A Semana Acadêmica de Comunicação de 2021 se encerrou nessa sexta-feira com muitos aprendizados sobre os bastidores da produção de podcasts.

A última palestra da Semana Acadêmica não deixou por menos. O jornalista Rodrigo Alves tratou com maestria do tema “Podcast, narrativas e storytelling: toda história começa de alguma forma”. Alves é autor do podcast Vida de Jornalista, coordenador e roteirista do podcat Rio Memórias e criador da produtora Escuta Aqui.

“Hoje o que mais me fascina é contar história em áudio, o que mais tenho feito desde 2018”. Com essa declaração, o jornalista confirma a importância do assunto e alerta para a dificuldade de começar a contar uma história. Na própria apresentação da última sexta, optou por utilizar o áudio sem ilustração de imagens, confiando unicamente nesse recurso, o caracteriza um podcast.

Para Rodrigo, a produção de conteúdo em áudio tem vários formatos. “Pode ser um bate-papo ou outros que exigem mais do roteiro, como edição de entrevistas, até chegar a um podcast narrativo, que é mais um estilo documental”.

Etapas de produção

Pauta, pesquisa, contato com os entrevistados, entrevistas, roteiro, locução, edição, apresentação e divulgação constituem para Alves as etapas de produção de um podcast. Ele comenta que não há uma fórmula certa ou errada para contar uma história em áudio, é necessário ver como funciona para cada produtor. Considera o podcast uma maneira democrática de produção, mas avalia que a distribuição precisa evoluir. Rodrigo faz três alertas a serem considerados antes da produção. O primeiro é levar o ouvinte para dentro da história, usar recursos para que se sinta imerso, junto com o narrador. Isso pode ser realizado via sonorização e roteiro, dirigindo-se a quem está ouvindo, com efeitos sonoros e gravação de ilustrações de áudio (som ambiente). O segundo alerta é não deixar o ouvinte se distrair, devido à concorrência de conteúdos que disputam sua atenção. É necessário empreender um ritmo que prenda a pessoa o tempo todo, pois muitos escutam fazendo outra tarefa. Nesse aspecto Alves lembra: “Os podcasts narrativos exigem um pouco mais de atenção. Mais trabalho de sonorização, de cenas, precisam atrair um pouco mais a atenção”. O terceiro alerta é planejar a estrutura do podcast em cenas e levar o ouvinte para dentro delas.

Ao lembrar que “Toda a história começa de alguma forma”, o palestrante ressalta que o começo de tudo está na pauta e na pesquisa. A busca pela originalidade do tema, pelo recorte mais singular possível é determinante. A pesquisa também envolve a busca de ilustrações em áudio, o que, juntamente com o conteúdo das entrevistas, define por onde vai o roteiro. Ainda é necessário que na escolha do tema haja o questionamento se esse vai funcionar em áudio, se sobre o assunto tem algo gravado ou a ser produzido e se é uma boa história para ouvir.

Alves indica que as entrevistas para um podcast devem ser feitas para ir ao ar, as falas precisam ter condições de audição. As perguntas precisam ser elaboradas para produzirem boas respostas em áudio. “Para deixar a cena pronta”.  O texto e a edição ajeitam, qualificam e contextualizam o que foi falado.

Sobre o roteiro, a primeira orientação do jornalista é que seja feita a audição do material gravado (entrevistas) e a seleção do que vai ser usado para contar a história, junto com ilustrações, locução e música. Antes de escrever o roteiro, Rodrigo aconselha a escrever um “esqueleto do roteiro”, com começo, meio, clímax e encerramento. O roteiro deve estar dividido em blocos, conforme as cenas escolhidas para cada um deles, considerando a seguinte ordem de importância: fala do entrevistado, áudio de ilustração, locução e música.

Na edição, Alves destaca opções que podem existir e salienta que ela deve tratar a fala do entrevistado para dar mais qualidade.  A sonorização tem o papel de recriar ambientes nas cenas em áudio, o que envolve muita pesquisa, principalmente de contextos passados.

O jornalista chama a atenção para a importância de uma revisão, após a edição final, para ajustes, acabamento e mudanças. O que, normalmente, leva à produção de mais de uma versão do podcast.

Rodrigo Alves falou sobre dicas e programas de edição, e outros aspectos muito interessantes.

…. Não deixe de assistir na íntegra …..

Autor: Prof. Jacob Raul Hoffman

Deixe um comentário