Faz pouco que o Comunicaverso entrou no ar, mas o universo da comunicação já é bastante agitado aqui na UCS faz tempo. E para que tudo seja bem organizado, cada curso de comunicação tem seu coordenador, que direciona o curso de uma maneira geral.

Então, tu que ainda não é aluno, mas quer saber um pouco mais dos cursos, ou tu que já é aluno, mas tá meio fora de órbita, conheça quem coordena e também o que pensam sobre os cursos de comunicação da UCS:

Profe Vanessa – RP

O que mais te motiva a ser professor?

O que mais me motiva a ser professor é despertar a curiosidade e ânsia por saber do aluno, aprender junto com ele, discutir e fazer reflexões. Sinto que estou auxiliando a formar pessoas que vão transformar a sociedade e essa é minha maior motivação. Na minha vida, os meus professores foram as pessoas responsáveis por me ajudar a descobrir minhas potencialidades e hoje busco fazer isso com meus alunos também. Percebo o quanto eles tem potencial e tento auxiliar eles a descobrir isso.

O que é pra você ser um Relações Públicas?

Ser Relações Públicas é ter o desejo profundo de tornar as relações mais justas e equilibradas entre organizações e públicos. É um profissional muito estratégico que tem um olhar apurado sobre as relações e os conflitos. Uma organização que conta com um Relações Públicas entende que tem uma responsabilidade pública diante de diversos stakeholders e grupos sociais e utiliza das diferentes estratégias de comunicação e diálogo para exercer esse papel.

Como nosso profissão pode contribuir para um mundo melhor e mais consciente?

A prática das Relações Públicas se baseia no diálogo e na negociação de interesses. Isso consiste em conhecer as necessidades e expectativas das partes envolvidas na relação, orientando as organizações a terem posturas mais éticas e que considerem as necessidades da outra parte. Acredito que o exercício da responsabilidade pública das organizações é uma grande contribuição para um mundo melhor. Pois isso ajuda as instituições público ou privadas a sempre considerarem o impacto que geram nas comunidades e contexto onde atuam e assim adotarem atitudes mais conscientes.

Profe Edson – Foto e audiovisual

Ver nascer um curso é muito bom como aconteceu comigo que dei início ao de Fotografia e ao de Produção Audiovisual mas, o mais importante é ajudar no seu desenvolvimento, promovendo alterações, ouvindo alunos e professores e construindo inovações. Já vai tempo em que Fotografia surgiu lá em 2003 na modalidade Sequencial, passou depois para Tecnólogo formando muitos profissionais que seguiram trabalhando em muitas áreas: do social ao fotojornalismo, por exemplo.

Essa experiência com a Fotografia nos levou a criar, sempre junto com os colegas maravilhosos, o curso de Produção Audiovisual para atender a demanda dos nossos jovens interessados em entrar no mudo das imagens em movimento. Saber que muitos vão ganhar o mundo com seu trabalho é motivador.

O que mais me motiva a ser professor?

É ver que o conhecimento não morre em mim que posso passar adiante e ajudar a realizar sonhos de jovens que passam pela Universidade.

A alegria de poder contribuir para o processo de amadurecimento profissional de quem procura os cursos de Fotografia e Audiovisual.

A troca de conhecimento entre gerações é algo reconfortante, ensino, mas ao mesmo tempo aprendo muito com as dúvidas e com a força da juventude.

Compartilhar saber com meus alunos e revigorante.

Como mensagem deixo aos alunos que sejam honestos e éticos no trabalho e na vida isso vai transformar o mundo para melhor.

O que é pra você ser um fotógrafo?

Que pergunta difícil para responder neste tempo que vivemos grandes transformações no campo da Fotografia. Mas o que um fotógrafo precisa ter eu sei: conhecimento do assunto que vai fotografar, sensibilidade e saber usar a técnica a favor do estético. Conhecer, arte, ciências, história e principalmente pessoas.

Como instrumento de transformação social a Fotografia pode colaborar para que o mundo seja mais humano e fraterno, recolhendo lembranças boas das pessoas para que elas guardem e mantenham lembranças do que passou e denunciando atrocidades cometidas nas guerras e conflitos. A força da Fotografia e das imagens tem contribuído muito para que haja um nível de conscientização maior em todos os setores da sociedade como a proteção da vida de humanos e animais. A fotografia acompanha os movimentos sociais e registra as transformações e isso colabora para o amadurecimento das pessoas e melhora a convivência.

Profe Marcell – Jornal

O que mais te motiva a ser professor?

O pensamento de que podemos contribuir para a formação de profissionais de destaque no mercado, éticos, competentes e que, realmente, façam a diferença no mercado. Afinal, uma Universidade como a UCS forma profissionais para qualificarem o mercado de trabalho.

Pra você, o que é ser um jornalista?

O bom jornalista é o que sabe contar bem qualquer que seja a história. Um jornalista de referência é o que tem respeito pelas fontes da informação e informa a população no que diz respeito aos assuntos que mais a interessam. Ele fiscaliza o que é de interesse público e fomenta a discussão de temas fundamentais para a sociedade. O profissional colabora com a ideia de que a democracia é cláusula pétrea de uma sociedade evoluída. Ser jornalista, também, é ter a consciência da importância do papel da Comunicação na educação das pessoas.

Como essa profissão pode contribuir para um mundo melhor e mais consciente?

Fomentando a discussão de temas que sejam de interesse público e que façam a diferença na vida das pessoas, a partir da prática de um jornalismo ético, consciente e que respeita o direito individual dos cidadãos. Temas como democracia, liberdade de expressão, sustentabilidade, desmatamento, aquecimento global são, dentre outros, assuntos-chave para discussões nesse sentido.

Profe Ronei – PP

O que mais te motiva a ser professor?

A oportunidade de passar meu conhecimento adiante e ter um impacto positivo na vida dos estudantes. Eu também adoro estar rodeado de gente jovem, cheia de sonhos e com vontade de aprender.

O que é pra você ser um publicitário?

É um profissional com conhecimento da linguagem persuasiva, capaz de planejar, produzir e divulgar campanhas de comunicação, além de saber como motivar atitudes e comportamentos sociais, e que respeita os preceitos éticos e legais da área.

Como essa profissão pode contribuir para um mundo melhor e mais consciente?

Por meio da formação universitária em PP, desenvolvemos o pensamento crítico, que nos ajuda a refletir sobre os fatos e ter uma melhor compreensão dos fenômenos na área da Comunicação. Essa visão sistêmica dos acontecimentos nos dá a possibilidade de sermos agentes de mudança no campo, por meio da produção de peças críticas e criativas, que podem resultar em atitudes mais conscientes e humanizadas do público que as consomem.

Deixe um comentário