Nossa aluna de Relações Públicas Sofia Mazzarollo está participando do 45º Intercom, Congresso Brasileiro das Comunicações que está sendo sediado na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), na cidade de João Pessoa. Por isso, durante os dias do congresso, estaremos fazendo matérias especiais aqui no “Diário Intercom 2022”.

Sofia nos contou um pouco sobre o seu primeiro dia:

“Olá gente!! Que alegria poder estar conversando com vocês por aqui. Como falamos ontem lá no Instagram, eu estou em João Pessoa no InterCom 2022 e eu vou contar um pouco pra vocês dos meus dias por aqui. Ontem, segunda-feira, cheguei na UFPB fazendo meu credenciamento e logo na entrada ganhamos um crachá e uma bolsa com um bloquinho personalizado (como boa RP, amooo uns brindes, né? RPS me entenderão) e a partir daí nós poderíamos nos direcionar para as palestras que mais nos interessavam. Eram várias, acontecendo ao mesmo tempo, como questões voltadas à desinformação, imprensa e ditadura, à formação em Comunicação na Paraíba, em um cenário pós-pandemia, e outras temáticas voltadas também ao audiovisual e à publicidade social, além de oficinas e minicursos disponibilizados pelo congresso do qual, com inscrição prévia, podemos participar.

Na parte da manhã, participei da mesa sobre desinformação e ameaças à democracia, com Matias Ponte, da Costa Rica, Gissela Dávila Cobo, do Equador, e Fernando Oliveira Paulino, da UNB, aqui do Brasil. Foi uma conversa muito profunda e cheia de conhecimentos. Entre os assuntos, os limites e barreiras que ameaçam a democracia e as informações que de fato são verdadeiras, abrindo para questões pandêmicas, fake news e a importância da educação crítica.

Outro momento que tive à tarde foi a palestra sobre imprensa, ditadura e violações de direitos: o caso da Folha de São Paulo. Foi trazida uma pesquisa sobre o envolvimento da Folha de S.Paulo na ditadura no Brasil. Na época, pessoas do governo infiltratadas no jornal detectavam militantes para as operações de repressão e tortura. Além disso, houve um apanhado geral com depoimentos e fatos históricos de como a Folha de S. Paulo agiu nesse terrível momento do país e também sua postura no decorrer dos anos a partir da democratização.

Diretamente do intercom 2022 na UFPB em João Pessoa, Sofia Mazzarollo.

Para saber um pouco mais sobre esse dia, Sofia descreveu em áudio como foi essa experiência:

Deixe um comentário