Você que está ingressando ou já pertence ao mundo da edição gráfica ou audiovisual já deve estar ciente que o seu computador é a sua principal ferramenta de trabalho, no caso de quem está começando a realizar essas atividades e ainda não possui tal equipamento, certamente já se perguntou qual seria a configuração necessária para realizar suas tarefas sem passar por problemas como travamentos no sistema ou nos softwares, corrompimento de arquivos, lentidão e impossibilidade de trabalhar com vários programas simultaneamente, estes são perrengues comuns em computadores inadequados.


Com isso, podemos concluir que um computador bem equipado pode melhorar muito a produtividade e a qualidade do seu trabalho, claro que a sua habilidade na prática da edição tem um papel crucial nesse processo.

Felizmente hoje o mercado de hardwares nos oferece uma imensa quantidade de opções de diferentes características, preços e desempenho. Ou seja, é possível encontrar um equilíbrio entre o desempenho necessário para realizar as tarefas e o valor que você está disposto a pagar.


Para começar, você deve optar por um desktop ou um notebook. Basicamente o notebook é indicado se a mobilidade realmente for algo necessário para você, outro ponto a se destacar é que você já vai ter uma tela e teclado incluídos, evitando gastos com periféricos. O desktop possui algumas características interessantes, pra começar ele permite que qualquer peça possa ser substituída, diferente do notebook que possui algumas limitações nesse quesito. Isso facilita a possibilidade de upgrades futuros sem precisar comprar um computador novo. Outra característica importante é que o desktop costuma ser mais resistente e apresentar muito menos problemas nos hardwares se comparado ao notebook.

O segundo ponto que você deve pensar, é o foco do seu trabalho, se você vai trabalhar com edição de vídeo, motion design, ou animações 3D. Saiba que você precisará de uma máquina bem mais robusta do que alguém que vai trabalhar somente com design gráfico estático.

Basicamente os quatro principais componentes para se estar atento na hora de escolher sua máquina são o processador (CPU), a placa de vídeo (GPU), a memória RAM e o armazenamento (HD ou SSD).

Começando pelo processador, saiba que os softwares de edição normalmente exigem muito processamento. Os processadores são compostos por três características: Clock (GHz), quantidade de núcleos e memória cache (MB). Essas características normalmente são informadas na descrição do produto. Para o nosso propósito, recomenda-se um processador com no mínimo quatro núcleos, 3,6 GHz de clock e 6 MB de cache. Levando em conta as duas maiores fabricantes de processadores, AMD e Intel, você terá essas características presentes na grande maioria dos processadores Ryzen 5 (AMD) e Core i5 (Intel).

A placa de vídeo é outro componente importantíssimo. Mas antes de falarmos dela, você precisa estar ciente de outro detalhe dos processadores. Dependendo do modelo de processador que você escolher, ela já virá com uma placa de vídeo (GPU) integrada a ele, esses gráficos integrados podem te atender super bem se você só pretende trabalhar com peças gráficas simples e de baixa complexibilidade. Se irá produzir trabalhos mais complexos e principalmente produções audiovisuais onde a placa de vídeo tem forte impacto sobre a renderização dos vídeos e efeitos aumentando o fluxo de trabalho e produtividade, o ideal é que você opte por uma placa de vídeo convencional. Recomenda-se que você opte por um modelo da marca Nvidea pois a fabricante trabalhou muito em cima da compatibilidade de suas placas com os principais softwares de edição. Existem duas linhas de placas desenvolvidas pela Nvidea, a Geforce e a Quadro. Recomenda-se a Quadro, pois esta foi desenvolvida com a finalidade de oferecer máximo desempenho justamente nos softwares de edição.

Chegamos na memória RAM, e a matemática é bem simples, quanto mais memória RAM seu computador tiver, mais programas poderão ser processados simultaneamente de forma fluida. Normalmente 16 GB são suficientes para você trabalhar com até dois softwares de edição abertos.

O último componente que você deve estar atento, diz respeito ao armazenamento do seu computador. Você tem duas opções, o SSD e o HD, a forma mais simples de diferenciá-los é dizendo que basicamente o SSD é muito mais rápido, mas também é mais caro que o HD. O ideal é que você possua os dois, utilizando o SSD para instalar o sistema operacional e os softwares, isso garantirá que estes inicializem e carreguem de forma muito mais rápida. Já o HD pode ser utilizado para salvar os seus arquivos. Cabe a você decidir a quantidade de memória necessária, para isso, busque informações sobre os softwares que você pretende instalar, e também leve em consideração a quantidade de arquivos que você pretende manter armazenados.

Basicamente estes são os quatro componentes que você mais precisa se preocupar na hora de montar seu computador para edição. Para finalizar, precisamos falar sobre o monitor ou tela se você optar por um notebook. A principal característica do monitor é a resolução, é ela que vai determinar a nitidez da imagem que você vê na tela e neste ponto, quanto mais resolução melhor. Recomenda-se que você utilize no mínimo uma resolução Full HD, esteja ciente de que quanto mais alta a resolução do seu monitor, maior será a exigência de processamento do seu computador. Um monitor Ultra HD por exemplo, utiliza quatro vezes mais processamento que um monitor Full HD. Portanto é de extrema importância que você leve em conta o monitor que você utilizará antes de escolher os outros componentes do computador.

Matéria produzida para disciplina de Gestão de Mídias Sociais, segundo semestre de 2021.

Autores: Brendon Grassiani e Henrique Chiavenato

Deixe um comentário