Palestrantes e alunos refletiram sobre inovação, economia e comunicação nas três noites de evento

Entender o presente e projetar o futuro. Esse foi um dos objetivos da segunda edição do Conexão UCS, que aconteceu entre os dias 26 e 28 de outubro, de forma on-line. A atividade colocou em pauta os desafios que permeiam a atualidade das Ciências Sociais e projetou as dificuldades que estarão presentes nos próximos anos nesse contexto. Debates no âmbito da economia, política e comunicação foram levantados, trazendo opiniões de especialistas e dando espaço aos estudantes, que por meio de perguntas e comentários, tiveram protagonismo no evento.

Em uma abordagem interdisciplinar, os contextos dos diferentes cursos da área das Ciências Sociais Aplicadas puderam dialogar. Como o próprio nome do evento traduz, o intuito foi conectar as singularidades de cada parte das Ciências Sociais. “Nós temos uma diversidade de conhecimentos, nós temos uma diversidade de experiências muito grande dentro da nossa área e a grande oportunidade que nós temos é de integrar, integrar os conhecimentos dos nosso colegas, integrar os nossos alunos, integrar toda a comunidade acadêmica com a comunidade empresarial, com a comunidade em geral da nossa região e para além da nossa região”, reforça o diretor da Área de Ciências Sociais da UCS, Marcelo Faoro de Abreu. 

E para integrar, foi preciso conhecer realidades. Palestrantes dos diferentes setores estiveram presentes no evento, contando suas experiências. Diante do pressuposto de que observar histórias de sucesso auxilia na inovação dos negócios, foram pautadas histórias reais que retratam a realidade do contexto das Ciências Sociais. 

Ser resiliente 

Um dos conceitos presentes nos diálogos foi a resiliência. Agir de acordo com a demanda atual, prospectando o futuro, exige ao empreendedor sair da zona de conforto. A capacidade de adaptação, em um momento de grandes transformações promovidas pelo digital, é essencial para quem busca se colocar no mercado. Assim, desde a inovação por conta do contexto da pandemia, até a necessidade de se adaptar a internet, o poder de mudança, rápida e contínua, foi alvo dos debates. 

Inovar nas redes, integrar-se com o meio digital, estar atento às mudanças dos consumidores e ver o que os concorrentes estão fazendo foram lições da Conexão. Mais do que entender a realidade, é preciso entender que ela muda de forma constante e cabe aos diversos setores da sociedade, principalmente aos dos negócios, estarem atentos a essas transformações, para não ficar para trás. 

Ser criativo

No cenário de transformações e desafios, vivido principalmente na pandemia, a criatividade apresenta-se como essencial. Gabriele Carina Piccoli, sócia-proprietária da Don Claudino Enogastronomia & Eventos, e Pedro Padilha Kessler, proprietário do Restaurante Quintal da Salsa, são exemplos disso. Por meio de seus empreendimentos diferenciados mostram que com boas ideias e estratégia na execução, é possível se destacar em um mercado altamente competitivo e desafiador. 

Aos empreendedores, cabe observar o contexto atual, pensar as tendências do futuro e entender que a principal matéria-prima é o “capital intelectual, ou seja, o que nós podemos fazer usando a nossa criatividade em prol das inovações do dia a dia”, como afirma Gustavo Angelo Rech, gestor setorial do SEBRAE RS.

Observar, refletir e praticar

Diante de análises do contexto econômico e político atual, dos debates sobre o papel-chave da inovação e criatividade na gestão de negócios e o papel da comunicação em um contexto de constantes transformações, o Conexão UCS provocou os alunos e a comunidade. Dando a oportunidade de observar e refletir sobre o contexto atual e as projeções, o evento agora instiga os participantes a praticar suas ideias e promover novas iniciativas.

Pautando as Ciências Sociais sob os conceitos de inovação e criatividade, cabe entender a necessidade de pensar as transformações como naturais e necessárias, bem como a reinvenção e estratégia como ferramentas imprescindíveis nesse processo.

Sobre o Conexão UCS: relembre a programação

A segunda edição do evento aconteceu entre os dias 26 e 28 de outubro e contou com ampla participação da comunidade universitária. Na primeira noite, o show artístico foi de Pepeu Gonçalves, músico nativista com carreira internacional. Sobre o tema da “Economia Criativa em Serviços”, palestraram Gabriele Carina Piccoli, sócia-proprietária da Don Claudino Enogastronomia & Eventos, Gustavo Angelo Rech, gestor setorial do Sebrae RS, e  Pedro Padilha Kessler, proprietário do Restaurante Quintal da Salsa.

Na quarta-feira (27), Evandro Zamberlan da Silva, músico, empresário da construção civil, administrador e contador, garantiu o som de abertura. Com o tema “Contexto Social Econômico Brasileiro”, debates diversos foram promovidos. À frente do diálogo esteve Antônio Corrêa Lacerda, economista, presidente do Conselho Federal de Economia. Na sequência, falando sobre “Opinião Pública e a Desconstrução da Informação”, esteve Luiz Alberto Farias, Livre-Docente pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

Para fechar a programação, teve show do DJ Vinicius Fantin, egresso da Universidade de Caxias do Sul. A discussão da noite foi “Panorama Econômico”, com Maílson Ferreira da Nóbrega, economista que foi ministro da Fazenda no período 1988-1990. Sobre a “Transformação Digital e a Inovação para Sair da Crise”, o Conexão UCS ouviu Carlos Zilli, administrador, que deu um panorama geral sobre negócios no contexto atual. 

O evento foi gratuito e valeu horas complementares aos estudantes.

Primeiro dia:

Segundo dia:

Terceiro dia:

Autora: Michelle Pértile, graduanda em Jornalismo da UCS

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