O exame acontece em novembro e deve ser realizado pelos formandos desses cursos

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) é um processo avaliativo que faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) coordenado pelo Ministério da Educação. Neste ano, irá ocorrer no dia 27 de novembro. 

O exame tem como principal objetivo analisar a performance dos alunos referente aos conhecimentos adquiridos a partir da base curricular da graduação.  As análises do desempenho estudantil possibilitam a avaliação de cursos e instituições de educação superior. Por isso é importante que o aluno responda as questões com responsabilidade.

A prova deve ser realizada por todos que são concluintes, isto é, alunos que já possuem 80% da carga horária de seu curso, ou que irão finalizar a faculdade até o mês de julho do ano seguinte.  

Todo ano é selecionado um campo do ensino para realizar a prova. Em 2022, foi escolhida a Área de Ciências Sociais. Neste sentido, é importante que os concluintes dessa área verifiquem junto aos seus coordenadores de curso se precisam fazer o ENADE. Se o aluno estiver na lista e não  comparecer ao exame, não poderá participar da colação de grau ou receber o diploma. Na área da Comunicação da UCS precisam fazer a prova estudantes de Jornalismo e Publicidade e Propaganda.

A inscrição para responder ao exame é efetuada pela própria universidade junto às coordenações de cursos. Em breve será divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) o edital com as diretrizes, procedimentos e prazos do ENADE 2022. Para mais informações, você pode acessar a página no ENADE no site da UCS ou o site do INEP.

O ENADE terá 4 horas de duração. Dentro desse período os estudantes deverão responder 40 questões divididas em duas áreas: Formação Geral e Formação Específica (correspondentes ao respectivo curso). São dez questões do primeiro domínio, duas sendo de caráter discursivo; e mais 30 perguntas de Formação Específica, com três discursivas. A UCS, por meio das coordenações dos cursos da área, realizará atividades específicas com o objetivo de orientar e preparar os alunos para o ENADE a partir do segundo semestre. Assim, é de grande importância que o estudante entre em contato e fique  atento aos comunicados de seu coordenador.

Deixe um comentário