Já que cultura e comida dão uma boa dupla dinâmica, que tal saber mais sobre esse alimento tão amado pelo mundo todo que foi inspirado por uma rainha italiana e muitas coisas mais!?

Uma comida similar foi preparada primeiro na era neolítica. Os nomes variam, mas uma massa assada com diferentes toppings já era encontrada pelo mundo desde aquela época.

Entretanto, foi em Nápoles que a primeira pizza de verdade foi preparada, ainda nos anos de 1600. A ideia inicial, era de que fosse vendida para que as pessoas comprassem suas fatias e fossem comendo enquanto caminhavam. Isso levou a uma mudança nos hábitos alimentares dos italianos. A popularidade aumentou quando alguns membros da realeza se apaixonaram pela pizza. Os responsáveis foram o Rei Umberto I e a Rainha Margherita, enquanto eles visitavam a cidade de Nápoles em 1889. Eles queriam conhecer a culinária local, e foi então que o pizzaiolo Raffaele Esposito preparou três opções diferentes, uma delas feita com molho de tomate, muçarela e manjericão – para homenagear a bandeira italiana. A rainha ficou encantada, e é por esse motivo que este sabor de pizza recebe o seu nome.Os reis italianos tiveram um grande papel na popularização da pizza. Contudo, ela se limitava à Itália. E a primeira pizzaria nos Estados Unidos foi aberta em 1905, por Gennaro Lombardi. Onde a sua loja ficava em Manhattan.

Pouquíssimo tempo depois, em 1910, o brasil ganhou sua primeira pizzaria, no bairro do brás, em São Paulo. Esse alcance maior da pizza se deu porque os italianos estavam emigrando para as américas em busca de melhores empregos, na busca por uma fonte de renda, alguns abriam suas pizzarias. A primeira pizzaria foi inaugurada no Brasil em 1910, com os imigrantes italianos. O bairro para essa recepção foi o Brás, na cidade de São Paulo. No início, os brasileiros não haviam aderido tão bem ao novo alimento. Mas só a partir de 1950 é que o prato se tornou popular em todo o país. Hoje, a pizza faz parte da cultura brasileira. Para se ter noção, o país produz um milhão de pizzas por dia.

O estado de SP é responsável por mais da metade desse imenso número. Outro fato interessante é que são paulo é a segunda cidade que mais consome pizza no mundo, perdendo apenas para Nova York. É tanto amor que, desde 1985, temos um dia especial: dia 10 de julho é comemorado o dia da pizza.

E aí, partiu comer uma pizza?

Autora: Raíssa Mignoni

Deixe um comentário