Além de palestras e workshops, evento contou com trabalho de acadêmicos de Design da UCS exposto

De 7 a 9 de junho, aconteceu o 23° Festival Mundial de Publicidade de Gramado, um dos eventos mais relevantes para a área da comunicação. O festival promove encontro entre creators e personalidades do mercado publicitário, compartilhando conhecimento prático e visões sistêmicas em torno da criatividade. Além disso, estudam novos rumos da profissão, para acompanhar tendências e mudanças – afinal, é preciso se atualizar e entender o comportamento dos consumidores atuais. 

O Festival teve a presença de influenciadores, executivos de grandes marcas e especialistas em publicidade – interessados em compartilhar conhecimento, experiências e colaborar para um mercado de trabalho mais diverso. A programação foi variada: Inteligência Artificial, Entretenimento, Design Thinking, Games, entre outros.

O encontro contou com workshops, exposições e outras atividades, conduzidos pelo tema “Pluralidade e a Influência da Inteligência Artificial”. Os palestrantes, além de contar sua história, mostraram campanhas que produziram. Apesar de alguns pensarem ser exclusivo para publicidade, o evento é pertinente a todos, por seus tópicos atuais.

A meta é um mercado mais plural e conectado com o tempo atual, com papel de ensinar, inspirar e debater. Foram abordadas oportunidades em cenários incertos e construção de propósito empresarial sustentável. Usando soluções inovadoras, com ferramentas e técnicas de pensamento criativo para solucioná-los – além de aplicar os métodos em exercícios práticos, para desenvolver soluções inovadoras. 

O evento teve em média 400 pessoas – a maioria estudantes de publicidade e profissionais da área. Foi transmitido ao vivo – via ingresso virtual – e para quem comprou ingresso, a gravação fica disponível por 1 ano. Alguns alunos do curso de Publicidade e Propaganda da UCS estiveram presentes, entre eles Carlos Eduardo Santos, que está no sétimo semestre da graduação e falou sobre sua experiência no Festival:

“O Festival durou praticamente 12h, é cansativo mas vale a pena cada minuto. Foi uma experiência muito boa, pela troca de conhecimentos, informação e interação. Vou citar o networking, conhecer pessoas novas, acompanhar novos influenciadores e por aí vai. Falaram sobre web3, eu não conhecia e decidi ir naquele workshop para aprender. A maioria dos que estavam ali não sabia o que era, então uma dica: conheçam coisas novas e mesmo sendo de outro curso, não se prendam a algo.”

Carlos Eduardo destaca que a Agência Soko, de Felipe Simi, chamou sua atenção pela inclusão no meio de trabalho. Carlos explica que na agência, há muitos integrantes negros, 9 integrantes transexuais etc – normalmente o número é pequeno. A empresa coloca no contrato que se o cliente for preconceituoso, recebe um alerta e multa; caso seja recorrente, podem demiti-lo. São atitudes extremamente necessárias, pois além da inclusão, prezam pelo respeito.

 Para Santos é inevitável que a comunicação sofra mudanças drásticas com as Inteligências Artificiais. O mundo está sempre em processo de mudança, com novos conceitos, que seguem se modificando. É preciso se adaptar ao mercado e estar atento às mudanças da população, tecnologia e conceitos, que variam ao decorrer do tempo. Ele destaca: “Eu achei tudo surreal, para mim foi um evento grandioso e fenomenal. Como estudante, eu noto que ninguém está atrasado, cada um tem seu tempo.”

O evento foi uma oportunidade imperdível para se atualizar e inspirar com as tendências do mercado publicitário e comunicação. Embora a tecnologia possa apresentar desafios, é importante estar atento às oportunidades e precauções necessárias. É preciso entender o papel da comunicação em um mundo que está em constante transformação e evolução.

Além disso, o trabalho de alunos do curso de Design estava exposto no 23° Festival de Publicidade de Gramado. O trabalho é assinado pelos alunos do curso de Design da Universidade de Caxias do Sul: Ana Carolina Marques Ramos, Felipe Gomes da Silva, Mateus Pasinatto Scopel, Maurício Binotto Telles e Santiago Corso Scola, sob orientação da professora Aline Valéria Fagundes da Silva. Trata-se da identidade visual da 37ª Feira do Livro de Caxias, que já foi premiada pelo Brasil Design Awards 2022, na categoria Design Gráfico/Estudantes Graduação.

Autora: Luana Fongaro

Deixe um comentário