Profissional trouxe a evolução tecnológica e possíveis aplicações na primeira noite do evento de atualização

O primeiro dia do Conexão UCS, promoção da Área de Ciências Sociais da Universidade de Caxias do Sul, veio ao encontro de uma questão que está nas rodas de conversa, mas sobre a qual pouco se tem clareza: afinal, o que é o Metaverso? Pedro Bocchese, diretor executivo da Núcleo Sistemas, trouxe a evolução da aplicabilidade tecnológica, do entretenimento até a sua expansão para as mais diversas áreas. 

Segundo o palestrante, a indústria de jogos foi a precursora desse mundo paralelo criado por computadores. Tivemos uma evolução muito forte nas décadas de 1990 a 2010 na área de games, utilizando consoles e ambientes tridimensionais. 

Bocchese explicou que várias empresas aplicaram treinamentos, principalmente nas áreas de segurança do trabalho, percepção de riscos e simuladores na autoescola para os aprendizes já terem noção quando forem para as ruas.

A internet, as redes sociais, a comunicação, os óculos de Realidade Virtual, os smartphones, as criptomoedas, entre outros tópicos, fizeram com que hoje o Metaverso fosse aplicável.

O grande desafio agora, segundo Bocchese, é saber como nos inserimos e geramos negócios nesse ciberespaço coletivo compartilhado.

Conceitos

Realidade aumentada: Bocchese definiu realidade aumentada como uma tecnologia que insere elementos virtuais em ambientes reais, tais como imagens, vídeos e objetos 3D. Um exemplo seria o Pokemon GO, um jogo que, ao direcionar o celular, dá a sensação de se estar “pegando um pokemon” e transportando-o para o dispositivo. 

Realidade virtual:  as coisas acontecem dentro de um ambiente virtual e não em um ambiente físico. Assim, utilizamos não só um óculos de realidade virtual, mas também roupas, luvas e outros dispositivos para ampliar a interação e a experiência. Um exemplo é a possibilidade de sentir um abraço de alguém que está longe por meio de uma roupa com esses recursos. 

Realidade mista/ híbrida: é a tecnologia que une características da realidade virtual com as da realidade aumentada. Após a indústria de games ganhar grande espaço com a utilização dessas tecnologias, em meados de 2012 iniciou-se um movimento no Brasil com a utilização dos óculos de realidade virtual Rift, integrado com um equipamento para simulações de treinamentos em empresas de vários segmentos. 

Logo após essa aceleração, a Samsung trouxe para o mercado o Gear VR, com a opção de integrar os smartphones da própria marca para conseguir melhorar o processamento e a implementação de projetos em Realidade Virtual. 

Curiosidades e dicas

O conceito “Metaverse”  foi introduzido pelo autor Neal Stephenson em seu romance de ficção científica de 1992, “Snow Crash”. Na obra, as pessoas usam avatares digitais de si mesmas para explorar o mundo de modo on-line, muitas vezes como forma de escapar de uma realidade distópica. 

O palestrante também deixou uma dica de filme: “Jogador Número 1”; e de série: “Upload”.

Assista a íntegra da palestra:

Autora: Gabriela Taborda

Imagem de capa: Pexels

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