduzir esse processo de construção.”

  • Como se sentem após saber que ganharam as eleições para o DCE?

“Essa é a minha segunda gestão de DCE e a primeira com disputa, mas em geral, entre os 95 integrantes que temos, 90% deles é o primeiro contato com o movimento estudantil e a construção de ideias do zero. Foram diversas noites indo dormir muito tarde e acordando muito cedo para isso acontecer, então hoje estamos extremamente realizados em saber que os estudantes escolheram as nossas ideias para estarem à frente do DCE. É gratificante ver a galera engajada em querer construir tudo isso! Nos sentimos aliviados também, pois durante toda a campanha e votação, agimos de forma limpa e não nos colocamos na posição de atacar a outra chapa. Estivemos sempre dispostos a dialogar sobre qualquer circunstância, agindo na transparência e segurança daquilo que queríamos.”

O DCE tem como função defender os interesses e direitos dos estudantes, buscando maneiras de incentivar a participação daqueles que não o fazem. Se propõe a ser um espaço sujeito a opiniões no campo dos interesses estudantis – discutindo soluções para os empecilhos e garantindo que haja representação. O DCE busca promover a integração dos estudantes – unindo ideias, trabalhos, pessoas e experiências do universo estudantil. Deve ser e ter espaço para isso, dispondo-se a receber sugestões. O Diretório explora meios para fazer seus propósitos se tornarem realidade – cooperando pela democracia e melhorias. 

A chapa ganhadora possui mais de 90 integrantes espalhados em diversos cursos e em todos os campi. Eles buscam ter na UCS mais arte, cultura, esporte e lazer. As propostas são diversas: desde defender o Campus 8 como patrimônio cultural e artístico da UCS, até a realização de campeonatos de jogos digitais. 

É preciso visar aperfeiçoar os processos na UCS, tornando-se um canal central de comunicação efetivo entre os acadêmicos – com mudanças favoráveis.  Além do DCE cumprir suas funções, é necessário que os estudantes contribuam: sugerindo ideias, opinando etc. A UCS busca fornecer a melhor experiência possível aos acadêmicos. Sendo assim, é preciso que cada um faça sua parte, tornando a experiência proveitosa na Universidade. Para acompanhar as propostas e ações do DCE Todas as Vozes, acesse @todasasvozes.ucs no Instagram.

Autora: Luana Fongaro

Deixe um comentário