Há exatos 11 anos a AEC havia sido criada e, anos mais tarde, no décimo aniversário do da Agência, houve a reformulação da Frispit juntamente com os coordenadores da Comunicação, que agora se chama Comunicaverso, mas mantém a mesma proposta: lançar profissionais ao mercado de trabalho.

A Agência Experimental de Comunicação (AEC) está completando seus 11 anos de fundação. Inicialmente, seu principal objetivo era servir como um laboratório para os cursos de Comunicação da UCS, lançar profissionais para o mercado de trabalho e oferecer aprimoramento e prática dos conteúdos aprendidos dentro da sala de aula.

A ideia inicial era ter um portal destinado aos cursos de Comunicação para atender o 33º Congresso Nacional Intercom, realizado na UCS em 2010. A proposta era reunir os conteúdos relacionados às áreas em um único local. A Agência Experimental de Comunicação (AEC) trabalharia de forma integrada e manteria o portal atualizado. Esse portal foi denominado Frispit em uma alusão à expressão “free speach“, que significa discurso livre. O portal é fruto de uma iniciativa das graduações em Fotografia, Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Produção Audiovisual/Cinema e Relações Públicas.

Inicialmente, havia a WebRádio (posteriormente batizada de Frispit Rádio), a WebTV (Frispit TV), além da produção de conteúdo para o site. Era um portal para os alunos de Comunicação da UCS, produzido pelos próprios estudantes.

Com a logomarca, um asterisco, surgiu o famoso Cabeção, boneco inspirado nesse sinal gráfico, usado em ações de divulgação). Ao longo desses anos, o Frispit seguiu fazendo parte da vida acadêmica dos alunos de Comunicação da UCS. No ano de 2021, a AEC e as coordenações dos cursos de Comunicação decidiram, em comemoração aos 10 anos do lançamento do Frispit, relançar o portal, sob outro nome. Apesar de amado, o termo Frispit causava algumas confusões, principalmente para aqueles que ouviam o nome pela primeira vez. O Frispit passou a se chamar Comunicaverso, que é uma união entre as palavras comunicação e universo, lembrando a importância e o grande alcance da comunicação.

Para celebrar esse marco, trouxemos alguns depoimentos de pessoas que fizeram e fazem parte dessa história tão importante da comunicação da UCS:

Geremias Orlandi – ex-estagíario da AEC

“Eu, junto com mais cinco colegas na época, fizemos parte da primeira leva da Frispit Rádio, comandada pela professora Leyla Coimbra Tomé, e capitaneada pelo Miguel e o Marcell. Essas três pessoas que fizeram a Frispit Rádio nascer, aí eles que se entendam sobre a importância de cada um no processo (hehe). Brincadeiras à parte, eu trabalhava em um banco e cursava Jornalismo, e já pensava no que ia resultar disso: em algum momento teria que escolher um caminho ou outro. Me candidatei para a vaga na rádio pois, mais do que estudar Comunicação, eu precisava viver aquilo na prática. Eram 20h semanais, consegui conciliar com o trabalho no banco e com as disciplinas. E ali eu tomei a decisão, depois de uns três meses, de focar só na Comunicação. Até quase dezembro de 2011 fiquei só na rádio e estudando Jornalismo. Tenho que agradecer a todos que estiveram junto, pois foi realmente muito proveitoso, muito aprendizado, posso dizer que guardo com muito carinho as lembranças daquele tempo. Depois de ter saído, ainda constatei que eu podia ter aprendido muito mais, então, se eu tivesse que dar uma dica pra quem está em um processo parecido hoje, seria o de aproveitar ao máximo. Sou realmente muito grato, ótimas memórias.”

Miguel Zamboni – funcionário da AEC

“Depois de 10 anos, de Frispit nós percebemos que precisava acontecer renovações no portal, pois ele ia se desatualizado com o tempo, e nesse período, a agência teve uma reformulação da equipe e na agência, comigo, professor Ronei, professora Jussania e professor Jacob. Apresentei um novo portal e redes sociais, totalmente atualizado, design de fácil manuseio e apresentamos a ideia de juntar todos os cursos de comunicação, para não deixá-los mais separados, pois na época cada curso tinha sua própria rede social e a agência também, e com isso essas redes ficavam sem uso. A ideia do nome surgiu a partir da união de comunicação e universo, além de fazer uma brincadeira com a ideia do Metaverso, que estava surgindo naquele tempo.”

Marco Charão – Estagiário da AEC

“Para mim, mesmo estando há pouco tempo na AEC, a experiência está sendo muito grande. Eu tenho liberdade para expor as minhas ideias e colocar em prática o que é aprendido. Trabalhar com pessoas de outras áreas agrega muito conhecimento como estudante e profissional. O ambiente de trabalho é bom e a convivência com os colegas também, os professores que me ajudam a melhorar as práticas.”

Autora: Raíssa Mignoni

Deixe um comentário