Alguns dias do quinto mês do ano lembram a comunicação e são comemorados por profissionais e por vários segmentos da sociedade.  Vamos saber mais sobre essas datas

5 de maio – Dia Nacional das Comunicações

Foi a data escolhida para homenagear o nascimento de Marechal Rondon, o defensor das comunicações no Brasil. Rondon foi o construtor de importantes linhas telegráficas no país, responsáveis por integrar as regiões brasileiras. Lembrando que o principal sistema de comunicação da época era o telégrafo, criado por Samuel Morse no ano de 1852. Para que esse meio funcionasse, foi necessário a construção de linhas estruturais compostas por postes e fios ao longo de milhares de quilômetros, envolvendo as principais localidades de diferentes regiões. Após algumas décadas, Rondon assumiu a liderança sobre boa parte desse importante feito, permitindo ao país um melhor desenvolvimento e integração territorial durante os anos posteriores.

17 de maio – Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação

É o dia que corresponde à conscientização dos benefícios e das oportunidades que a Internet e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), trazem para a sociedade. O dia 17 de maio foi proclamado como “Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação” na Assembleia Geral das Nações Unidas em março de 2006. De acordo com o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, “A capacidade de transmitir informação importante com rapidez através de grandes distâncias, preenchendo os vazios do tempo e do espaço, ampliou de forma exponencial todas as atividades humanas, desde enviar mensagens pessoais até realizar transações financeiras complexas ou abordar aspectos críticos da guerra e da paz. O “Dia Mundial das Telecomunicações e Sociedade da Informação”, evidencia a função transformadora e estimulante das comunicações e da informação nas sociedades e a necessidade universal de se comunicar e cooperar através das fronteiras.” A data serve para evidenciar o esforço promovido cotidianamente pela UIT – União Internacional de Telecomunicações, agência especializada da ONU para o setor. 

31 de maio – Dia Mundial das Comunicações Sociais

Data criada pelo Papa Paulo VI, em 1967, em razão de querer incentivar o mundo a refletir sobre as oportunidades e os desafios de se conviver com os novos meios de comunicação social. O documento teve como nome “Dia Mundial das Comunicações Sociais, 1967 – os meios de comunicação social”. 

Deixe um comentário